G8 permanece com os mesmos integrantes

Você

G8 permanece com os mesmos integrantes

Grupo reconhece desestruturação administrativa e projeta mudanças para novembro

Vale do Taquari -O Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae-G8) segue unido. Os prefeitos Waldemar Laurindo Richter, de Forquetinha e Cléo Lemes da Silva, de Canudos do Vale, resolveram continuar no grupo, diferente do anunciado há uma semana.

g8De acordo com o prefeito de Progresso e presidente do consórcio, Edegar Antônio Cerbaro, a intenção manifestada pelos administradores foi equivocada. Cita que tudo ocorreu muito próximo às eleições municipais e que pode ter havido intervenção política na situação. “Agora que a poeira baixou, os dois perceberam a importância do G8 e ficarão.”

A questão foi abordada na reunião do grupo, realizada ontem em Canudos do Vale. O principal tema discutido foi a desestruturação do consórcio. Segundo Cerbaro, desde 2005, o G8 desenvolveu várias ações, mas carece de um grupo qualificado para controlar as atividades.

A próxima reunião está agendada para novembro. O local mais provável para o encontro é Cruzeiro do Sul. O eixo discutido a partir de agora é o modelo de administração interna do consórcio e as mudanças que devem ser apresentadas ainda este ano.

Cerbaro enaltece a importância do consórcio para os municípios. Cita que o modelo desenvolvido é destaque em nível nacional. “Juntos, temos mais força para exigirmos recursos e projetos à nossa região.”

O prefeito de Canudos do Vale não quis se manifestar sobre o assunto. Richter estava em Gramado participando do encontro dos prefeitos eleitos para a gestão 2013/16 e não atendeu às ligações da reportagem.

Relembre o caso

A intenção de deixar o G8 foi anunciada pelos dois administradores durante a reunião do grupo realizada na semana passada, na câmara de vereadores de Marques de Souza. No encontro, Silva ressaltou que não havia nada de oficial, mas que ele e Richter estavam descontentes com o funcionamento do consórcio.

Um dos motivos apontados por Silva foi que após quatro anos da criação, o G8 não teve maiores progressos. Ele também havia solicitado o retorno do secretário-executivo do grupo, Maicon Bergmann, à Secretaria da Administração, mas desistiu da cobrança.

Nos debates políticos promovidos pelo jornal A Hora em setembro, ambos os candidatos se basearam em ações do consórcio para debaterem seus projetos. Na época, Richter apontou que o principal compromisso nos próximos quatro anos era instalar pequenas estações de tratamento de esgoto (ETE’s), com apoio do G8 para o recolhimento de lixo.

O prefeito de Canudos do Vale baseou parte de sua campanha na proposta de saneamento básico, por meio do programa de resíduos sólidos. Limitou-se a dizer que manteria o compromisso firmado com o G8, que elabora um plano de recolhimento de resíduos sólidos, no valor de R$ 294 mil, e um plano de saneamento com recursos da Funasa, no valor de R$ 550 mil.

Principais projetos do consórcio

– Elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os oito municípios do consórcio e aquisição de equipamentos para estruturação do consórcio.

– Elaboração do Plano Intermunicipal de Saneamento Básico.

– Construção e implantação de abatedouro regional de frangos caipiras.

– Implantação do Segundo Tempo nos municípios do consórcio.

– Apoio aos municípios em captação de recursos e informações sobre políticas públicas disponíveis em nível federal e estadual.

– Turismo – implantação do roteiro turístico Trilhas e Memórias.

– Rota da Agricultura Familiar (Interligando Progresso, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier).

Acompanhe
nossas
redes sociais