A feira em 46 anos

Você

A feira em 46 anos

O aspecto agropecuário deu lugar a um evento multissetorial

Vale do Taquari -O evento que começou com o foco na alimentação, sobretudo no leite, virou multifeira 46 anos depois. Hoje direcionada aos negócios, perdeu o aspecto agropecuário que a difundiu no estado e passou a incorporar o trabalho de empresas de diferentes segmentos. Neste ano chega à 18ª edição. A Expovale começa nesta sexta-feira.

eO propósito do idealizador Nilo Rotta em 1966 foi criar uma Feira Nacional de Laticínios (Fenal) para angariar dinheiro federal e expandir a produção. A época marcou o auge das antigas Lacesa e Parmalat. No ano seguinte, um vendaval destruiu o parque e impediu a realização da segunda edição. O local ficou limitou-se a sediar rodeios e exposições agropecuárias.

Durante 22 anos ocorreram eventos tradicionalistas que se tornaram referência no estado. Em paralelo, havia exposição de animais, como gado leiteiro e suínos. A consolidação garantiu adaptações na estrutura e, inclusive, a construção de um galpão crioulo. Também atraiu entidades empresariais que criaram a 1ª Feira Agropecuária.

Dois anos depois, o veterinário Rogério de Oliveira se reuniu com o Executivo para transformar o evento de exposição numa feira. Foi então que surgiram a Expovale e o Rodeio Crioulo. Ele ficou na diretoria do evento durante seis anos.

Oliveira compara as 18 edições e questiona o fato de uma entidade ser a responsável pela organização. “O foco de um evento sempre será voltado aos interesses de quem o coordena. Se são empresários, ela será voltada para os negócios.”

Conta que na sua criação, a feira era direcionada ao gado e ao leite, visto que a administração municipal e a Lacesa (empresa de laticínios) atuavam como co-promotoras. Oliveira relaciona o sucesso da Expovale à força da agropecuária, motivo do evento no passado. “Mesmo assim, perdeu espaço.” Defende a exposição de, pelo menos, animais de pequeno porte e exóticos.

Em 1988, a Associação Industrial e Comercial de Lajeado (Acil) assumiu a organização e sugeriu que a feira ocorresse a cada dois anos.

Avenida dos Municípios

O rodeio fez parte da Expovale até 1993, ano em que foi instituída a escolha da rainha da feira e a Avenida dos Municípios, regionalizando o evento. O presidente daquele ano, Antônio Schabbach, diz que o tema era a alimentação e foi o primeiro ano em que houve show internacional. “O Jimmy Cliff (músico jamaicano de reggae) lotou o parque”, relembra.

A exposição de animais seguiu até 1997. A exclusão, de acordo com o secretário municipal de Lajeado, Carlos Alberto Martini, se deve à falta de espaço no parque e à mudança de foco da feira. Martini diz que cada cidade realiza o seu próprio evento com exposições de animais, sendo desnecessário ocupar um pavilhão de uma feira voltada para negócios.

Em 2004, a organização apostou em outro tema: o Vale das Pedras. O motivo foi o programa federal Rede do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias do RS, que modifica e expande a cultura da transformação da pedra bruta em preciosa.

A Univates desenvolveu uma pesquisa que rendeu uma radiografia do setor e foi aplicada pelo Sebrae e Senai. Na feira teve desfile da modelo Shirley Mallmann e pavilhão exclusivo para pedristas. O foco restringiu-se àquele ano.

Feira para negócios

Hoje o evento é multisetorial, envolvendo comércio, indústria e serviços, automóveis, agroindústrias e artesanato. Para o presidente José Zagonel, isso impulsionou o desenvolvimento da feira. “Empresas querem fechar negócios e usar uma feira como vitrine.”

Zagonel cita que as festividades também são importantes para atrair público. No futuro, acredita que deva ser criada uma feira apenas para alimentos, visto que há diversas empresas ligadas ao ramo.

Dados da expovale

Feira deste ano

O quê: Expovale 2012

Onde: Parque do Imigrante, em Lajeado

Quando: 9 a 18 de novembro de 2012

Ingresso: R$ 7 (Criança de até seis anos não paga)

