Município terá 152 novas vagas em creches

Você

Município terá 152 novas vagas em creches

Legislativo aprovou a contratação de mais 30 monitores para atender as turmas

CCR-aviso-ponte

Lajeado – A administração municipal procura reduzir o déficit de vagas no Ensino Infantil. Em cinco escolas, foram abertas mais sete turmas, o que possibilita um aumento de 152 vagas para crianças de zero a seis anos.

cNa sessão da câmara de vereadores de ontem, os parlamentares aprovaram a contratação de 30 monitores de ensino. Após as nomeações, que devem ocorrer até o fim do mês, serão feitas as matriculas das novas vagas.

A coordenadora das Escolas Municipais de Educação Infantil, Adriane Heffel, relata que a criação das novas turmas seguiram análise para atender com qualidade tanto as crianças quanto a família. Relata que os pais estão sendo comunicados.

Para encaminhamento às vagas, são adotados critérios que levam em consideração o orçamento familiar, mães que trabalham e estudam no Ensino Fundamental ou Médio, entre outros. Segundo Adriane, a preferência são para pais que recebem até três salários mínimos regionais e para crianças em situação de vulnerabilidade.

Hoje, pelos cálculos da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 300 crianças estão na lista de espera por uma vaga. O município tem 23 escolas infantis, que atendem 2.602 alunos.

Espera por uma vaga

Moradora do bairro Montanha, a professora Samanta Giovanella tenta uma vaga para o filho Gabriel desde fevereiro de 2012. Ela paga R$ 675 de mensalidade em uma escola particular para deixar o filho.

Espera uma vaga na escola do bairro, a Pequeno Cidadão, pela proximidade e qualidade do ensino. “Sabemos que é um local que oferece boas condições às crianças.”

O filho de Jones Mathias Weschenflder, Cauã, foi matriculado na Pequeno Cidadão na semana passada. Segundo ele, a espera por uma vaga foi rápida. “Entramos com o pedido em dezembro.”

Conta que se precisasse pagar uma escola particular não teria condições. “Quando terminou a licença maternidade da minha mulher, tive de deixar o Cauã com a vó.”

O diretor da creche, Ariel Finatto, conta que 15 alunos foram chamados desde o início do ano letivo. Relata que com a contratação de monitores, três serão encaminhados à escolinha, as 18 vagas da nova turma serão abertas.

Municípios têm de se adequar

A partir de 2016 a Educação Infantil será obrigatória e gratuita para toda a criança de 4 e 5 anos. A regularização foi imposta em uma emenda em 11 de novembro de 2009, por ser uma meta prevista no plano Nacional de Educação: universalizar a população de 4 a 17 anos.

A família será obrigada a matricular e o poder público fornecer a vaga. O pai que não matricular a criança aos 4 anos poderá ser penalizado pelo Ministério Público, assim como o administração municipal ou governo que não oferecer escola.

Acompanhe
nossas
redes sociais