Lajeado – Chama atenção a facilidade que os criminosos encontram para invadir apartamentos. Nessa quarta-feira, foram arrombados dois apartamentos de um mesmo condomínio no bairro São Cristóvão, localizados na rua Brasília.
De um dos locais os criminosos levaram televisores de 40 e 32 polegadas, filmadora, notebook, 5 mil em joias e perfumarias. O prejuízo a família passa dos R$ 10 mil.
No apartamento vizinho, o prejuízo também foi grande. Foram furtados notebook, um HD externo, MP3, perfumaria e óculos de sol. Nenhum dos moradores desconfiou da ação. A Polícia Civil investiga o caso.
A fragilidade nos sistemas de segurança é apontada por moradores de condomínios com a brecha para entrada de ladrões. O morador Lucas Bernardis do Centro alega que a maioria dos locais não tem porteiros para não aumentar a taxa de condomínio.
Acredita que o ladrão tem a ação facilitado. “Às vezes os moradores esquecem a porta do prédio aberta e eles entram.” Bernardis destaca que a situação ocorre frequentemente.
A maior parte dos furtos aconteceram no bairros, como Centenário, Olarias e Conventos. A desatenção dos moradores é apontada pela polícia com a causa dos furtos. Usuários de drogas são os principais suspeitos pelos crimes. Buscando pequenos objetos para trocar por entorpecentes, aproveitam a desatenção dos moradores.
Danos em lojas
Na madruga desta sexta-feira, duas tentativas frustradas de arrombamento causaram danos a proprietários de loja do centro. Por volta das 3h50min a vitrina da Loja Clara, na rua Pinheiro Machado foi quebrada, o suspeito não conseguiu entrar no estabelecimento devido a movimentação de vizinho após barulho.
Minutos depois, a BM encontrou o suspeito que estava em uma bicicleta e o conduziu para a delegacia. Na falta da comprovação, foi realizado um registro por dano e o indivíduo liberado.
Por volta das 7h40min, uma sorveteria na Av. Benjamin Constant foi invadida e teve a porta de vidro quebrada. O suspeito saiu sem levar nada, não havia dinheiro no caixa.
O proprietário afirma que em 15 anos que está no local, foi a primeira vez que foi alvo de criminosos. A BM fez buscas, mas não localizou o suspeito.
Outros casos
Nessa terça-feira, outros dois arrombamentos foram registrados em Lajeado. Na rua Paulo Emílio Theisen, no Olarias, o morador constatou o furto de bens após chegar do trabalho. Foram furtados televisor LCD de 42 polegadas, perfumes, roupas e joias.
Em outra casa da rua Zeno Schmatz, bairro Bom Pastor, fora levados aparelhos de DVD, câmera digital, jaquetas de couro e uma arma de pressão.
No bairro Moinhos D’água, outra residência foi arrombada nessa quarta-feira. Moradora saiu para trabalhar e quando retornou no fim do dia, a casa estava revirada e sem um televisor de 32 polegadas. Nenhum dos vizinhos percebeu a ação criminosa. A polícia civil irá investigar todos os casos.
Como evitar
– O proprietário deve avisar vizinhos e/ou a polícia quando viajar e se afastar de casa por um período mais prolongado, deixando telefone para contato;
– Jamais deve divulgar em redes sociais que não estará em casa, o que pode alertar os bandidos;
– Cobrar da administração municipal uma adequada iluminação pública. Os bandidos costumam agir em locais com pouca iluminação.
– O uso de cães de guarda também costuma desestimular assaltantes.
– Construir muros e grades e instalar alarmes.