Estrela – Policiais em bicicletas, posto móvel de patrulha e computadores portáteis nas viaturas estão entre as novidades previstas pela Brigada Militar (BM) no município.
Ao longo do ano, o 40º Batalhão pretende implantar as mudanças para contribuir na segurança das ruas e bairros. O comandante da BM no município, major César Augusto Pereira da Silva, relata que a iniciativa equipará os soldados com tecnologia para aumentar a agilidade no atendimento. “Pretendemos fazer o policial do século XXI.”
Alguns dos equipamentos foram comprados. Seis tablets estão disponíveis aos policiais. Duas bicicletas foram adquiridas e em fevereiro estarão à disposição dos policiais para rondas em parques, praças e eventos. Segundo o comandante, faltam os uniformes específicos.
Mais segurança
Soldado do Pelotão de Operações Especiais (POE) há seis anos, Jéferson Schultz, afirma que os tablets ajudam na identificação de foragidos e autores de furtos. Conta que, em caso de algum crime ocorrer próximo da área de patrulha da viatura, a vítima pode repassar as informações sobre o suspeito para consulta instantânea no sistema.
Há pouco mais de seis meses no comando do batalhão, da Silva diz que a ideia é intensificar as rondas nos bairros para aproximar a corporação da comunidade. “Temos como princípio o policiamento comunitário, o que contribui no repasse de informações da população para a Brigada.”
O comando investiu em coletes à prova de balas, armamentos, entre eles um fuzil que será usado pelo POE. Outras medidas estão previstas pelo comando, como a reformulação da Sala de Operações, com espaço para instalação de monitores que aguardarão as futuras câmeras de vigilância que devem ser colocadas nas ruas centrais e em bairros com histórico de criminalidade.
População aprova novidades
Vítima de assalto à mão armada no fim de 2012, o proprietário de uma locadora de filmes e jogos no bairro Boa União, Marcelo Braun, avalia como positiva a proposta da BM. Para ele, é necessário intensificar o patrulhamento no local. “Há muitas rotas de fuga aqui, e os assaltantes aproveitam o pouco policiamento.”
Proprietária de uma tabacaria no mesmo bairro, Marlise Goetz reforça a opinião de Braun. O estabelecimento dela também foi alvo de bandidos. Em uma das ocasiões, o marido de Marlise reagiu ao assalto e imobilizou o criminoso.
De acordo com a comerciante, a maior necessidade no bairro são patrulhas frequentes. “A unidade móvel beneficiará a população, pois a presença da polícia inibe a ação dos criminosos.”
Inovações
Computadores portáteis
Serão seis tablets. Um para cada viatura.
Função: acesso imediato às informações de veículos, pessoas e pesquisa de suspeitos. Em blitz, isso dará agilidade e os policiais não precisaram ligar para a central para conseguir os dados.
A partir de: um computador está em uso pelo POE. Os outros ajudarão nas rondas a partir de fevereiro.
Bicicletas
O batalhão comprou duas.
Função: será usada por policiais que patrulharão parques, praças e eventos. Permite uma ronda intensiva em pontos onde há consumo de drogas. O comandante da Silva acredita que os policiais podem surpreender os suspeitos.
A partir de: o batalhão espera os uniformes para os policiais, que deve chegar na metade do próximo mês.
Unidade Móvel
Governo municipal e BM estudam parceria
Função: com um ônibus, policiais atenderão a população nos bairros. Será uma central itinerante. O objetivo do comando do 40º Batalhão é agilizar o atendimento e aproximar a BM da comunidade.
A partir de: como depende de recurso municipal, não há prazo para o início do programa.