Vale do Taquari – A polícia investiga de que forma o haxixe entra na região. Na noite dessa quarta-feira, um adolescente de 17 anos foi pego com a substância e mais um tijolo de maconha nas proximidades da Univates.
A droga é uma substância extraída das folhas da cannabis Sativa, mesma planta usada para produzir a maconha. Contudo, é pelo menos três vezes mais forte e cara.
O Pelotão de Operações Especiais (POE) de Lajeado admite o aumento do consumo na cidade, mas conseguiu flagrar poucos usuários com a substância por ela ser usada mais pela classe média alta. De acordo com os policiais, eles evitam consumir na rua e se controlam muito mais que um viciado de baixa renda.
O haxixe é ilícito como as demais drogas, sendo proibida a produção, venda e consumo. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-AD), Ana Cristina Brenner, enquanto a maconha tem 4% de THC (tetrahidrocannabinol), a mistura concentra até 14%. O THC é a substância que provoca o afeito alucinogênio na pessoa.
A grama da droga pode custar até R$ 10, enquanto a mesma quantidade da maconha é vendida a R$ 2.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, os tipos de resina ou haxixe mais comuns no Sul são o marroquino, o libanês e o pólen. Ele é preparado a partir da mistura da resina com um dissolvente (acetona, álcool ou gasolina), que se evapora em grande medida e dá lugar a uma mistura viscosa, cujas quantidades em THC são elevadas (até 85%).
Essas substâncias são consumidas, sobretudo, por ingestão e inalação. Quando fumada, a cannabis é misturada com tabaco em cigarros feitos manualmente ou em cachimbos. Em algumas culturas africanas ou do Caribe, se bebe tisanas feitas com essa droga e água. Pode também ser preparada sob a forma de bolos (neste caso, os seus efeitos são intensificados).
A Europa é o maior consumidor do mundo, sendo que Portugal e Irlanda dominam as vendas com 90%. Na América do Sul, o Paraguai é o campeão, seguido da Colômbia e do Brasil.
Diferença de haxixe e maconha
A ação do haxixe é semelhante à da maconha. Ambos derivam do cânhamo, natural da região do Himalaia, sendo a China o país onde se encontram as evidências mais antigas de consumo.
O cânhamo pode ser consumido a partir de diferentes apresentações. Como maconha, em brotos ressecados ou prensados, e é normalmente fumada. Ou haxixe, que é a resina da maconha. Os brotos dela são protegidos do sol e do calor por uma camada oleosa.
Esse óleo é rico em (THC). Para a produção do haxixe, os brotos são colhidos e o óleo, isolado. Isso garante à apresentação uma concentração de até 30% de THC.
Ponto de drogas
O haxixe foi encontrado em uma área de lazer ao lado do Complexo Esportivo da Univates, conhecido como pico 8. O comandante do 22ª Batalhão da Brigada Militar, Ivan Urquia, cita que todas as semanas recebe reclamações de moradores das proximidades devido aos baderneiros e drogados que tomam conta do local.
Segundo os policiais, a maioria dos jovens que vão ao local à noite são alunos da Univates ou então aqueles que saem da “folia” da Av. Talini para se drogar ou ter relações sexuais.
O local não é iluminado, tem vegetação alta e boa visibilidade de quem passa na rua. “É muito fácil ver a polícia e jogar a droga fora”, diz o comandante. Ele adianta que as operações serão intensificadas naquela área.
Classificação do haxixe
-a erva que se obtém das folhas, caules e sementes secas da planta;
-a resina que é feita do líquido que sai da planta;
-e o óleo, que é a parte mais forte do Haxixe.
Efeitos da droga
-boca seca;
-aumento de apetite;
-aumento da libido;
-sorriso involuntário;
-perda de interesse pelos estudos ou trabalho;
-náuseas;
-cefaléias (dores de cabeça)
-euforia;
-sensação de relaxamento;
-aumento da freqüência cardíaca;
-prejuízo da memória recente.