Estrela – Em reunião realizada na manhã de ontem, o prefeito Rafael Mallman recebeu um grupo de empresários interessados na reabertura do Aeródromo Regional de Estrela. As tratativas avançaram para tornar o local público em privado.
Apontado com uma das necessidades da região para a Copa do Mundo de 2014, a ampliação do aeródromo está longe de “sair do papel”. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), Henrique Purper, apenas se iniciaram as tratativas entre o poder público e o privado para a criação de um projeto de reativação.
Purper relatou que o prefeito de Estrela deixou claro que o município não tem condições para manter o local. Mallman declarou que aguardará um projeto da inciativa privada para se manifestar sobre o tema.
Há a intenção de ambas as partes para o funcionamento do aeródromo, mas de que forma tudo transcorrerá ainda está sem definição, afirma Purper.
Os aviões estão proibidos de pousar ou decolar desde 2006. A pista de 1.096 metros está sendo melhorada desde ontem. Sinalização com cones e o corte estão sendo feitos.
Após a entrega do projeto por parte da inciativa privada, o município ficaria responsável em obter a área novamente, visto que foi repassada ao estado.
Outra reivindicação dos empresários seria regularizar a pista junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com Henrique são mais de 14 itens para serem melhorados.
Comissão
Um dos objetivos da reunião foi formar uma comissão que formalizará o projeto para a privatização da área. Purper destaca que se o projeto for aprovado e a pista reaberta, a região será uma das únicas do estado a possuir a logística agregada ao hidro-ferro-rodoviário.
Apoio da Assembleia Legislativa
Na semana passada, o aeródromo foi visitado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal. Fechado desde 2006, o local é estratégico para o desenvolvimento do Vale.
Hoje, pousos e decolagens mais próximos ficam em Soledade ou Montenegro.
Acompanhado do prefeito de Colinas, Gilberto Keller, e do prefeito, Rafael Mallmann, Postal conheceu a estrutura da pista. “Obedecidas as adequações da Anac, tenho certeza que Estrela retomará a licença para operar.”
O presidente colocou à disposição do município o seu gabinete para auxiliar nas tratativas com a Anac.
Mesmo localizado no município, o aeródromo tem demanda regional e sua reativação pode garantir investimentos ao Vale.