Abstenções ultrapassam 29% na região

Você

Abstenções ultrapassam 29% na região

Enem mobilizou 4.064 participantes em cinco municípios que aplicaram as provas

aPor uma vaga na universidade, um financiamento ou o certificado de conclusão do Ensino Médio, adolescentes, homens e mulheres prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse fim de semana. As provas foram realizadas em Lajeado, Teutônia, Estrela, Taquari e Encantado. Juntos, foram 5781 inscritos.

O percentual de abstenção chegou a 29,7%. Cerca de 1.717 pessoas desistiram da avaliação. Nenhum incidente grave foi registrado no Vale. Conforme a coordenadora do Enem em Lajeado, Evenize da Costa Pires, os casos mais comuns foram de estudantes que esqueceram documentos com fotos e não puderam fazer as provas.

O Enem deste ano teve 180 questões. No sábado, a prova foi sobre Ciências Humanas e da Natureza. No domingo, o exame abrangeu as áreas de linguagens e matemática, além da redação, que abordou os movimentos migratórios do século XXI.

O gabarito será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) amanhã. Os candidatos podem acessar o endereço eletrônico www.inep.gov.br Os resultados individuais só serão conhecidos em 28 de dezembro.

Dificuldade e nervosismo

Os participantes salientam a dificuldade da prova nessa edição. Felipe Machado Schiz, 18, prestou o exame em 2010. Segundo ele, nesse ano o exame estava mais difícil. Com a nota do Enem, pretende tentar ingressar em uma universidade pública. Quer cursar Artes Visuais.

Pela primeira vez, Bianca Junqueira, aluna do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Arnt, de Bom Retiro do Sul, diz que a falta de dados sobre a redação foi um problema. “Sem saber o tema antes, não tinha como ter informações para argumentar.”

A estudante, com aptidão para as Ciências Exatas se preparou em cursinhos e com muita leitura para a prova. Pretende usar a média do Enem para ingressar em uma universidade federal, ou tentar o Programa Universidade para Todos (ProUni) em uma instituição particular.

Acadêmico do curso de Enfermagem na Univates, Diego Ferrari, de Progresso, aumenta o coro sobre a dificuldade do exame. Alega que as questões eram muito extensas e demandavam grande tempo para interpretação.

Acompanhe
nossas
redes sociais