A Polícia Civil (PC) de Lajeado investiga um caso nacional de estelionato pela internet. Só nos últimos quatro dias, oito clientes (cinco da região e três de outros estados) registraram ocorrência em função do crime praticado por meio de um site de compras. Os suspeitos são de Lajeado.
A prática ilícita veio à tona no início de setembro, quando foram publicadas centenas de reclamações pela internet, informando as irregularidades e perdas financeiras dos consumidores. No fim da semana passada, rastreamentos identificaram que as contas bancárias eram de lajeadense. O caso passou a ser de responsabilidade da PC local.
O site www.newbestshop.com.br foi o que motivou o maior número de queixas. De acordo com o delegado, Sílvio Huppes, a forma como o golpe é aplicado se assemelha em todos os casos. O consumidor procura o produto no site Mercado Livre, onde constam outros endereços em que os valores do produto são mais acessíveis.
Depois, as vítimas negociam as formas de pagamento e depositam o dinheiro na conta bancária. Mas, o produto não chega. Destaca que a polícia investiga se o problema é estelionato ou apenas atraso na entrega do produto.
Uma das vítimas é Carlos Alberto Schneider, 53, do bairro Hidráulica, de Lajeado. Ele comprou uma câmera digital Nikon no valor de R$ 2.430 pelo site New Best Shop, com endereço na cidade de Goiânia-GO.
Schneider pagou por meio de boleto bancário com previsão de que o produto chegaria em até cinco dias. Até o momento, a câmera não foi entregue. Ele tentou contato por telefone, mas os números fornecidos estão indisponíveis. No registro policial consta que mais de 90 pessoas foram lesadas pelo site de compras.
Comprar com segurança
Suzana Ferrari, 28, de Lajeado, é uma consumidora assídua de produtos pela internet. Compra desde eletrônicos até roupas. O hábito começou há cinco anos, quando passou a adquirir livros nos sites Cultura e Submarino, devido aos preços atrativos. Hoje, compra pela praticidade. “Não tenho muito tempo para ficar correndo rua à procura do que preciso.”
Segundo ela, há lojas especializadas em venda online, que deixam disponíveis várias fotos com detalhamento da peça vestida em modelos e até com sugestão de uso. Suzana recebe os produtos em três dias úteis e tem de 15 a 30 dias para fazer a troca, caso não servir.
De acordo com ela, é preciso avaliar se os sites são confiáveis. Cita que há organizações que avaliam as lojas e expõem selos de segurança para mostrarem a credibilidade do vendedor. Para ela, é importante avaliar o que os clientes citam nas compras e verificar se as empresas também têm lojas com estrutura física, fora da internet.
Cuidados
De acordo com o coordenador do Procon de Lajeado, Pedro Bezera, a maioria dos registros de reclamações referentes a compras realizadas pela internet envolve mercadorias não entregues ou produtos que chegam com defeito.
Afirma que os cuidados devem ser os mesmos de uma compra em uma loja física, vendo prazo de garantia do produto, localização da assistência técnica, forma de envio, etc.
Sempre que o consumidor se sentir prejudicado é importante que busque auxílio no site onde efetuou a compra. Em alguns casos, a própria empresa virtual poderá solucionar a questão. Ocorrendo a situação do consumidor não obter solução para o problema, pode recorrer ao órgão de defesa do consumidor de seu município ou buscar amparo judicial.
Procon/RS orienta
-Estabeleça um diálogo prévio com o fornecedor, para evitar que ocorreram problemas como atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc.
-Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;
-Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas;
-Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;
-Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;
-Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, etc;
-Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
-Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ pelo www.registro.br