Bancários decidem a paralisação hoje

Você

Bancários decidem a paralisação hoje

Reunião ocorre às 18h no sindicato. Classe pede mais mobilização dos funcionários

Os bancários de todo o país anunciaram paralisação a partir de hoje, mas no Vale ainda é incerto. A definição ocorre hoje, às 18h, no Sindicato dos Bancários. Na reunião realizada ontem, na sede da entidade, as 20 pessoas preferiram esperar a adesão de mais pessoas para aderir ao manifesto.

gSeis foram os bancos representados no encontro. O presidente do sindicato, Edson Antônio Leidens, acredita que a mobilização será aceita pelos colegas. Ontem, as agências de Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Estrela sinalizaram aderir à greve.

Nos últimos nove anos os bancários paralisaram as atividades em setembro, quando ocorrem as negociações salariais da categoria. A de 2011 durou dois meses e a expectativa é de que a deste ano seja ainda mais longa.

Entre outros pedidos, os bancários pedem reajuste de 10,25%, reposição da inflação mais 5% e piso de R$ 2.416,38. Os banqueiros oferecem reajuste de 6% e 0,58% de aumento real, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pretendem apresentar nova proposta. Leidens classifica a proposta como piada. “Os bancos faturaram muito, mas não repassaram nada aos funcionários.”

Outras exigências são o aumento da participação nos lucros das empresas e a ampliação de, pelo menos, 30% do quadro funcional. Leidens diz que os banqueiros jogam a sociedade contra a classe, mas não informa os motivos da falta de caixas em determinados horários e das filas nas agências.

Mesmo com os bancos paralisados, de acordo com o Procon-RS, as contas não terão alteração nas datas de pagamento, visto que há mecanismos alternativos como lotéricas e a internet que possibilitam que o consumidor faça o pagamento.

O sindicato começou a mobilização para convencer os bancários na manhã de ontem. O tesoureiro Flávio Johann passou nas 15 agências filiadas para entregar folhetos explicativos para os 388 sócios.

Veja como facilitar o atendimento

– Caixas eletrônicos – Os terminais de autoatendimento permitem realizar qualquer operação bancária, inclusive saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc.). Há uma limitação quanto a valores. Por razões de segurança, os limites para retiradas nos ATMs são bem inferiores aos feitos no caixa da agência, e depende de banco para banco. Os saques noturnos são limitados a R$ 300.

– Correspondentes – São supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial. Por esse canal é possível pagar contas (água, luz e telefone, tributos municipais e estaduais e boletos de bancos); sacar dinheiro e benefícios (bolsa família, aposentadoria etc); depositar (em conta corrente ou em conta poupança); além de consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças e outras consultas.

– Banco por telefone – Todos os bancos oferecem serviço telefônico gratuito por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras, como por exemplo pagamento de boletos não vencidos, contas de consumo (como água, luz, gás, telefone), consulta de saldos e pagamentos de impostos. Consulte o 0800 de seu banco.

– Internet – A Internet é um dos canais de atendimento bancário que mais cresce. Esse canal vem sendo constantemente aprimorado para oferecer cada vez mais serviços. No Internet Banking, é possível realizar pagamentos (boletos não vencidos), consultar saldos e extratos, desbloquear cartões e acompanhar extrato e limites, pagar impostos e recarregar celulares pré-pagos.

– Cartão de débito – É um meio de fazer pagamentos de forma rápida. Substitui o uso de dinheiro ou cheque porque geralmente é aceito em vários tipos de comércio.

Acompanhe
nossas
redes sociais