Construído em 1941 pelo médico Erno José Ruschel, o antigo hospital e lar geriátrico está abandonado há dois anos. Com as portas destrancadas, é recorrente a invasão de vândalos, atemorizando moradores do entorno. A comunidade pede intervenção do município e sugere a instalação de um posto de saúde no local.
A comerciante Neusa Schlabitz, 49, se revolta com a situação. Sua família tem um bar ao lado do prédio há 60 anos. Quando pequena, se consultava no antigo Hospital Ruschel. Lembra que eram realizadas cirurgias, partos e outros procedimentos“Muitas pessoas nasceram aqui. É algo histórico, deveria ser melhor cuidado.”
Durante a campanha eleitoral, moradores solicitaram ao candidatos que tomassem providências. Entre as sugestões estava a utilização do prédio como um posto de saúde. “Antes tínhamos um hospital, agora temos que ir ao centro para conseguir um atendimento.”
O morador Nelson Ariotti, 58, reside há dez anos em um terreno nos fundos do imóvel. Quando consegue, fecha portas e janelas, abertas pelo vento, para evitar que a estrutura seja danificada. “Não quero que um patrimônio local desabe com o tempo.”
Cita que vândalos entram durante a noite para fazer algazarra. Em um dos quartos os invasores montaram um círculo com caixas de madeira para jogar cartas, fumar e beber. Paredes manchadas, materiais quebrados e espalhados pelo chão retratam o abandono.
Devido à falta de controle dos proprietários do imóvel, pelo menos três quartos foram ocupados de forma irregular após o fechamento do lar geriátrico que atuava no local até outubro de 2011. Conforme Ariotti, dentre os invasores estava um ex-presidiário, que não tendo para onde ir se abrigou no segundo piso. Com medo dos vândalos, o morador reforça a tranca de sua casa à noite.
Município pode intervir
A secretária do Planejamento, Marta Peixoto, observa que no início do ano se reuniu com representantes da associação de moradores do bairro para ouvir as reivindicações. No encontro, garantiu que essas e outras demandas serão analisadas pela secretaria.
Dados históricos
Fundado em 1941, o hospital comandado pelo dr. Erno Ruschel prestava atendimento e cirurgias, sendo referência na região.
Por volta de 1990, um grupo de médicos abriu uma clínica, que funcionou por cinco anos. Em 2000, Ângelo Strassburger inaugurou o lar geriátrico São José, fechado em 2011 pelo Ministério Público (MP) e Vigilância Sanitária. O local foi abandonado e serviu de moradia, de forma clandestina, para algumas famílias.
Saiba Mais
Em outubro de 2011, o lar de idosos São José foi fechado pelo MP e Vigilância Sanitária, depois de 11 anos de funcionamento. Falta de cuidados com a higiene, armazenagem de alimentos, medicamentos e o descumprimento de leis trabalhistas motivaram a ação dos órgãos públicos.
Na época, eram 20 residentes que foram transferidos para outras clínicas da região. De acordo com a Promotoria, os responsáveis estavam avisados, mas como tiveram desinteresse, optou-se por fechar o local.