Bandidos assaltam 178 lojas desde janeiro

Você

Bandidos assaltam 178 lojas desde janeiro

Assustados com os números, empresários investem em segurança e exigem ação

Lojistas reclamam que a polícia faz rondas em viaturas quando o ideal seria a pé. Analisam que um policial caminhando e observando a movimentação das pessoas gera mais segurança à comunidade e receio ao bandido. Um deles é Maurel Lenz. A polícia suspeita que a quadrilha que assaltou a loja do empresário em agosto seja a mesma que cometeu um arrombamento semelhante, na madrugada de domingo, em outra relojoaria.

r

No último caso, cinco bandidos invadiram o estabelecimento pela porta dos fundos, colocaram caixas com papel alumínio nas câmeras de vigilância e abriram dois cofres com maçaricos. Foram levadas joias e pedras preciosas, como esmeraldas, num valor aproximado de R$ 500 mil.

Porém, a Brigada Militar (BM) perseguiu os bandidos e conseguiu recuperar o material furtado. Três suspeitos saltaram do carro em movimento e fugiram para o Rio Taquari. Já o casal Kelly Maciel Duarte, 26 e João Santos, 36, foi preso em flagrante.

Outros casos

O assalto mais recente ocorreu ontem de manhã, no prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Os bandidos entraram por uma janela da despensa, depois de quebrar um vidro, e levaram alimentos.

Mas o principal alvo dos bandidos são as farmácias. De fevereiro a julho houve 13 casos. Um deles a uma loja no centro, numa tarde de terça-feira. Um rapaz invadiu a farmácia armado, rendeu clientes e funcionários e levou todo o dinheiro do caixa.

O suspeito foi preso em julho. Trata-se de Ricardo Luan Duarte, 19. Suspeito de assaltar farmácias no centro, teve seus crimes filmados por câmeras de vigilância. Depois de sua detenção, os casos reduziram por algumas semanas.

Visão dos empresários

Os logistas acreditam que mesmo que haja segurança própria, a polícia deve trabalhar na prevenção. Outra sugestão de empresários é o treinamento dos guardas de trânsito e dos fiscais de cobrança do estacionamento rotativo. Alegam que poderiam informar a polícia quando presenciassem alguma situação.

O comandante do 22º Batalhão da Brigada Militar, major Ivan Urquia, diz que o empresário sabe qual sua necessidade quanto à segurança interna. “Nem sempre há condições de pagar segurança 24 horas.” Ele frisa a importância de contratar empresas idôneas e com registros.

Perfil dos Assaltantes

A polícia constatou dois perfis de assaltantes da cidade. Um deles é o do usuário de drogas, que rouba/furta pequenas quantias ou mesmo produtos expostos para trocar por droga. Geralmente simula estar armado ou está com faca. É oportunista, se aproveita da distração da vítima.

E há o bandido que planeja o crime e ronda o local, faz croquis, rotas de fuga, usa miguelitos para furar os pneus das viaturas policiais, contrata especialistas. No caso da joalheria, um dos homens confessou ter sido contatado só para abrir o cofre com uso de maçarico.

Prevenção

– instalação de câmeras de videomonitoramento, sendo que as imagens devem ser gravadas e guardadas em local diferente do estabelecimento, para que o assaltante não leva a fita embora durante o assalto;

– instalação de alarme nos estabelecimentos comerciais, seja sonoro e/ou com sensor de movimento;

– grades de proteção para quando estiverem fechadas. Há lojas muito expostas, com a vitrine iluminada e com diversos artigos ao alcance da mão caso o vidro seja quebrado;

– cofres nas lojas/empresas;

– iluminação adequada na via;

Acompanhe
nossas
redes sociais