Prefeito nega fraude no sistema de saúde

Você

Prefeito nega fraude no sistema de saúde

Gilberto Keller volta hoje ao município. Moradores planejam protesto contra o MP

Colinas -Antes de embarcar em direção ao Brasil, ontem, o prefeito Gilberto Keller afirmou que a investigação sobre a cobrança de taxa para exames médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não passa de um mal-entendido.

Keller garante que tudo será esclarecido quando ele chegar na cidade, após o meio-dia de hoje. Enfatiza que nunca existiu fraude na administração do município.

A notícia chegou rápido aos Estados Unidos, onde o prefeito estava em férias. “Essa informação me abalou. Sempre fiz tudo certo, nunca houve irregularidade e o povo sabe.”

Assim que chegar, Keller se reúne com os advogados para conhecer o processo e articular a defesa. A comunidade planeja uma manifestação em repúdio à investigação do MP. Mais de 500 pessoas estão confirmadas na recepção do prefeito.

Primeira-dama e chefe do posto são liberadas

pDepois de passarem cerca de 24 horas detidas no alojamento feminino do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari, a secretária de Saúde e primeira-dama, Cristiane Keller e a chefe do posto de saúde, Ana Cristina Kohler, foram soltas por decisão do desembargador Marco Antônio de Oliveira, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado.

O advogado de defesa, Fábio Gisch, julgou desnecessária a prisão das servidoras. Alega que elas não oferecem risco à sociedade. Ressalta que há dúvidas com relação ao flagrante. “Faltam requisitos para o auto da prisão.”

O próximo passo da defesa é obter dados sobre o processo, que deve ser liberado nesta semana. Cristiane e Ana Cristina responderão em liberdade pelo crime de concussão.

As investigações seguem pela Procuradoria dos Prefeitos da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Terça-feira foi encerrada a primeira etapa dos depoimentos. Não há prazo para finalização do inquérito. O MP intimará o prefeito Keller para depor sobre os fatos.

Emoção no retorno

Na madrugada de ontem, quando a primeira-dama e a chefe do posto de saúde voltaram a Colinas, cerca de 200 pessoas esperavam em frente à residência do prefeito.

O retorno de Keller causa expectativa na população. Os moradores demostram apoio ao prefeito e acreditam que as investigações surgiram devido a intrigas políticas.

O empresário Rodrigo Becker acredita na inocência do prefeito. “Isso não passa de uma armação política covarde e sem ética.” Para ele, Keller é uma pessoa de caráter e que tudo será esclarecido.

Entenda o caso

A operação Colapsus, do MP, prendeu em flagrante a primeira-dama e secretária de Saúde, Cristiane Keller e a chefe do posto de saúde, Ana Cristina Kohler, por suspeita de obterem vantagem devido à função pública. O fato ocorreu na segunda-feira.

A investigação verifica a informação de um sistema de fraudes nas cobranças de taxas dos exames via SUS. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na prefeitura, posto de saúde e na casa de Keller.

Os agentes e os promotores de Justiça apreenderam documentos, computadores e R$ 570 em dinheiro. Segundo o MP, o prefeito é suspeito de liderar a fraude.

Acompanhe
nossas
redes sociais