A empresa Fontana SA, fabricante de produtos de limpeza e higiene, teve parte do setor de incisão e destilação de gordura incendiada ontem. Um dos funcionários, Vagner Zanatta da Silva, sofreu queimaduras leves nos braços e mãos. Ele foi encaminhado ao Hospital Beneficente Santa Terezinha e liberado ainda à tarde.
O sinistro ocorreu por volta das 12h30min, próximo a troca de turno dos funcionários. Elias Guedes trabalhava no pavilhão quando o incidente aconteceu. Foi ele quem acionou o alarme da empresa. No setor há dois anos, ressalta nunca ter visto algo parecido. “Corri logo para alertar os demais”, diz.
O irmão Edinilson Guedes lembra que faltavam menos de 15 minutos para a troca de turno. O horário de baixo movimento evitou que mais pessoas fossem atingidas. Cerca de dez pessoas trabalhavam no período.
Para controlar o fogo e refrigerar o galpão, que foi parcialmente atingido, o Corpo de Bombeiros Misto de Encantado teve o apoio do Batalhão de Bombeiros de Lajeado. Foram em torno de duas horas de trabalho.
Conforme a empresa, no setor ocorria a destilação de gorduras. As substâncias eram transformadas em matéria-prima. Um dos diretores, Ricardo Fontana, informa que não há previsão para a retomada das atividades no pavilhão. Isso implicará na parada de fornecimento de matéria-prima a outras empresas por tempo indeterminado. Danos e prejuízos ainda são calculados.
Os demais setores, como a produção de sabonetes e sabões, continuam em funcionamento normal. Em 2010, incêndio semelhante ocorreu no mesmo setor da indústria. Agora, os danos foram de menor proporção.
Saiba mais
Com exportação para seis países e atendendo todo mercado nacional, a empresa Fontana se destaca pela produção anual de 130 mil toneladas de produtos de higiene e limpeza. São feitos sabonetes, sabão, amaciante, lava-louças e lava-roupas. A indústria também fornece matéria-prima, como glicerina, massa-base para sabonetes e oleoquímicos, a outras empresas.
Fundada em 1934, por Pedro Fontana, a fábrica de sabão era pequena e operava de forma artesanal. A partir de 1958, Fontana entregou a administração, transformando-a em uma sociedade solidária, sob razão social de “Fontana & Cia. Ltda.”. Em 1979, mudou a denominação para Fontana S.A., devido à expansão dos negócios. Hoje, a empresa se posiciona entre os principais fabricantes de produtos de higiene e limpeza no país, atingindo o mercado internacional.