Carros aguardam liberação há 18 meses

Você

Carros aguardam liberação há 18 meses

Por falta de licença do Detran, veículos doados pela Receita Federal viram sucata

aA morosidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em liberar o uso nove veículos, doados pela Receita Federal ao município, causa o sucateamento do bens.

Desde julho de 2011, apenas um carro foi autorizado a circular. O restante permanece estacionado no pátio da Secretaria de Obras. Sem abrigo adequado o mato toma conta e, em alguns casos, invade os próprios carros. Há automóveis com pintura danificada, sem bancos ou com os faróis quebrados.

O agente administrativo Roberto Müller lamenta a situação. Conta que o Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA) inspecionou as doações ainda em 2011. Na segunda etapa, os papéis foram repassados para o Detran, eliminando multas e dívidas.

O processo de liberação é lento em função de envolver departamentos de trânsito de outros estados. Pelo fato dos carros serem doados, a lei impede que os Executivos quitem as dívidas para agilizar a renovação da licença. Müller percebe que isso dificulta ainda mais a liberação do veículo.

Usa o caso de um Fiat Uno como exemplo. Conta que faltava pagar duas parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), valor estimado em R$ 900. Sem poder quitar a dívida, o transporte permanece ócio. “Teríamos um carro em perfeitas condições de uso, mas ao invés disso, ele apodrece.”

Müller acrescenta que ações judiciais da Federação Nacional das Empresa de Seguro (Fenaseg) também travam a liberação de veículos. Muitos deles foram financiados, sendo que as agências bancárias tentam reaver a quantia não paga. “Têm situações de veículos parcelados em 60 vezes que foram pagas apenas duas parcelas.”

Após a liberação, o Executivo pretende fazer um estudo para saber qual a condição de cada veículo. Não estão previstos reformas antes disso. O agente administrativo argumenta que o investimento corre o risco de não ser aproveitado.

Os veículos serão utilizados para reforçar a frota da secretaria de Obras e Agricultura. Também há a intenção de leiloá-los. Müller prevê a liberação de dois nas próximas semanas. Inexiste prazo para os demais sete.

Relembre o caso

Em 5 de janeiro de 2012, foi noticiado que a administração municipal pressionava o Detran para conseguir a liberação dos veículos. Desde então, apenas um está apto a circular. Os nove carros, que seriam usados pelas Secretarias de Agricultura e Obras, aguardam estacionados no pátio das Obras e estão em estado precário.

Acompanhe
nossas
redes sociais