Desafios no aniversário

Você

Desafios no aniversário

Direção corre para formar time a fim de disputar o Estadual de Basquete

aSem quadro social, o Bira completa hoje 57 anos de fundação. E tem menos de um mês para formar um time para buscar o pentacampeonato estadual de basquete, previsto para iniciar no fim de outubro.

Ontem à tarde, a decisão do Uruguaiana em participar da competição confirmou a edição 2012, que ainda terá Bira, Caxias e Sogipa. Será realizada em dois quadrangulares. Primeiro em Caxias do Sul, entre os dias 26 a 28 de outubro. Depois em Lajeado, entre os dias 23 e 25 de novembro. Os dois melhores na soma geral de pontos vão à final.

À noite, o coordenador técnico Clairton Wachholz, o “Xis”, e o treinador Antônio Krebs Jr, o “Pitu”, começaram os contatos com agentes de jogadores. “Temos que ver o que ainda tem disponível,” afirma Xis.

A demora da Federação Gaúcha de Basketball (FGB) em organizar o campeonato dificultou a contratação de jogadores, cuja maioria está empregada nos estaduais em andamento.

O time que conquistou a Copa Sul Brasileira no primeiro semestre foi desmanchado. Cansados de esperar pelo calendário gaúcho, os jogadores buscaram clubes como o paulista Lins, que levou os atletas Fernando, Bruno, Cauê e Marcão.

Só a renovação do armador Felipe Ventura está confirmada. Cristian segue na região e tem chances de ser contratados. O estadunidense Corey Lowe tem visto de trabalho até o fim do ano e pode voltar a integrar o grupo, que terá ao menos cinco jogadores da categoria sub-17.

Dinheiro contado

O dinheiro do patrocínio da Univates e da Florestal Alimentos paga salários, alimentação, arbitragem e custos de viagens. Segundo o presidente Valmor Spellmeier, não há outra fonte de renda, dificultando a manutenção de times de alto rendimento.

A arrecadação no dia dos jogos fica com a Univates, responsável pelas despesas do Complexo Esportivo.

A partir de 2010, quando suspendeu as atividades da categoria adulta, o Bira encerrou o quadro social, que não passava de 50 sócios. A contribuição era de R$ 5, mas não havia como pagar quem cobrasse as mensalidades.

Mas afirma que o clube não haverá dificuldades em atrair atletas para formar um time competitivo. “Aqui eles sabem que o mês tem 30 dias.”

Falta apoio da Federação

Completando 14 anos na presidência do Bira, sem remuneração, Spellmeier alia as funções do basquete com o trabalho em seu escritório de contabilidade, em Lajeado, onde troféus e arquivos se misturam nas paredes.

Lamenta assumir compromissos que deveriam ser da FGB. “Às vezes não consigo fazer nada do meu trabalho por que tenho que ir atrás dos outros times e organizar campeonato.”

Os e-mails referentes a competições geralmente são de remetente catarinense. Ontem à tarde, a equipe lajeadense foi convidada a participar da Copa Sul Brasileira, que ocorre nos dias 1º, 2 e 3 de agosto em Campo Mourão, no Paraná. O prazo para a inscrição se encerra no dia 15 de outubro.

Mas com o campeonato gaúcho atrasado, não há como confirmar a participação. Spellmeier cobra maior participação da diretoria da federação. Na organização de campeonatos e na gestão. “Deveria ao menos conseguir algum patrocínio para pagar a arbitragem, que é cara.” Só no sábado, o Bira gastou R$ 500 em dois jogos da categoria mirim.

História do Bira

O Bira foi fundando em 25 de setembro de 1955. Com adesão de apaixonados pelo esporte, promoveu integração com a comunidade lajeadense por meio de torneios e pelo projeto Basquete nos Bairros.

Em 1967, ingressou no campeonato estadual. Mas demorou para colher bons resultados.

O primeiro vice-campeonato veio em 1995, quando o Pitt/Corinthians, de Santa Cruz do Sul, era considerado imbatível no estado. Em 2000, foi o terceiro, resultado que se repetiu em 2003 e 2004.

O título não veio em 2005, no cinquentenário do clube. Se atrasou, e veio um ano depois, marco de domínio lajeadense nas quadras gaúchas.

No Ginásio do Ceat, em Lajeado, o Bira/Univates/Charrua venceu a Ulbra, trazendo título inédito para a região. Na sequência, venceu todos os campeonatos que participou.

Em 2007, foi bicampeão gaúcho e vice da Copa Sul, resultados que se repetiram em 2008.

Em 2009, representou o estado no Campeonato Nacional de Basquete, mas ficou de fora dos play-offs.

Após dois anos sem atividades na categoria adulta, o Bira voltou para conquistar tetracampeonato 2011. Desta vez, invicto.

Em 2012, foi campeão da Copa Sul, no primeiro semestre, e busca o pentacampeonato gaúcho.

Acompanhe
nossas
redes sociais