Site: www.expovale.org.br

Contato: (51) 3011-6900

Os presidentes

1983 – Exposição Agropecuária – Rogério Oliveira

1984 – Exposição e Feira de Lajeado – Rogério Oliveira

1985 – III Expovale e Rodeio Crioulo – Rogério Oliveira

1986 – IV Expovale e Rodeio Crioulo – Nilton Roque Zen

1987 – V Expovale – Carlos Alberto Martini

1988 – VI Expovale e Rodeio Crioulo – Marco Antônio Pinto

1990 – VII Expovale – Ito Lanius

1991 – VIII Expovale e Rodeio Crioulo – Mauro Weind

1993 – IX Expovale – Antônio Schabbach

1995 – X Expovale – Nilto Scapin

1997 – XI Expovale – Claudinei Fracaro

2000 – XII Expovale – Verno Arend

2002 – XIII Expovale – Paulo Walmor Hoppe

2004 – XIV Expovale – José Inácio Lenz

2006 – XV Expovale – Oreno Ardêmio Heineck

2008 – XVI Expovale – José Inácio Lenz

2010 – XVII Expovale – Otto Blass Filho

2012 – XVIII Expovale – José Zagonel

Os números da feira

A abertura oficial é nesta sexta-feira, com a presença do governador em exercício, deputado Alexandre Postal. A estimativa é que mais de 200 mil pessoas visitem o parque e que sejam efetuados R$ 45 milhões em negócios nos dez dias de evento. São mais de 400 expositores do estado e país.

Um dos destaques é o pavilhão 3 – dos automóveis. O prédio 4 recebe as agroindústrias familiares. Neste ano, com a presença da Emater, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Afubra e Oleoplan.

Nos demais pavilhões há produtos nas áreas de comércio, indústria e serviços. A praça de alimentação recebe oito expositores e o Restaurante da Expovale fica a cargo do Kako´s Gourmet e Família Piloneto.

A área externa contará com exposições de veículos pesados e de equipamentos da área agrícola, como veículos e implementos. Além de todas as atrações, voos panorâmicos de helicóptero e saltos de bungee jump.

O evento conta com pontos de táxi, mudanças no trânsito das imediações do Parque do Imigrante e horários especiais de linhas de ônibus. Portadores de deficiência física têm acesso por dois pontos: entrada principal e lateral do pavilhão 3.

As mudanças nesta edição

A Brigada Militar e uma empresa contratada cuidam da segurança no parque. Conforme o coronel Antônio Scussel, chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari, todo o efetivo está mobilizado para dar tranquilidade aos expositores e visitantes.

A equipe de vigilância privada coordenada por Valmor Mühl atua com 70 profissionais, se revezando durante 24 horas por dia, todos equipados com rádios e bastões.

Mais de 40 funcionários das secretarias de Obras e Agricultura trabalharam durante uma semana no Parque do Imigrante para garantir a infraestrutura necessária. De acordo com o secretário de Obras, Carlos Alberto Martini, passaram pelo local equipes de eletricistas, encanadores, pedreiros, roçadores e outras.

Foi ampliada a área de shows e a parte dos estandes em três mil metros quadrados; preparado o novo espaço da praça de alimentação e o local para pouso e decolagem do helicóptero; ampliada a área do parque de diversões; reforçada a rede elétrica e o abastecimento de água e repavimentado do piso do saguão 1.

Programação até segunda-feira

09/11 – sexta-feira

15h30min: auditório/Reunião CIC Vale do Taquari

18h: Pavilhão de shows/Abertura oficial da feira

18h: Abertura dos pavilhões de exposição

20h30min: Pavilhão shows/1ª etapa Festival Música Univates

23h: Fechamento dos pavilhões de exposição

10/11 – sábado

Manhã e tarde: portaria B/5ª etapa Campeonato Gaúcho Rally 4×4

10h: Abertura dos pavilhões de exposição

10h às 18h: presença do ônibus do Grêmio

15h: auditório/Encontro de Ex-Soberanas da Expovale

17h: Pavilhão de shows/Premiação dos vencedores Rally 4×4

18h: auditório/Trend de Moda

22h30min: Pavilhão de shows/Show Raça Negra

23h: Fechamento dos pavilhões de exposição

11/11 – domingo

10h: abertura dos pavilhões de exposição

10h às 18h: presença do ônibus do Inter

16h: auditório/SENAC- palestra de Charlie Tecchio Colonett – “Seja Mais Você na Cozinha e na Vida – dicas de culinária e empreendedorismo”

16h: Portaria B/Apresentação do C 4 – Escola de Adestramento

20h: Pavilhão de shows/Etapa final – Festival Música Univates

22h: Fechamento dos pavilhões de exposição

12/11 – segunda-feira

9h às 12h: auditório/Seminário Emater

14h: abertura dos pavilhões de exposição

14h às 17h: auditório/Seminário Emater – SUSAF/RS

19h às 20h30min: auditório/Palestra com Lasier Martins

20h: Pavilhão de shows/Gravação do Galpão Crioulo

22h: Fechamento dos pavilhões de exposição

Acompanhe
nossas
redes sociais