Hora de trabalhar

Você

Hora de trabalhar

Governos empossados trazem novas expectativas à sociedade. Em 20 cidades, há mudança no perfil político. Os eleitos terão quatro anos para atender os anseios da população, que deseja saúde, trabalho e mais qualidade de vida.

aNas cerimônias de posse pela região, os espaços ficaram pequenos para receber familiares, correligionários e simpatizantes. Na segunda e na terça-feira, os eleitos assumiram a responsabilidade de gerir os recursos públicos. Nos próximos quatro anos, terão como missão tornar reais as promessas de atender a população.

Na segunda-feira, em Lajeado, o auditório do prédio 7 da Univates, que tem 450 assentos, esteve lotado. Muitas pessoas acompanharam os discursos em pé.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), estava entre os presentes. Ressaltou o compromisso e a vontade de Luís Fernando Schmidt que, após quatro tentativas, foi eleito prefeito. “Que rapaz insistente esse”, brincou Postal.

Passavam das 16h20min quando o novo prefeito e o vice Vilson Jacques foram conduzidos à sessão. No primeiro discurso como mandatário do município, Schmidt foi enfático: “Vamos cumprir tudo o que prometemos na campanha”.

Garantiu manter os serviços básicos e as obras iniciadas pelo governo de Carmen Regina Cardoso. Por outro lado, salientou que outros serão revistos de acordo com a ideologia do novo Executivo. Schmidt assegurou um trabalho integrado com os demais municípios do Vale.

Mais de 400 pessoas na praça de Estrela

Foram quatro tentativas até Carlos Rafael Mallmann conquistar o eleitorado e se tornar o prefeito mais votado na história de Estrela, com 11.709 votos. Filho de Gabriel Aloísio Mallmann, que foi duas vezes administrador do município, promete um governo focado no conhecimento técnico e na profissionalização das atividades públicas.

Após a posse, que ocorreu na manhã de terça-feira, o prefeito e o vice Valmor Griebeler foram à Praça Menna Barreto, em frente à prefeitura, participar da transmissão de cargo. Mais de 400 pessoas acompanharam a cerimônia.

No discurso, Mallmann disse que pretende instituir um modelo de planejamento estratégico, com indicadores de desempenho para cada uma das secretarias municipais. Anunciou as primeiras verbas conquistadas no governo federal.

Segundo ele, são R$ 4 milhões para compra de equipamentos para a Secretaria de Agricultura, obras de infraestrutura e ginásios esportivos. Mallmann afirmou que pretende tirar Estrela do que considera isolamento político. “Junto com os outros municípios, vamos articular políticas para o desenvolvimento do Vale.”

Democracia amadurece

Para o doutor em sociologia e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cesar Goes, a presença massiva das pessoas nas cerimônias está vinculada ao amadurecimento democrático do país. “Fiquei impressionado com o grau de participação.”

Em termos gerais, o sociólogo frisa que o mais significativo nesse processo é a mudança no comportamento político da população.

Avalia que há dois grupos distintos que acompanham a chegada dos políticos ao poder. O primeiro é formado por aqueles que apostam em determinado candidato e quando o seu voto é confirmado, reacendem a expectativa de ver atendidas suas demandas. “Essa aposta em um governo melhor é volúvel, devido ao desagrado em determinadas decisões dos políticos.”

No outro, que para Goes é o mais comum, são motivados pelas inclinações políticas e partidárias. “Pessoas que estão ali por um grau de vínculo com quem ganhou.”

Outro aspecto ressaltado por ele diz respeito à lei da Ficha Limpa, que ajuda a controlar situações tensas motivadas por disputas políticas.

Luis Fernando Schmidt

Idade: 52

Profissão: Cirurgião-dentista

Histórico: Nasceu em 1960 em Boqueirão do Leão, quando o município ainda era um distrito. Com 14 anos, foi estudar e trabalhar em Lajeado. Foi fotógrafo até os 17 anos. Após terminar o Ensino Médio, estudou administração da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).Em seguida, começou Odontologia em Pelotas. Pelo movimento estudantil, ingressou na política. Foi vereador e deputado estadual.

Primeiras medidas: Elaborar um novo contrato com a União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) para a cobrança do estacionamento rotativo.

Análise dos quadros de servidores para futura nomeação de concursados. Schmidt conta que há necessidade de seis roçadores para os serviços de limpeza urbana.

O primeiro dia: O novo prefeito chegou às 7h30min na prefeitura. Após conversas com os servidores, se reuniu com secretários e com o vice Vilson Jacques para tratar do contrato com a Uambla. As portarias de nomeação dos secretários municipais foi o primeiro despacho de Schmidt como prefeito.

No meio da manhã, esteve na sede da Secretaria de Educação para participar de encontro com professores do município. Caminhou pelas ruas e conversou com pedestres. Depois, se reuniu com servidores da Secretaria de Saúde.

Governo de diálogo: Para Schmidt, a participação das pessoas no debate das necessidades do município é fundamental para melhoria dos serviços públicos. Entre as áreas prioritárias, cita a saúde. Conforme o prefeito, é preciso agilizar o atendimento à população.

Destaca a futura Secretaria de Segurança Pública como uma medida pioneira para combater a criminalidade.

O saneamento básico é outra área ressaltada por ele, em especial a coleta e tratamento do esgoto. Schmidt lembra que faltam vagas em creches para crianças. Promete desenvolver projetos para sanar esse problema e pretende instituir o atendimento nas escolas de educação infantil durante os 12 meses do ano.

Carlos Rafael Mallmann

Idade: 40

Profissão: Advogado

Histórico: Nascido em Estrela, ele estudou nos colégios Santo Antônio e Vidal de Negreiros. Cursou Direito na Unisinos. É pós-graduado em gestão pública. Trabalhou como assessor da presidência na Assembleia Legislativa e na Delegacia Regional do Trabalho. No Instituto Rio Grandense do Arroz, ingressou como assessor jurídico e foi elevado ao cargo de diretor administrativo. Concorreu quatro vezes até eleger-se em 2012.

Primeiras medidas: Buscar recursos federais para investir em projetos do município. Antes de ser empossados, Mallmann e Griebeler foram a Brasília. Voltaram com a sinalização de R$ 4 milhões para obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e construção de um ginásio. Outro aspecto emergencial ressaltado por ele é a limpeza pública.

O primeiro dia: Uma situação desagradável ocorreu no primeiro dia do governo de Mallmann. Cerca de dez metros de cabos de energia foram furtados da iluminação da BR-386. O prefeito registrou ocorrência na polícia e prevê restaurar a iluminação de maneira emergencial.

Na manhã, conversou com servidores públicos. À tarde, Mallmann e Griebeler acompanharam a posse do vereador suplente na câmara. Segundo ele, nos primeiros dias, todo o movimento é em função de compreender os processos e projetos em andamento.

Gestão profissionalizada: Conforme Mallmann, o foco é implementar ferramentas para o controle de gestão, como forma de qualificar a prestação dos serviços públicos. O primeiro passo será a aquisição e implantação de um software que possibilite acompanhar a evolução de cada secretaria. Cada setor terá um plano de metas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo.

Fabiano Rogério Immich

Município: Santa Clara do Sul

Idade: 40

Profissão: Comerciante

Histórico: Tem um comércio e transportadora de alimentos. Foi vereador de 1996 a 2004. Em 2008, assumiu a Secretaria de Obras e, na sequência, a Agricultura

Primeiras medidas: Iniciar a reforma do antigo Colégio Cenecista, que abrigará a primeira escola com turno integral do município. Immich destaca que a equipe de Obras iniciará os trabalhos ainda em janeiro. O novo prefeito promete adquirir novos equipamentos para o parque de máquinas e adiantar o processo de construção do parque poliesportivo.

O primeiro dia: Immich anunciou os secretários que assumem neste ano. Das seis secretarias, duas trocam de mãos. A Agricultura será comandada por Edson Mallmann, enquanto a Administração terá Germano Stein como titular. Na manhã, o prefeito apresentou os secretários à equipe de trabalho. Durante a tarde, Immich atendeu a comunidade.

