Estado fica em oitavo lugar no Enem

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Estado fica em oitavo lugar no Enem

Colégio Martin Luther ocupa a quarta posição entre todas instituições do RS

Vale do Taquari -O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa quinta-feira os desempenhos das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Quatro colégios particulares da região estão entre os 30 mais bem colocados no estado.

O Colégio Martin Luther, de Estrela, é o que teve melhor resultado, com média 642,01. Ficou em quarto lugar, atrás dos colégios Militar (com média de 660,55); Leonardo da Vinci (com 647,65 pontos), ambos de Porto Alegre, e do Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (com 654,61).

eEm seguida, o Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, aparece no sétimo lugar no ranking geral de escolas do estado. Na 22ª posição está o Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio. Fechando os melhores colocados do Vale, o Madre Bárbara, de Lajeado, na 27ª colocação (veja no boxe).

O indicador do Enem faz parte do sistema de avaliação implantado nos últimos anos. Junto com o Provinha Brasil, voltado para as Séries Iniciais, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o doutor em sociologia e professor do mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, Cesar Goes, o Enem é importante pois criar um parâmetro sobre o aproveitamento do aluno e, em especial, sobre o domínio e compreensão do processo de aprendizagem.

Além disso, ele cita a organização da prova por áreas de conhecimento, visto que os alunos em fase de conclusão do Ensino Médio já escolheram suas preferências em relação a disciplinas. A entrada nas universidades é outro ponto positivo do Enem. “Ele rompe situações que cresceram no vácuo da falta de regulação no processo dos vestibulares.”

Hoje, o sistema público de ensino superior voltou 50% das vagas para o Enem. Na avaliação de 2011, não foram calculadas o desempenho da redação. A mudança foi adotada pelo MEC tentar tornar a apreciação menos subjetiva.

Comunidade escolar presente

A manhã dessa sexta-feira foi de festa e comemoração no Colégio Martin Luther. O crescimento de 100 pontos no resultado de 2011 e a quarta posição no estado são motivos de orgulho para a comunidade escolar.

Para a diretora Andrea Desbessel, a média de 642,01 e a primeira posição entre as instituições privadas do interior é resultado da proposta pedagógica que incentiva a leitura, o debate e a interdisciplinaridade.

Outro diferencial é a participação das famílias. “Aqui somos uma ilha. Temos alunos comprometidos, pais envolvidos e professores empenhados.”

Andrea acredita que a proposta pedagógica, que envolve 35 períodos de aula por semana e a cobrança por conteúdos e resultados desafia os estudantes. Para ela, a avaliação positiva dos estudantes do Ensino Médio se deve ao modelo de educação adotado pelo colégio desde as séries iniciais.

Estado cai quatro posições

As escolas gaúchas, que por muitos anos foram sinônimo de educação de qualidade, sofreram a segunda queda consecutiva nas médias do Enem. Em 2009, o cálculo informal (o governo federal não adota o exame como avaliador das instituições, mas dos alunos), as instituições privadas e públicas do estado estavam nas primeiras posições do ranking.

Em 2010, desceram para o quarto lugar e na avaliação do ano passado, amargaram nova queda, aparecendo na oitava posição entre os estados. Para Cesar Goes, esse situação é um reflexo dos poucos investimentos do estado na educação.

Goes avalia que os baixos salários dos professores, a falta de um plano de carreira adequado e as condições precárias para aulas atrativas são motivos para a desmotivação dos alunos frente aos estudos. “Infelizmente não há alternativa, tudo que fizer em termos de desqualificação rebate no aluno.”

Para ele, o mau resultado dos alunos no Enem não é culpa deles, mas do sistema educacional atrasado. Apesar desse quadro desanimador, Goes acredita em uma reversão nos próximos cinco anos. “E não por benevolência do estado, mas por pressão popular.”

Saiba mais

Enem oferece diferentes possibilidades:

– Com a média do exame, alunos podem se candidatar a uma vaga em instituições públicas de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU)

– Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades privadas a partir das médias no Enem.

– A avaliação no exame é critério para seleção de alunos no programa Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos para áreas tecnológicas no exterior

– Conclusão do Ensino Médio. Pessoas que tiveram pelo menos 450 pontos nas provas e 500 na redação podem solicitar o diploma na Secretaria Estadual de Educação ou institutos federais credenciados.

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