A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) projeta a nova diretoria para a gestão 2013. O Partido Progressista (PP), que elegeu a maioria dos prefeitos na região, tem autonomia para escolher o presidente. O mais cotado é o reeleito de Progresso, Edegar Antônio Cerbaro (PP). A possível confirmação do nome ocorre nesta semana e a posse será em janeiro.
Conforme o coordenador regional do PP e prefeito de Fazenda Vilanova, José Luís Cenci, a presidência foi aberta a todos os reeleitos, que, segundo ele, não teriam oportunidade de dirigir o grupo nas eleições municipais seguintes. “Temos outras opções, mas o escolhido deve ser Cerbaro.”
Cerbaro foi indicado durante uma assembleia do partido, realizada na semana passada, e aceitou presidir a entidade. Cenci observa que o prefeito de Encantado, Paulo Costi (PP) tinha a maior preferência entre o grupo. No entanto, optou em administrar apenas seu município, acreditando que não seria possível conciliar as duas atividades.
O último presidente progressista da Amvat foi Cenci, em 2009. Acredita que o PP é o partido com maior influência sobre as lideranças estaduais e regionais, pelo fato de os progressistas administrarem o maior número de prefeituras e câmaras gaúchas. “Tendo a presidência, fortaleceremos nossa sigla, os nossos políticos e beneficiaremos a região.”
Cenci observa que um acordo é seguido pelos gestores, possibilitando que o partido com o maior número de prefeitos associados à entidade escolha o nome do presidente no primeiro ano de mandato. O segundo ano cabe à outra sigla com maioria. Nos dois anos restantes são definidos por meio de acordo entre os partidos.
A associação possui 40 municípios filiados. Em outubro o PP elegeu 13 prefeitos, seguido do PMDB com 12.
Último encontro do ano
Na sexta-feira, o prefeito de Taquari, Ivo Lautert, coordena o último encontro como presidente da associação. O evento ocorre às 16h, na SEUBV, durante a 1ª Festa das Orquídeas, realizada em Mato Leitão.
Entre os assuntos será discutido o fechamento das contas públicas diante do fim dos mandatos. O diretor da Consultoria em Direito Público, Gladimir Chiele, presta orientações e informações. Também participa da assembleia a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Marisa Bastos, que fala sobre o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas.
No fechamento do encontro será apresentada proposta de instalação de uma usina de reciclagem de lixo. Em paralelo, ocorre encontro das primeiras-damas, organizado pela administração municipal de Mato Leitão.
Partido lança candidatura estadual
Os progressistas anunciam em março um candidato a deputado estadual da sigla. Conforme Cenci, o fortalecimento do partido nos últimos anos encoraja o PP a lançar nomes da região para representação no estado. Também é discutido a candidatura de um filiado para concorrer ao cargo de deputado federal.