Educação é prioridade: Entre os setores, Immich elenca a educação como principal. Além de implantar turno integral no começo de 2014, quer investir na qualificação dos professores. Destaca que os investimentos na área previnem problemas, como a drogadição e o desemprego.

A assistência técnica é prioridade na Agricultura. A nova gestão trabalhará ainda no projeto de piscicultura. Para diversificar a economia santa-clarense, Immich projeta a instalação de um distrito industrial.

Cesar Leandro Marmitt

Município: Cruzeiro do Sul

Idade: 40

Profissão: Servidor público municipal

Histórico: Natural de Cruzeiro do Sul, é filho de Rejane Maria Marmitt. Estudou na Escola Santa Terezinha e no Colégio Estadual João de Deus. Foi o vereador mais votado em 2008, com 518 votos.

Primeiras medidas: Marmitt conta que o governo elabora a primeira licitação do ano. Será para compra de medicamentos de uso controlado para a farmácia básica. Outra ação é buscar o licenciamento ambiental para retirada de materiais usado nas reformas das estradas vicinais do município.

Outra medida é a realocação de servidores públicos. Pretende readequar o quadro, levando em consideração as funções dos concursados. Também avalia cargos públicos disponíveis para chamar os aprovados em concursos.

O primeiro dia: Iniciou pesquisa sobre o inventário público municipal. Pretende saber quais máquinas estão em funcionamento e quantas precisam de conserto.

Marmitt realça que pretende rever alguns contratos do município. Cita os gastos com telefone e estuda convênio com o Hospital São Gabriel Arcanjo.

Durante a manhã, se reuniu com os secretários. Conversou com cada um para estipular estratégias para o atendimento à população.

Foco na saúde: Segundo Marmitt, as prioridades estão ligadas ao atendimento em saúde, prestação de serviço para agricultores e o desenvolvimento de políticas públicas para incentivar a instalação de empresas.

Pretende fazer o cadastramento das famílias do campo para conhecer as necessidades em termos de serviços de máquinas.

Ricardo Kich

Município: Marques de Souza

Idade: 49

Profissão: Economista

Histórico: Trabalhou na empresa de queijo e leite da família. Foi vereador de 1997 a 2004. Nos últimos seis anos, foi assessor parlamentar do deputado federal Vilson Covatti e da deputada estadual Silvana Covatti.

Primeiras medidas: Kich ajusta a Lei da Política Agrícola do município. O projeto deverá ser encaminhado ainda neste mês para análise da Câmara de Vereadores. Entre as mudanças estão: a redução dos custos de hora/máquina, auxílio financeiro aos agricultores e custeio da terraplenagem para ampliações estruturais.

O prefeito argumenta que as medidas incentivam investimentos no setor primário, responsável por 76,6% da receita municipal. Também pretende avaliar as condições do maquinário e realizar melhorias nas estradas vicinais.

O primeiro dia: Durante a manhã, o novo prefeito se reuniu com os funcionários públicos para motivá-los. Enfatizou a importância do bom atendimento, frisando que todos serão beneficiados com a excelência na prestação de serviços.

Kich também conversou com os responsáveis pelas cinco secretarias. A administração municipal tem quatro novos secretários. Apenas Jurandir Brenner foi mantido na pasta de Educação. Na tarde, o prefeito visitou as subsedes de Tamanduá e Bela Vista do Fão.

Tornar o município conhecido no estado: A meta do Executivo é divulgar o município em âmbito estadual. Por meio da imprensa e da internet, o prefeito quer mostrar as belezas naturais e o potencial turístico de Marques de Souza. Acredita que isso atrairá empresários para investir na cidade.

Carmen Goerck

Município: Mato Leitão

Idade: 55

Profissão: Professora e farmacêutica

Histórico: Iniciou a carreira profissional como enfermeira técnica no Hospital Santa Cruz. Atua como professora desde 1978. Foi vice-prefeita por dois mandatos, de 2001 a 2008.

Primeiras medidas: Nas primeiras semanas, a prefeita pretende dar continuidade ao trabalho da administração passada e se inteirar sobre a situação do município. Três secretários foram nomeados. Ela pretende definir os demais nos próximos dias.

