Marques de Souza – Um dos pilares da ponte no rio Fão, que liga o município a Pouso Novo, na BR-386, foi danificado por um incêndio criminoso. A concessionária Univias realizará reparos no local na segunda-feira. A obra deverá se prolongar por 20 dias, sendo que neste período o trafego será restrito para meia-pista.
Segundo moradores próximos, o incêndio ocorreu em um sábado à noite de setembro. A agricultora Gladis Dahmer relata que fogo no pilar tinha mais de dez metros de altura, alcançando a rodovia. Conta que ouviu estouros e pensou que estavam explodindo a ponte. “Fiquei com muito medo.”
Os vândalos iniciaram o incêndio nos galhos que estavam presos no pilar desde a enxurrada de 2010. Dona de um comércio no local há nove anos, Iracema Rempel destaca que nunca tinha visto situação parecida. Acredita que o fogo foi ateado por pessoas de fora da comunidade. “Ninguém daqui faria algo assim por nada.”
Conforme o supervisor de Obras da Univias, Adriano de Almeida os estragos no pilar foram constatados pelos engenheiros da concessionária em vistoria realizada no final de setembro. Esclarece que o pilar danificado será substituído para evitar o desgaste e até a queda da estrutura que possui outros 11 pilares de sustentação. A obra será executada pela empresa Sogel.
A equipe de obras trabalhará 24 horas por dia na reforma. Haverá um semáforo para controlar a passagem dos veículos. A assessora de imprensa, Gabriela Mendonça informa que será necessário redobrar a atenção e diminuir a velocidade no ponto. “Os condutores terão alguns transtornos durante esses dias, mas a obra é necessária para garantir a segurança.”
As placas que indicam o bloqueio parcial da pista foram instaladas nesta semana e os funcionários do pedágio de Marques de Souza foram orientados a repassar informações aos condutores.
O obra ainda não iniciou em função do aumento na circulação de veículos no feriado. A assessoria de imprensa calcula que mais de cinco mil veículos passam por dia na ponte. O valor da obra ainda não foi orçado pela concessionária.