Um veículo é furtado a cada dia neste mês

Você

Um veículo é furtado a cada dia neste mês

Polícia registrou 22 casos em três semanas. Índice é 46,6% maior em comparação a 2011

aLevantamento feito pela Brigada Militar (BM) mostra que um veículo foi roubado ou furtado por dia em outubro. Até ontem, 12 carros e dez motocicletas haviam sido levados pelos bandidos. Em 2011, no mesmo mês, houve 15 casos, sete a menos que neste ano.

Até setembro, os números apresentavam queda de 2,3% nesse tipo de crime em comparação ao mesmo período do ano passado. Na época, a polícia associou a diminuição a prisões de grupos especializados em furtos e roubos. Desde o início do ano, mais de 200 carros e motos foram levados por bandidos. Mais da metade foi recuperada.

O comandante da BM, major Ivan Urquia, ressalta que a maioria dos casos ocorre no centro devido ao intenso fluxo de veículos. Segundo ele, apesar da polícia ter intensificado as patrulhas para manter a segurança pública, a violência urbana é uma realidade que requer atitudes preventivas da comunidade, como a instalação de GPS, alarmes e travas.

Acredita que as barreiras são importantes para inibir a ação de bandidos, embora, para ele, o mais eficaz seja localizar os desmanches. “É lá que são vendidas as peças dos veículos furtados”.

Urquia lembra que, na maioria dos casos, os ladrões furtam o carro para praticar outro crime – a preferência é por veículos mais possantes, com quatro portas – ou para destinar o carro a desmanches, em especial os populares, que têm mais possibilidade de compra e venda de peças.

Camionete furtada

Um dos casos foi o de Ica Kassner Krohn, 70. Ela teve sua camionete furtada na madrugada de quarta-feira, dia 17. Ela cuidava de um forno na olaria que fica ao lado de sua casa, na rua Romeu Júlio Scherer, quando adormeceu. À 1h30min, percebeu que a chave de sua residência, deixada sempre em um colar no pescoço, havia sumido.

Os bandidos entraram na casa de Ica e levaram o veículo Chevy, verde, ano 1992, placas IBF-0191. Essa foi a segunda vez que a idosa teve a camionete furtada. Em maio, uma dupla armada a rendeu no bairro Campestre. A Chevy foi encontrada dois dias depois.

A Rua Alberto Torres, próximo ao colégio, é um dos pontos mais visados pelos bandidos. Na semana passada, às 9h40min, Marciano José Grasel, 26, morador de Pareci Novo, deixou seu Gol 1000, vermelho, ano 96, placas IET-1026, estacionado na rua, próximo à agência do Banco do Brasil. Em torno das 10h, quando retornou para pegar o veículo, ele havia desaparecido.

Entre os modelos mais visados estão o Gol e as motocicletas Yamaha YBR e Honda Titan.

Como diminuir os casos de furtos

– Investigação e prisão das pessoas que cometem esse crime;

– Legislação criminal mais severa, que faça com que o criminoso pense duas vezes antes de agir ou que fique preso mais tempo;

– Fiscalização rigorosa dos locais que vendem peças de veículos (se o criminoso não tem para quem vender, não roubará);

– Colocação de GPS, alarme, travas ou qualquer outra tecnologia que desestimule a ação do criminoso;

– Melhoria da iluminação pública e da poda de árvores, notadamente em ruas secundárias às vias principais;

– Atitudes mais seguras dos motoristas, como não estacionar o carro em locais escuros, ruas secundárias, além de não ficar distraidamente dentro do carro esperando alguém, atitudes essas que facilitam a ação do criminoso;

– Estar atento quando for chegar em casa e estacionar ou abrir o portão eletrônico. Muitos assaltantes aproveitam esse momento para praticar o crime. Se perceber alguém suspeito nas imediações da residência, dar outra volta na quadra e acionar a Brigada Militar pelo telefone 180

– Não andar sempre pelos mesmos trajetos, o que facilita que o criminoso saiba por onde anda a sua vítima e em que horários.

Acompanhe
nossas
redes sociais