O primeiro dia: Os primeiros três secretários foram anunciados ontem de manhã. Edelvane Loeblein assume a Secretaria da Educação, Gerson Horn comanda a Agricultura e Anelize Neumann será a secretária da Assistência Social.

O vice-prefeito Sérgio Machado da Silva fica a frente da Secretaria de Obras. A própria prefeita comandará a Saúde, Administração, Planejamento e Finanças até a escolha dos outros nomes. Na tarde, os secretários foram apresentados à nova equipe de trabalho.

Governo de integração: A nova prefeita acredita que os diferentes setores do governo municipal precisam trabalhar em conjunto. Para tanto, quer estipular uma forma de gerir baseada na conversa com os diferentes segmentos sociais. Afirma que a equipe de trabalho é enxuta para diminuir os gastos.

Prioriza a saúde e educação nos próximos quatro anos. Outras ações se referem à geração de renda. A prefeita pretende criar mecanismos para incentivar a instalação de novos empreendimentos.

Costi assume pela quarta vez

Os 11 vereadores e os reeleitos Paulo Costi (PP) e José Calvi (PTB) foram empossados nessa quarta-feira, na sede do Legislativo.Mais de 150 pessoas acompanharam a cerimônia. Reeleito pela segunda vez, Costi assume o quarto mandato.

Depois de passar por dois processos de cassação em 2012, os quais foram suspensos pelo Tribunal Estadual de Justiça e abandonados pelos vereadores, o prefeito agradeceu a confiança dos eleitores. Em seu discurso, não rebateu ou citou acusações feitas pelos opositores, apenas disse que manterão o trabalho feito, almejando o melhor a cada dia à comunidade.

“Na Administração, nossos olhos não distinguem siglas partidárias.” Mencionou festa pelo aniversário de cem anos do município, que ocorre em 2015. Segundo ele, as comemorações terã apoio dos poderes públicos e das entidades de classe de Encantado.

O vice-prefeito, Calvi, agradeceu aos presentes e á confiança do povo, prometendo tornar a cidade cada vez melhor. Citou a busca pela redução da desigualdade social, dando mais qualidade de vida aos munícipes e novas oportunidades.

Costi muda dois nomes nas secretarias municipais, na pasta de Administração e Educação e Cultura. Os nomes serão definidos ao longo das próximas semanas. No restante, a estrutura de governo segue com os secretários de 2012.

Para reduzir equilibrar as contas públicas, o turno único permanece até o dia 28 de fevereiro.

Altmann reassume em Teutônia

Em Teutônia, o prefeito Renato Altmann prometeu qualificar o atendimento público durante o segundo mandato. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia de posse na tarde de terça-feira. Substituindo Ariberto Magedanz, Evandro Biondo assumiu como vice-prefeito.

Durante o discurso de posse, Altmann citou as posições conquistadas por Teutônia no último ano. Conforme o Índice Firjan, o município obteve o maior desenvolvimento no Vale do Taquari e já é considerado a segunda maior economia da região.

Altmann argumenta que os dados comprovam a pujança de Teutônia. Criticou os movimentos de emancipação. “Para continuar crescendo não podemos pensar em divisão.” O vice-prefeito, Evandro Biondo pediu a colaboração da comunidade para o desenvolvimento municipal. Destacou que o Executivo trabalhará para toda população, não apenas para os mais de nove mil votantes.

Eckert segue com novo vice

Reempossado em Arroio do Meio, Sidnei Eckert quer uma administração focada nos projetos coletivos. Durante a cerimônia de posse, na segunda-feira, destacou os trabalhos realizados nos últimos quatro anos, como o plantão 24 horas no Hospital São José, turno integral na rede de ensino e a geração de empregos.

“São projetos que seguem na gestão”, afirmou Eckert. O prefeito disse que o Executivo estará a disposição da comunidade, indiferente de classe social.

O ex-vice, Klaus Schnack será chefe do gabinete. O atual vice-prefeito, Áurio Scherer, auxiliará a administração municipal na busca de recursos estaduais e federais. Durante a troca de comando, Scherer destacou que o momento é de agradecimentos, mas também para firmar compromissos. Promete que as ações previstas no plano de governo serão concretizadas até 2016.

Acompanhe
nossas
redes sociais