Vale do Taquari – De um total de 90 escolas estaduais, 83 tiveram eleições dos diretores nessa quinta-feira. A posse ocorre em 31 de dezembro com um mandato de três anos e possibilidade de reeleição.
A votação ocorreu das 9h às 21h. Das escolas atendidas pela 3ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), 82,2% tiveram chapa única. Desse percentual, em 56,7% dos colégios o atual diretor tentou a reeleição, enquanto em 25,8% houve chapa com nova diretoria. Em apenas 6,7% das instituições de ensino a disputa pela diretoria teve mais de um candidato.
Conforme a coordenadora da Educação, Marisa Bastos, em 11,1% dos colégios não teve eleição pelo fato de haver apenas um professor nomeado. Destes, consta uma escola indígena, um Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) e uma escola de Capitão que não indicou candidato.
Em cada instituição de ensino foi formada uma comissão eleitoral responsável pelo processo de indicação de diretores e vices. O pleito deste ano teve mudanças em relação aos anteriores. As novidades envolvem a proporcionalidade de votos por segmentos. O total dos pais e alunos tem peso de 50%. O mesmo para professores e funcionários. Antes, a votação era com a simples contagem da maioria dos votos.
Outra novidade é a eleição por chapas com diretor e vice. Até então, era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe. Além disso, a nova legislação permite só uma recondução ao cargo. Antes não havia limite de mandatos.
Para Marisa, as alterações qualificam as eleições no momento que a votação dos funcionários e professores teve peso maior. Acredita que a limitação de mandatos estimula a formação de novos líderes nas instituições de ensino.
Disputa na maior escola do Vale
Na escola Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado, a votação ocorreu das 7h às 21h, de forma ininterrupta. O resultado foi apresentado às 22h30min, com a vitória de Evenize Pires, 36, com 73,18% votos.
Ela é vice-diretora da escola há quatro anos e agora assume pela primeira vez como diretora. Um dos principais desafios será dinamizar a proposta escolar com formação continuada ao quadro de professores e funcionários.
O presidente da comissão eleitoral, Mariano Rodrigues, ressalta que o processo foi tranquilo. A avaliação é de que aproximadamente três mil pessoas tenham votado, sendo que são 1,5 mil alunos na instituição. “Todos os anos existe um pouco de tensão, mas nada exagerado.”
Gilmar Cazzanelli, 48, se retirou do serviço às 15h para votar na chapa concorrente à direção do Castelinho. Esta é a terceira vez que participa do pleito e ressalta a importância do voto comparando-o às eleições municipais. “Escolhemos alguém que administrará nosso imposto, a educação do nosso filho.”
Diretora por 15 anos
Maria Elenita Vilanova Sulzbach, 62, do Colégio Nicolau Müssnich, de Estrela, atua na direção da instituição há 15 anos. Foi a primeira diretora eleita pelo novo sistema de votação do governo, em 1996. Como na época o mandado era por dois anos e com direito à reeleição, em 2000 não concorreu, mas reassumiu a direção em 2002.
Nas eleições deste ano aguardou até o último momento a candidatura de outros professores, mas como não houve interessado, Maria montou a chapa única. “Esperei pois não queria criar um clima de disputa, isto acaba sendo desgastante. Me recandidatei pois gosto do que faço.”
Acredita que as restrições na reeleição não são empecilhos para a administração da escola. Observa que o período de seis anos consecutivos é o suficiente para desenvolver os projetos.
O colégio está localizado no bairro Boa União. Possui 1010 alunos, 65 professores e 21 funcionários. Maria é formada desde 1971 e em 1978 ingressou na escola, lecionando como professora de Geografia.
Escolas com apenas um professor nomeado
-E.E.E.F. Arthur Eckert: Cruzeiro do Sul -17 alunos
– E.E.E.F. Fazenda Do Estado- Taquari- 11 alunos. A menor do Vale e existe desde 1º de março de 1968.
– E.I.E.F. Manoel Soares- Estrela- (Indigena) 21 alunos.
– E.E.E.M Forquetinha- Forquetinha- 75 alunos
Conheça os eleitos
Arroio do Meio
– Escola Guararapes: Paulo Backes
Canudos do Vale
– Escola Hugo Oscar Spohr: Alfonso Dullius
Colinas
– Escola Ensino Médio Colinas: Claudete Willrich
Marques de Souza
– Escola Severino José Freiner: Marlise Becker
– Ens. F. Henrique Geiss: Juracy Maria da Silva
– Ens. M. Ana Neri: Rejani Maria Althaus
Santa Clara do Sul
– Escola Santa Clara: Sérgio Luís Garcia Campos
Cruzeiro do Sul
– Escola Luíza Enriqueta Ramos: Rejane Mallmann
– EM João de Deus: Silvane Maria Sehn Delavald
Encantado
– E.F.Jardim do Trabalhador: Loraine Maria Toni Perondi
– EF Farrapos: Márcia Raquel Graciolla
– EM Monsenhor Scalabrini: José Carlos Conzatti
– EF Agostinho Costi: Neide Maria Graciela
– EF Antônio de Conto: Luciana Pretto
– EF Érico Veríssimo: Pedro Scheeren
– EF DOmenico Vicentini: Márcia Frota Zanella
Estrela
– Ens. Fund. Moinhos: Mara Rubia Werle
– EB Nicolau Mussnich: Maria Elenita Vilanova Sulsbach
– EF Madre Branca: Glaci Schmachtenberz Erichsen
– EF Pedro Braun: Maidi Beatriz Lautert
– EM Estrela: Zaira Inês Junqueira
– Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã: Denise Closs de Souza
Lajeado
– EF Pedro Scherer: Iloni Reni Fucks
– EF Moisés Cândido Veloso: Simone Ajambuja Chaves
– Escola Castelo Branco: Evenize da Costa Pires
– CIEP – Santo Antônio: Gertrud Sclabitz
– Escola Manoel Bandeira: Lisete Horn
– Escola Otília Corrêa de Lima: Maristela Demarchi Secco
– Escola Fernandes Vieira: Isabela Lume da Silveira
– Escola Irmã Branca: Rosangele Ines Mezacasa
– Escola Érico Veríssimo: Denise Sandre Labres
Progresso
– Escola Pedro Pretto: Elis Regina Tiello Orlandi
– EF Mathias Ferrari: Sinara Ledur
Sério
– Escola Pedro Albino Muller: Luiz Antônio Aroldi
Roca Sales
– Ed. Básica Padre Fernando: Tânia Maria Sim Hauck
Travesseiro
– Escola Monsenhor Seger: Eloi Lisete Rockembach
Teutônia
– Escola Reynaldo Augustin: Cléria Inês Corbelini