Reitoria assume e estabelece prioridades

Você

Reitoria assume e estabelece prioridades

Lazzari foca construção de novos laboratórios, da Tecnovates e do curso de Medicina

aaaaReconduzido ao cargo por mais quatro anos, o reitor da Univates, Ney Lazzari foi empossado na noite dessa quinta-feira. O ato ocorreu no complexo esportivo da Univates. Também foram nomeados os novos diretores da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

Nos discursos, muitos agradecimentos e despedidas. O público, composto por políticos, alunos, funcionários, professores e empresários, acompanhou a saída de Roque Danilo Bersch, 71, da presidência da Fuvates. Ele comandou a fundação por 16 anos.

Bersch foi substituído por Cândido da Silva Cyrne, que também será o vice-reitor. No pronunciamento, comentou as mudanças no quadro da Univates. Avaliou que a mudança em alguns cargos garante a continuidade do trabalho.

Cyrne destacou o desafio de estabelecer a marca e a identidade da instituição. Ressaltou a necessidade da participação da comunidade para ajudar no desenvolvimento da universidade.

Hoje, a Univates tem 13 mil alunos. São 343 professores em cursos de graduação (90% com título de mestre ou doutor). Para 2013, a previsão de orçamento da Univates é de R$ 113 milhões dos quais R$ 60 milhões serão para o pagamento de salários e encargos.

Novos desafios

O reitor destacou a referência que a Univates tem se tornado para a região. Para ele, a participação de membros da comunidade nos conselhos reafirma o propósito local da instituição.

Lazzari citou as prioridades para os próximos anos. Entre estas, estão a construção de mais salas de aula e laboratórios. O investimento na nova estrutura da Tecnovates, que tem como propósito implementar um espaço para pesquisas, em especial no segmento de alimentos. Outro projeto é a implantação do Curso de Medicina.

Conforme o reitor, os índices de qualidade do ensino, apresentados em avaliação do Ministério da Educação (MEC), que classifica a instituição como a terceira melhor do Brasil, comprovam a qualidade no quadro de professores e na excelência da proposta da Univates.

A eleição da reitoria ocorreu em novembro. Lazzari e Cyrne tiveram 89% de aprovação dos membros da assembleia da Fuvates, professores de carreira, funcionários, alunos dos cursos de graduação, sequenciais e pós-graduação.

Completam a chapa eleita os pró-reitores de Ensino (Proen), Luciana Carvalho Fernandes, de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex), Carlos Cândido da Silva Cyrne, de Desenvolvimento Institucional (Prodesi), João Carlos Britto, e de Administração (Proad), Oto Moerschbaecher.

Parte da história

O professor Bersch foi homenageado durante a cerimônia de posse. Recebeu uma placa comemorativa aos 39 anos de dedicação no ensino do Vale. Natural de Arroio do Meio, ele foi uma das principais pessoas na história do Centro Universitário Univates.

Começou a lecionar em 1961 no internato da Diocese. Cursava a faculdade da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (APESC). Também lecionava pelo estado em Encantado.

Quando surgiu o curso de Letras em Lajeado, promovido pela Universidade de Caxias do Sul, se matriculou. Fez a graduação nos anos de 1969 até 72. No ano em que se formou, começou a dar aulas de língua latina no curso.

Foi efetivado como professor no ano seguinte. Em seguida, assumiu a disciplina de Língua Portuguesa. Em 1978 assumiu a direção da antiga Fates, hoje Fuvates.

Os anos mais difíceis foram em meados da década de 80. Sem ajuda governamental, a mantenedora do estabelecimento teve problemas para manter o ensino superior em Lajeado. “Foi um período de pobreza extrema. Precisávamos de apoio do poder público, mas nunca investiram.”

A dificuldade se estendeu até os anos 90. Cursos foram extintos e a demora para abrir novas graduações desmotivava. “Levávamos dez anos para conseguir uma liberação do MEC.”

Com uma modificação na política educacional do ministério, a partir da criação dos exames nacional de cursos e com o bom resultado dos alunos, conseguiram ampliar o leque de graduações, além de financiamentos públicos para obras. Para ele, isso ajudou a Univates a chegar no patamar atual.

Integrantes nomeados

Conselho de administração da Fuvates:

Carlos Cândido da Silva Cyrne, Ney Lazzari, Cláudio André Klein, Bruno Pivatto, Dalor Roberto Heberle, Eloni José Salvi, Ervino José Scheeren, Cláudio Pedro Schumacher, Roque Danilo Bersch, Gilberto Antônio Piccinini e Flávio Antônio Ferri.

Conselho de Curadores da Fuvates (Gestão 2013/16)

Membros da Assembleia Geral: Ari Kunzel, Adriano José de Azevedo, Valmor Arsildo Kappler e Adalberto Schnorrenberger

Conselho de Contabilidade: Dani José Petry e Roberta Salvini

Representante da Acil: Dalva da Silva Pohren e Ito José Lanius

Representanes da OAB: Giuvan Rotta de Azambuja e César Antoniazzi

Direção de Centros da Univates

Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Magali Teresinha Quevedo Grave e Eduardo Périco

Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec): Mouriac Halen Diemer e Daniel Neutzling Lehn

Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ): Fernanda Pinheiro Brod e Daiani Clesnei da Rosa

Gestão Organizacional (CGO): Júlia Elisabete Barden e Evania Schneider

Educação Profissional (CEP): Edi Fassini

Acompanhe
nossas
redes sociais