Município rompe contrato e anula concurso

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Município rompe contrato e anula concurso

Empresa contratada não cumpriu exigências do edital e prejudicou candidatos

Westfália – Concurso público realizado em 12 de janeiro para ocupar 13 cargos do Executivo foi anulado nessa quinta-feira. Após 44 dos 257 candidatos inscritos entrarem com recurso alegando incoerências nas questões, a administração municipal realizou reunião e optou pelo anulação da prova.

cOs candidatos terão direito a receber o valor da inscrição em até 30 dias após a anulação. Outro concurso deve ser realizado pela empresa que foi segunda colocada no processo licitatório.

De acordo com a secretária de Administração, Eliane Dolores Giembmeier, o principal motivo que levou o Executivo a cancelar o contrato com a Noroeste Concursos de Maringá/PR foi a má elaboração das questões do exame.

Afirma que para o cargo de agente administrativo com salário de R$ 1.302, o edital previa perguntas sobre Matemática, mas na prova não constava nenhuma pergunta da disciplina. Para os cargos de professores, as questões não eram específicas e fugiam do tema apontado pelo editas.

Após a divulgação do gabarito provisório, os candidatos que concorriam ao cargo de professor constataram que nenhuma das perguntas divulgadas como corretas estavam de acordo com as perguntas.

A secretária Eliane alega que se verificou plágio de diversas questões. “Vimos que perguntas repetidas de outros concursos do estado estavam entre as questões”.

Recursos

Os 44 candidatos que apresentaram recursos alegando irregularidades não foram atendidos pela empresa. O Executivo notificou a instituição, que cancelou 13 das 40 questões.

Depois do dia 22 de janeiro, a empresa passou a não responder mais aos contatos do município. Os prazos para divulgação dos classificados foram descumpridos, levando o município a romper o contrato e anular a prova.

Os candidatos terão direito a receber o dinheiro da inscrição de volta. Todos devem procurar a administração em até 30 dias.

Como foi a contratação

A licitação ocorreu no formato de pregão eletrônico – que possibilita empresas de todo o país participarem do pleito via internet, obtendo uma negociação mais barata – e a empresa do Paraná apresentou o menor preço e foi escolhida, afirmou a secretária de Administração Eliane Giebmeier.

Entenda como foi o processo

29/12/2012 – Publicação do edital de abertura do concurso

10/01/2013Resultado da homologação das inscrições com 254 inscritos

12/01/2013Realização da prova objetiva/ prática e títulos

14/01/2013Divulgação do gabarito provisório da prova

14/01/2013Candidatos constatam que respostas do gabarito estão erradas. Não havia nenhuma alternativa correta em diversas perguntas.

16/01/201344 candidatos entram com recurso principalmente professores que disputavam vagas.

22/01/2013A empresa anula 13 questões da prova, sendo que no total eram 40 perguntas. A partir da data a empresa não comunica mais nada ao Executivo, e todos os prazos previsto no edital são descumpridos, sem nenhum aviso por parte da organização. Sem retorno, os candidatos procuram a administração municipal para que seja tomada providências.

07/02/2013 – Após a banca organizadora se reunir, o município anuncia a anulação da prova. Novo concurso será feito, e dinheiro dos inscritos será devolvido.

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