Lajeado -As principais rodovias do Vale são motivo de reclamação constante de motoristas, pedestres e ciclistas. Apesar de vários pedidos por melhorias, a situação precária em alguns trechos da ERS-130 e BR-386, em especial nos perímetros urbanos, persiste há décadas. A indefinição dos responsáveis em manter o trecho continua sendo o principal entrave.
À noite, os perigos ficam mais visíveis. A escuridão toma conta de parte do trajeto da BR-386 entre Lajeado e Estrela. A falta de iluminação e sinalização preocupa os pedestres. Os desníveis na pista chegam a causar danos nos veículos, gerando a revolta dos motoristas.
Embora o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) tenha assumido a rodovia federal, a transferência de responsabilidades permanece e inviabiliza investimentos no local.
Alega que a manutenção deve ser feita pelas concessionárias de pedágios. Enquanto isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que recebeu o trecho do governo Ieda, nunca o reconheceu.
O diretor de operação rodoviária do Daer, Cleber Domingues, informa que a obrigação em resolver os problemas de desníveis e rachaduras devem ser resolvidos pela Sulvias.
O departamento solicitou oficialmente que a concessionária intervenha no trecho. Caso a reivindicação não seja atendida, a empresa poderá sofrer sanções administrativas.
A coordenadora de Marketing da Sulvias, Gabriela Mendonça, ressalta que nos perímetros urbanos da BR-386 a empresa não tem a responsabilidade de agir. Reitera que a concessionária faz pequenas manutenções no trecho, como o corte da vegetação, a operação tapa-buracos e atendimentos a emergência. Fora isso, os serviços ficam a cargo da administração municipal e do Daer.
Expostos aos riscos de acidentes e da ação de bandidos, os usuários solicitam medidas urgentes. O teutoniense Matheus Lenhart teve problemas na suspensão do carro, devido aos desníveis do trajeto da BR em Lajeado. Ele trafega todos os dias pelo local e espera as reformas para evitar que a rodovia fique comprometida.
Iluminação
A escuridão às margens da BR-386 traz insegurança aos pedestres e motoristas. Em alguns locais, a movimentação é intensa no início das noites devido às empresas instaladas próximo à via.
Além do perigo de atropelamentos, os pedestres temem por assaltos. Janice Gewehr, moradora de Estrela, se desloca de bicicleta todas as noites pelo trecho e revela que os perigos são constantes. “Por diversas vezes quase fui atropelada. A falta de iluminação e sinalização confunde os motoristas e nos expõe ao risco.”
Projeto
O ex-secretário de Obras, Mozart Lopes, encaminhou ao Dnit e Procuradoria Federal a requisição para a obra de iluminação no trajeto de Lajeado. Afirma que várias tentativas foram feitas nos últimos dois anos e o retorno foi negativo.
Na próxima semana, os vereadores devem aprovar o projeto que prevê a implantação da cobrança de iluminação pública. A lei deve valer para 2013, e a previsão de Lopes é de que a administração municipal realize a obra com recursos próprios.
PRF confirma precariedade
O chefe do posto da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adão Vilar Madril, destaca que a falta de sinalização leva os motoristas a trafegarem com insegurança no local. Madril elogia a obra no trecho que passa por Estrela, onde a administração municipal investiu cerca de R$ 500 mil na colocação de postes de iluminação.
No trajeto de Lajeado, a depreciação do asfalto preocupa o chefe devido ao grande fluxo de caminhões pesados. Ondulações em pontes e nos trevos de acessos causam problemas a dezenas de veículos. Ao passar em alta velocidade pelos desníveis, o motorista pode perder o controle e causar acidentes.
Asfalto remendado da ERS-130 gera reclamações
Outra rodovia que atravessa a cidade e apresenta problemas é a ERS-130, que está com seus trevos de acesso comprometidos em diversos bairros. Os desníveis chegam a 15 centímetros. No cruzamento com a BR-386, próximo do UnicShopping, a via apresenta buracos e ondulações. A precariedade da pista é a principal descontentamento dos motoristas.
A Univias, que tem a concessão do trecho, informa que atende todas as solicitações feitas pelo Daer.
Principais problemas
– Buracos
– Desnivelamentos
– Iluminação
– Sinalização
– Retaliações
– Acessos precários