Cruzeiro do Sul–Empreendedores investem na preparação de loteamentos para construção de casas. Duas novas áreas residenciais são implantadas, uma no bairro Cascata e outra em São Rafael. A administração municipal avalia outros cinco pedidos de empresas.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000 até 2010, o número de casas na área urbana aumentou de 2.114 para 2.812.
O vendedor de uma imobiliária, Edilson Rodrigues atribui a expansão nas vendas de terrenos e casas a política federal de habitação. Para ele, o Programa Minha Casa, Minha Vida facilitou o acesso às pessoas construírem a casa própria.
No novo loteamento que é preparado no bairro Cascata, serão três hectares de área. Rodrigues diz que nos últimos quatro anos, a procura por terrenos em Cruzeiro do Sul aumentou. “Hoje falta produto no mercado.”
Conforme a secretária de Planejamento, Adriana Schossler, os dois loteamentos estão em fase de liberação. Relata que os pedidos passam pelo setor de engenharia e meio ambiente. Com o projeto da empresa, os técnicos analisam a possibilidade de instalar casas nas áreas solicitadas.
São consideradas a viabilidade de energia elétrica, água, drenagem. No que se refere às liberações ambientais, os servidores verificam se há alguma nascente de água próxima, ou se o loteamento fica em área de preservação permanente.
Terrenos mais baratos
Lairton Branchi e a mulher Liane moravam de aluguel no bairro São Cristóvão em Lajeado. Há um ano, construíram a casa própria no loteamento dos Fick, que fica às margens da ERS-130.
Segundo ele, a opção se deve aos preços dos terrenos. “Em Lajeado, o mais barato que encontramos, ficava em torno dos R$ 60 mil.” Conta que o financiamento fica no mesmo valor que gastavam com aluguel.
No município vizinho, compraram a área para construir a casa pela metade do valor. Ressalta que a escolha levou em consideração a facilidade de acesso. “Estou a 15 minutos do trabalho. É como se fosse um bairro mais afastado.”
Uma das primeiras moradoras do loteamento, a dona de casa Inês do Couto lembra que há quatro anos haviam 18 casas. Hoje o número ultrapassa 60 residências.
Natural de Cruzeiro do Sul, Inês, o marido Jorge e o filho Roger moravam no bairro Vila Zwirtes. Decidiram se mudar devido às enchentes. Na época, pagaram R$ 13 mil pelo terreno.