Bancários da região fortalecem o movimento nacional em busca de melhores condições de trabalho nas instituições financeiras. Eles rechaçam a proposta de 6% de aumento apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
No fim da semana passada, quatro agências haviam interrompido totalmente o atendimento. Hoje, conforme o Sindicato dos Bancários do Vale, o número subiu para dez (veja no boxe). A última agência que aderiu à greve foi o Banrisul de Teutônia.
Conforme o presidente da entidade, Édson Leidens, os bancários em greve visitam as agências de 15 municípios da região para conseguir mais adesões. Segundo ele, não há previsão para término da mobilização. “Isso depende do reinício das negociações.”
Os bancários pedem reajuste de 10,25% nos salários, que corresponde à reposição da inflação mais 5% de aumento real. As reivindicações envolvem, ainda, aumento no quadro de funcionários das instituições em 30%, mais segurança nas agências, além da revisão das metas para participação dos lucros e resultados.
Prejuízo aos usuários
Clientes dos bancos estão em dúvida sobre os serviços. A vendedora Carla de Paula, 22, teme que o cartão seja cancelado e não consiga acessar a conta. “Preciso encaminhar um novo cartão, mas com as agências em greve não consigo.” Para o dentista Marcus Metz, 33, alguns serviços deveriam permanecer, como os depósitos.
Serviços e contas
Nas agências fechadas, apenas o atendimento nos caixas eletrônicos e pela internet continua. Clientes que precisam sacar os salários, aposentadorias e benefícios sociais devem fazer pelas agências que não estão em greve ou pelas máquinas. Mas os saques diários são limitados pelos bancos.
Serviços que necessitam de atendimento pessoal, como abertura de contas e financiamentos, estão paralisados nas agências que aderiram à mobilização.
Quanto às contas, o Procon-RS informa que não haverá mudanças nas datas de pagamento. Os clientes podem optar pelas lotéricas, supermercados conveniados com os bancos ou pela internet para quitar os débitos.
Agências paralisadas
Caixa Econômica Federal de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Lajeado, nas agêncisa do Fórum e da Júlio de Castilhos.
Banrisul da Júlio de Castilhos e do São Cristóvão, em Lajeado. Agência de Teutônia, Estrela e Colinas.
Atendimento parcial
Banrisul do Florestal, em Lajeado. Itau e Santander, ambos de Lajeado.