Santa Clara do Sul -O Executivo assumiu o compromisso do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e elaborou o projeto para a construção de 3,5 quilômetros de acostamento na ERS-413, desde a rótula da Av. Emancipação até a divisa com Lajeado. O documento foi entregue ao estado em novembro e prevê uma parceria com o governo.
A pista terá 2,5 metros de largura. Conforme o município, o investimento necessário é de R$ 1.047.000,42. O Daer informa que a viabilidade do serviço depende de análise da diretoria de Infraestrutura Rodoviária.
De acordo com o secretário da Administração, Fabrício Renner, o município tinha a intenção de custear a obra, mas como não possui autonomia para gerir sobre uma rodovia estadual, tenta o acordo com o governo. O Executivo se dispõe a auxiliar dentro do possível. “Entregamos a proposta pronta, para não sairmos de lá com desculpas. Queremos agilidade.”
O documento foi elaborado no início do ano pelo setor de Engenharia. Conforme Renner, a proposta especifica todas as melhorias necessárias no trecho, desde canalização e muros de contenção até a camada asfáltica e sinalização.
Renner espera que o acostamento possa se construído ainda em 2013. Como se despede do setor público neste mês, encaminhou toda a documentação ao futuro secretário da pasta, Germano Stein, que assume a função em 1º de janeiro.
A medida se deve ao intenso tráfego de veículos, aliado à falta de espaço adequado para que famílias possam se deslocar com segurança até suas casas. O trecho é muito utilizado para caminhadas.
Antiga reivindicação
O risco de acidentes levou o morador Jorge Classmann, 47, a promover um abaixo-assinado exigindo a colocação de acostamento no fim de 2011. O documento com mais de 800 assinaturas foi entregue ao Daer e à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Há mais de oito anos, a comunidade espera pela ampliação da rodovia. “Temos que tomar uma atitude antes que alguém morra aqui.”
O estudante Ivan Quadros, 9, anda de bicicleta com frequência pelo trecho e condena a ação dos motoristas, que trafegam em alta velocidade. “Quando passa um caminhão, tenho que parar ou caio na valeta.”
Conforme o soldador e borracheiro Natalício Scherer, 49, falta um espaço adequado para pedestres se movimentarem com segurança. Scherer observa que caso um veículo estrague durante a transição pela rodovia, não terá refúgio para parar, podendo resultar em acidente ou congestionamento.
Saiba mais
A solicitação foi entregue dia 21 pelo prefeito Paulo César Kohlrausch ao ex-representante da Seinfra, Beto Albuquerque. Naquela semana, o secretário deixou o cargo, que foi ocupado por Caleb de Oliveira.
O Daer também passou por mudanças. No início do mês, o governador Tarso Genro exonerou o diretor-geral do departamento José Francisco Thormann e empossou em seu lugar Carlos Eduardo Vieira.
A mudança repentina de cargos causa lentidão no processo de análise e elaboração de projetos. Um dos exemplos ocorre na pavimentação da ERS-421, que liga os municípios de Forquetinha e Sério. Há mais de quatro meses, a obra está parada devido a adequações na proposta inicial.
Cidades custearam obras
Depois de anos aguardando melhorias do governo, Lajeado e Mato Leitão financiaram o acostamento. Na ERS-413, a administração municipal de Lajeado investiu R$ 200 mil, em 2008, na construção de 2,65 quilômetros de calçada, desde a ERS-130 até a Escola Municipal São Bento. A segunda etapa consistiu na construção de mais um quilômetro, com R$ 137.226,22 investidos com recursos próprios. Em 2011, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, fez 2,7 quilômetros de acostamento no Acesso 20 de Março, ligando o centro à RSC-453.