Orquídeas motivam primeira feira comercial

Você

Orquídeas motivam primeira feira comercial

Evento começa amanhã e se estende até domingo. São esperados 15 mil visitantes

Mato Leitão – A comissão organizadora da 1ª Festa das Orquídeas finaliza a montagem e decoração do parque construído na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv). O espaço destinado ao público chega a sete mil metros quadrados. A abertura ocorre amanhã, às 13h. São esperados mais de 15 mil visitantes até domingo.

oO mote do evento é a 9ª Exposição Estadual de Orquídeas, realizada a cada dois anos no município. Conforme o presidente Márcio Mees, as flores são apenas um atrativo para divulgar as demais potencialidades. Setenta expositores do ramo da indústria e comércio alugaram estantes onde serão expostos produtos e mostrados os serviços.

Para os organizadores, um dos fatores que deve contribuir com o sucesso do evento é a entrada gratuita ao parque, aliada ao amplo espaço de circulação e diversidade de atividades. Como forma de integração, cita que os visitantes podem votar na orquídea de sua preferência.

O início do cultivo

O precursor do cultivo das plantas no município, Edmundo Konzen, 94, não imaginou que sua estufa, construída há 74 anos, serviria de motivação e exemplo aos demais orquidófilos da cidade.

Konzen se emociona ao lembrar da época em que trabalhava com seu pai na ferraria e do dinheiro que ganhava: parte era usada na manutenção do seu orquidário.

O tempo dedicado ao cultivo de orquídeas está registrado numa ata de novembro de 1941, na qual constam o nome e os valores dos primeiros interessados em comprar suas flores. “Comecei com algo que hoje movimenta a cidade.”

Apesar da idade avançada e dificuldades na locomoção, o aposentado faz questão de manter em funcionamento seu orquidário, com estrutura rústica, nos fundos da casa. Sabe como poucos os segredos do cultivo e os detalhes de cada uma das centenas de plantas que cria.

Recebimento começa hoje

O Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado inicia hoje o recebimento das primeiras plantas.

O julgamento ocorre das 13h às 16h de amanhã, sob coordenação da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Se espera reunir mais de mil plantas, batendo o recorde estadual. A exposição de Mato Leitão é considerada a maior do gênero no país.

Um dos pontos fortes para os cultivadores será às 10h de domingo, com a realização do Conclave Técnico da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Para este encontro está prevista a participação de representantes de mais de 20 núcleos e sociedades de orquidófilos do estado.

A colecionadora de títulos

Em 1994, ocorreu a primeira edição da Exposição Estadual de Orquídeas no município. Dolores Lenhardt e o marido Renito (in memorian) trabalharam ao lado dos demais orquidófilos da cidade para sediar o evento. Ela recém havia iniciado sua coleção, que com o tempo tornou-se um hobby insubstituível.

Começou com o incentivo dos amigos e ao longo dos últimos 18 anos, conquistou 450 prêmios em exposições pelo país. Este ano expõe 37 plantas, escolhidas com critério entre as duas mil que cultiva. “Minhas flores venceram todas as competições até hoje.”

Uma das suas apostas para o concurso é uma Vanda, com 2,2 metros de altura. A planta tem 15 anos e sobrevive apenas de água e adubo, deixando raízes expostas. Acredita no voto popular para eleger a variedade como a mais diferente.

Plantas trazidas da Alemanha

A dona de casa Helma Hinterholz, 76, se dedica às orquídeas desde a sua infância, época em que residia na propriedade dos pais, em Linha Teresinha. Neste período, as flores serviam de decoração para as brincadeiras com as amigas.

O apego aumentou. Após receber uma Laelia Purpurata de um grupo de amigos de Santa Catarina, começou o cultivo em sua casa e hoje possui mais de duas mil plantas de diferentes variedades.

Um dos fatos mais curiosos ocorreu ao trazer três plantas da Alemanha. Conta que viajou por 13h de avião com as orquídeas sobre o colo. “Tentaram me desencorajar, mas o meu apego às plantas era maior do que o medo de ser barrada.”

Sua preferida é uma orquídea nativa com mais de 80 anos de idade. Enfatiza a dificuldade de encontrar a planta e cita que ela floresce a cada ano. Considera Edmundo Konzen como um dos seus professores no cultivo de orquídeas.

Estrutura do parque será coberta

– Pavilhão comercial, construído no campo, terá 70 empresas, numa área de mil metros quadrados.

– Exposição de orquídeas deve contar com mil plantas, batendo recorde estadual. Atividade ocorre no ginásio da Seubv, com 1,4 mil metros quadrados.

– A praça de alimentação, anexa ao palco de apresentações, conta com 360 cadeiras. O espaço será de 1,2 mil metros quadrados.

– Restaurante com 350 cadeiras possui 1,5 mil metros quadrados. Ambiente será dentro da Seubv.

– Haverá brinquedos infláveis e exposição de máquinas no campo, num espaço de dois mil metros quadrados.

– Estacionamento com 150 vagas para expositores e feirantes.

– Segurança particular e reforço da Brigada Militar (BM) durante todo o evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais