Retirada de projetos revolta a comunidade

Você

Retirada de projetos revolta a comunidade

Moradores deverão trancar ruas para protestar contra a decisão do prefeito

Estrela – A decisão de retirar os 11 projetos que autorizavam pavimentações em bairros, na segunda-feira, durante a sessão da Câmara de Vereadores, irrita os moradores. A proposta ficou baixada por quatro semanas no Legislativo.

O vereador Marco Wermann (PT) alega ter mantido as propostas baixadas à espera de uma resposta da administração municipal. “Questionamos se haveria recursos para execução. É nossa responsabilidade. Não podemos aprovar um projeto e depois ele não é executado.”

cWermann cita o caso da pavimentação da rua Carlos Lohmann, no bairro Pinheiros, que foi aprovada há dois meses. Segundo ele, os vereadores procuraram a Secretaria da Fazenda para questionar a demora no início das obras, quando foram informados que o projeto não poderia ser feito por falta de verbas.

“Não é uma disputa de poder. O que não queremos é criar uma falsa expectativa nos moradores. Poderia ser uma promessa política, uma forma de beneficiar o candidato que concorria pelo partido do prefeito.”

Cita que o prefeito Celso Brönstrup também retirou a proposta de custear a decoração natalina no município, orçada em R$ 115 mil. As verbas que seriam destinadas para o time de rugby, a fim de custear despesas com transporte para os campeonatos, foram cortadas. “As medidas não se justificam”, alega Wermann.

Moradores acionarão Promotoria Pública

A moradora Lurdes Wolter, da rua Oscar Leopoldo Kasper, no bairro Pinheiros, condena a decisão do prefeito. “Nós não temos culpa se o candidato dele perdeu as eleições. Há cinco anos esperamos por essa obra.”

Airton Candelone diz que o trajeto é o mais movimentado do bairro. Reclama da poeira que obriga os moradores a deixarem a casa fechada. “Mais uma vez, fomos iludidos. Agora resta esperar o próximo prefeito fazer a obra.”

Clodoaldo Vieira comenta que o bairro é um dos mais populosos da cidade. Apesar disso, inexiste posto de saúde e transporte coletivo. Os moradores são obrigados a se deslocar até o bairro Boa União para pegar o ônibus. “Falta planejamento. Estamos abandonados.”

Na semana quem vem, os moradores devem acionar a Promotoria Pública para que estude o caso e tente encontrar uma solução para o impasse.

“Nosso compromisso é fechar as contas”

O prefeito Celso Brönstrup afirma que os projetos foram retirados porque a administração não teria mais tempo para executar as obras até o fim do mandato. Outro motivo é a queda da arrecadação.

De julho a setembro, o valor repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teria diminuído em torno de R$ 600 mil se comparado com o mesmo período do ano passado. Cita que compromisso é deixar as contas em dia.

A lei de responsabilidade fiscal impede que os prefeitos encerrem os mandatos sem dinheiro em caixa ou com déficit. “Não podemos criar novos projetos sem ter viabilidade financeira e tempo para concluir. Nem queremos antecipar a arrecadação para prejudicar o novo prefeito.”

Quanto à demissão de funcionários em cargo de comissão e outros profissionais, como engenheiros, justifica que eles não teriam mais trabalho para executar nos próximos meses. “Não tenho compadres nem mantenho cargos para amigos no Executivo. Todos serão demitidos.”

Defende que essas decisões não prejudicam a população nem comprometem o trabalho da administração ao longo dos oito anos. Cita que as obras iniciadas serão concluídas e o projeto de governo foi cumprido.


Opinião de moradores

– Clodoaldo Viera – “Estávamos dispostos a pagar parte do valor. Além disso, precisamos de um posto de saúde e transporte coletivo. A população está abandonada neste bairro.”

– Milton Wolter – “É um descaso o que estão fazendo conosco. Vamos acionar a Promotoria e organizar protestos. Estamos cansados de promessas.”

– Lurdes Wolter – “Se não tinha verba, ele deveria ter pensado duas vezes antes de fazer o projeto.”


Projetos retirados

• Execução de serviços na Rua Bruno João Erichsen – bairro Oriental

• Pavimentação da Rua Bruno João Erichsen – bairro Oriental

• Calçamento na Rua Josefina Diel – bairro Auxiliadora

• Melhoria na execução da obra de pavimentação na Rua Josefina Diel – bairro Auxiliadora

• Calçamento na Rua João Rohemkol – bairro Auxiliadora

• Execução de obra de pavimentação na Rua João Rohemkol – bairro Auxiliadora

• Calçamento na Rua Cruzeiro do Sul – bairro Indústrias

• Obras na Rua Cruzeiro do Sul – bairro Indústrias

• Pavimentação na Rua Cruzeiro do Sul – bairro Indústrias

• Calçamento na Rua Oscar Leopoldo Kasper, bairro Pinheiros

• Projeto que autoriza a custear valores relativos às obras de calçamento na Rua Oscar Leopoldo Kasper – bairro Pinheiros.

Acompanhe
nossas
redes sociais