Estrela -Com base nas áreas de atuação e conhecimento dos indicados, o prefeito eleito Rafael Mallmann definiu os nomes da equipe de governo. Diálogo, transparência e tranquilidade foram a tônica do discurso na nomeação dos secretários, ontem, na câmara de vereadores.
Os dez integrantes que ajudarão a governar o município foram escolhidos após reuniões com os presidentes dos partidos da base aliada. A surpresa ficou com a indicação de José Adão Braun, integrante do PP, que foi oposição à candidatura de Mallmann.
O vice-prefeito Valmor Griebeler conta que essa foi uma escolha dele e do prefeito eleito. Diz que levaram em consideração o trabalho de Braun na Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), como membro do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa, e a experiência como produtor rural.
Braun ressalta que foi uma situação estranha. Conta que recebeu o convite de Griebeler. Depois, Mallmann reforçou a vontade em vê-lo no quadro de secretários. “Achei interessante essa postura do governo.”
Para ele, o prefeito teve uma atitude que supera as amarras partidárias das eleições. Após contato com o PP, Braun recebeu o aval dos companheiros de partido.
Conforme Mallmann, a característica do novo secretariado é o conhecimento técnico. Afirma que antes das inclinações partidárias e preferências políticas, a avaliação partiu das experiências e do currículo de cada um.
Diálogo com a população
Mallmann afirma que a comunidade e as entidades do município auxiliaram no processo de escolha. “Ouvimos as pessoas sobre os possíveis nomes. As respostas nos deram parâmetros sobre a aceitação dos indicados.”
Cita a escolha do vereador reeleito Marco Wermann (PT), que será o responsável pela Secretaria de Indústria e Comércio. De acordo com o prefeito eleito, a principal entidade representativa do setor empresarial do município, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviço (Cacis), corroborou com a escolha.
O prefeito, que assume dia 1º de janeiro, promete elaborar políticas públicas que atendam a população em todas as áreas, com maior atenção para a comunidade carente.
Nova secretaria
Nos primeiros dias de janeiro, o governo pretende enviar o projeto para criar a Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social e Habitação. O responsável será o vereador reeleito Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB), o segundo mais votado nas eleições de outubro.
De acordo com Mallmann, a atuação dele como vereador foi o fator preponderante para a indicação. Exemplifica a busca de soluções para os problemas das pessoas carentes e o compromisso com políticas públicas de habitação como prioridades do governo. Diante disso, acredita ser necessário criar um setor específico nessa área.
Atuação do vice
Com menções quanto à diferente visão de governo, Mallmann disparou: “não queremos um vice que vá uma vez por mês na prefeitura ou que apenas cumpra as férias do prefeito”.
Diz que Griebeler será responsável pela Central de Projetos e terá papel importante na busca de recursos estaduais e federais.
Base partidária
Dos partidos que compuseram a coligação, PSB, PTB e PSDB ficaram com duas secretarias e uma com o PT. Dois indicados não são filiados. Marcelo Mallmann, escolhido para comandar a Educação do município, negocia com o PMDB.
Na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha é outro sem partido, mas com possibilidade de entrar no PT. Segundo Mallmann, a ideia é manter a equipe nos quatro anos de governo. Relata que serão adotados critérios de avaliação para cada secretário.
Júlio Saldanha (Sem filiação)
Secretaria de Esportes e Lazer
Histórico: Graduado em Educação Física, é pós-graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi coordenador das escolinhas do município e professor da rede pública por 19 anos.
José Adão Braun (PP)
Secretaria de Agricultura
Histórico: Foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e da associação estadual (ACSURS). Trabalhou no Instituto Sul Riograndense de Carnes. Foi secretário de Agricultura de Lajeado, membro do Comitê do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves da Embrapa.
Marco Wermann (PT)
Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio
Histórico: Vereador reeleito, é formado em Ciências Econômicas e servidor estadual. Foi coordenador do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no município e secretário da Fazenda de Estrela.
Elemar Pedotte (PSB)
Secretaria da Fazenda
Histórico: Economista, é concursado como fiscal de Tributos do estado. Trabalhou em Panambi, Três Passos, Taquari, Estrela e Lajeado. Foi coordenador regional pela Secretaria Estadual da Fazenda.
Marcelo Mallmann (Sem filiação)
Secretaria de Educação
Histórico: Mestre em História Política Regional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Professor da rede pública e privada há dez anos. Foi coordenador de projetos do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires.
Hilário Eidelwein (PSB)
Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico
Histórico: Foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente por dez anos. Co-fundador da Associação de Secretários do Vale do Taquari, coordenador do Banco da Terra e do setor leiteiro no Projeto Repensando Agro.
Henrique Lagemann (PSDB)
Secretaria de Administração e RH
Histórico: Formado em Administração, é pós-graduado em Gestão Pública. Avaliador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Atuou como chefe de Relações Públicas (RH) no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Rudimar Hagemann (PSDB)
Secretaria de Cultura e Turismo
Histórico: Agricultor de Linha Geraldo é integrante do Coro de Homens de Concórdia. Também participa do Coro Misto da localidade e de Liderkraz. Foi vereador e líder comunitário.
Luis Fernando Kalsing (PTB)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Histórico: Acadêmico em Gestão Pública é presidente do Conselho Tutelar e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No setor privado, faz parte da diretoria de entidades de classe.
Josué Vogth (PTB)
Secretaria de Saúde
Histórico: Pós-graduado em Psicologia Clínica, foi chefe da Seção de Saúde, coordenador de inspeções, atendimento da Força Aérea Brasileira. Foi professor na Universidade Paulista (Unip). Hoje, atua como psicólogo no município.
Futura secretaria
Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB)
Secretaria do Trabalho, Ação Social e Habitação
Histórico: Acadêmico de Gestão Pública é vereador reeleito. Atuou como chefe de setor no Sine, agência Lajeado, como supervisor de pessoal na Ceasa/RS. Foi presidente da associação de moradores do bairro das Indústrias.