Fuga reacende fragilidade do sistema carcerário

Você

Fuga reacende fragilidade do sistema carcerário

É a oitava tentativa de fuga na região desde janeiro. Presos foram recapturados

Vale do Taquari – A tentativa de fuga de dois detentos do Presídio Estadual de Lajeado, na manhã de ontem, expõe o problema estrutural pelo qual passam as casas carcerárias da região. São quase três presos por vaga e cada agente controla uma média de 30 apenados por dia. Este foi o oitavo caso registrado neste ano.

A possibilidade da região receber um novo presídio está cada vez mais distante. Desde 2009, reuniões, promessas e expectativas se repetem.

O projeto da obra estava pronto, inclusive com orçamento previsto pelo estado. Emperrou nas secretarias estaduais de Obras e Segurança meses antes das últimas eleições estaduais. Depois ocorreram apenas encontros e audiências.

Como a região não conseguiu aproveitar os recursos, foram encaminhados ao Vale do Rio Pardo para a construção de uma penitenciária em Arroio dos Ratos, inaugurada há pouco, e para um novo projeto de construção de um presídio em Venâncio Aires.

Outro entrave que distancia a obra de Lajeado surgiu em setembro, quando expirou o contrato de doação municipal de uma área de terras no bairro Santo Antônio que sediaria a penitenciária.

A retomada da negociação com o governo do estado depende da mobilização do futuro prefeito da cidade. Cada um dos candidatos tem uma posição diferente sobre o fato (veja boxe).

O novo presídio em Lajeado modificaria todo o sistema prisional da região, desafogando penitenciárias como a de Encantado, que nos últimos meses sofre com a fragilidade na segurança. Em agosto, dois presos abriram um buraco no muro e fugiram da cadeia.

Fugitivos são reincidentes

Deives Maciel da Silva, 24, e Leonel Machado, 30, serraram as grades de uma das janelas da cela 7 do Presídio Estadual de Lajeado às 4h30min de ontem. Depois, subiram no telhado.

Os guardas da BM que ficam na guarita efetuaram cinco disparos de munição antimotim, com uma espingarda calibre 12, para evitar a fuga. Um dos presos foi detido em cima do telhado. O outro foi recapturado fora da penitenciária, embaixo do viaduto, por agentes da Susepe.

As facas utilizadas para cortar a barra de ferro foram confeccionadas dentro da cadeia com madeira e um pedaço de metal.

Ambos são reincidentes em fugas. Maciel, com pena de 6,4 anos por assalto, tentou fugir em abril. Machado, condenado a 21 anos por furtos e roubos, estava preso em Arroio do Meio e tentou pular o muro da cadeia.

O que pensam os candidatos

Lajeado

Luís Fernando Schmidt (PT)

“Pelo fato de o presídio atender a vários municípios, esse é um assunto a ser debatido regionalmente. Esta é uma demanda a ser tratada de forma responsável, com recursos federais, estaduais e com o estabelecimento de parcerias regionais.”

Marcelo Caumo (PP)

“O Estado definiu que não será construído um novo presídio em Lajeado, por isso aproveitaremos a área do bairro Santo Antônio, para implantar um novo distrito industrial. As prioridades nessa área para a nossa região agora são outras: a construção do novo presídio de Mariante, reformas e melhorias nos presídios existentes na região, a implantação de uma ala feminina no presídio de Lajeado, a construção de dois novos albergues no Vale do Taquari.”

Juliana Baiocco (PV)

“Lajeado não tem que fugir da realidade. Sou a favor de uma penitenciária nova e maior na cidade, inclusive uma que comporte a demanda feminina. Acho que o sistema carcerário deve ser todo revisto, tanto estrutural como de quadro pessoal. Há demanda para poucos trabalhadores. A comunidade precisa se envolver. A área de construção deverá ser mais distante do centro, analisando critérios de segurança.”

Encantado

Denise Pretto (PSDB)

“Acredito na reintegração do apenado proporcionando auxílio psicológico e social, dando novas oportunidades. Renovar os ambientes físicos carcerários é importante devido às condições estruturais e de superlotação. Devemos ter em nossa cidade algo de pequeno a médio porte comportando apenas a população de nossa região. Apoiaremos um espaço de reestruturação social ao apenado.”

Paulo Costi (PP)

“A questão não é simplesmente ser a favor ou contra (presídio regional). Como somos sede de Comarca, é natural que tenhamos em nosso município uma unidade penitenciária. Sou a favor da ressocialização adequada dos apenados. Aqui fizemos a nossa parte com a colaboração para a construção do albergue. Isso possibilitará uma reinserção social com trabalho e a aproximação da família.”

Agostinho Orsolin (PMDB)

Segurança e presídio são compromissos do governo estadual. Mas não podemos nos omitir de trabalhar com o estado e resolver o problema. Na minha primeira gestão tentei trazer um novo presídio para Encantado e tirar o atual do centro, que já não comporta mais.

Acompanhe
nossas
redes sociais