Arroio do Meio – A coordenação da campanha do prefeito e candidato a reeleição de Sidnei Eckert (PMDB) contesta a publicação do A Hora dessa quinta-feira. O assessor jurídico Leandro Caser nega que há um pedido de cassação contra o peemedebista no cartório eleitoral do município.
O texto informa que Eckert é suspeito de uso da máquina pública. Conforme o advogado, se trata de um pedido de investigação encaminhado pela coligação de Danilo Bruxel (PP), principal concorrente do atual prefeito.
Caser sustenta que a prestação de serviços ocorreu dentro da legalidade, pois a administração municipal não pode deixar de atender a comunidade. “Não tem nada comprovado. Os pedidos (de serviço) todos foram solicitados e ocorrem da mesma forma que foi durante essa administração.”
Para o assessor jurídico, o pedido de cassação não será aceito pela Justiça Eleitoral. Afirma que os documentos encaminhados pelos adversários carecem de fundamentos.
O coordenador da campanha peemedebista, Renato Zanella atribui a ação como uma maneira de desestabilizar Eckert, referindo-se à queda nas intenções de voto publicada em um jornal da região. “Eles querem criar um fato político usando a Justiça Eleitoral.”
O pedido
Zanella questiona o termo “cassação”, usado na publicação. De acordo com ele, a palavra foi mal empregada e pode gerar problemas na campanha de Eckert.
A informação sobre o pedido de cassação foi repassada por um funcionário do cartório eleitoral na tarde dessa quarta-feira, durante levantamento realizado pelo A Hora sobre casos semelhantes no Vale do Taquari. Além de Arroio do Meio, outros dois processos estão em andamento na comarca de Lajeado.
A solicitação para investigar o caso foi encaminhada pela campanha adversária no início desta semana, e está registrada sob o número 31329 – o cadastro único é 31329.2012.621.0104. As informações estão no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No procedimento, consta ser uma ação de investigação judicial por conduta vedada ao agente público. Pede a aplicação de multa, a cassação do registro eleitoral e do mandato de prefeito e a declaração de inelegibilidade.