Ex-candidato critica modelo político

Você

Ex-candidato critica modelo político

Empresário Lanius se desfiliou do PMDB e diz que aliança com PT foi autoritária

A aliança entre o PMDB e o empresário Ito Lanius durou 13 meses. O ex-vereador e ex-pré-candidato a prefeito se desfiliou do partido nessa terça-feira. Lanius está magoado com a direção peemedebista, que preferiu se aliar ao PT, de Luís Fernando Schmidt, (PT) na corrida pela prefeitura.

iPara ele, o PMDB – dirigido por Celso Cervi – deixou de lado as ideologias em busca de uma vitória política. “Penso que todos os partidos devem criar projetos e defender suas ideologias, não (se basear) em atitudes tão simplistas, se aliar aos outros em função de ganhar o poder.”

Lanius critica a maneira como ocorrem as decisões partidárias durante as eleições. “Tem caciques (sic) que mandam para onde se vai.” Observa que hoje, na política – não apenas no PMDB – a maioria das escolhas é feita por pessoas interessadas na ascensão pessoal.

A falta de democracia interna fez o ex-vereador desistir da política – ao menos pelos próximos quatro anos. Se quisesse permanecer, teria que concorrer pelo PMDB e como vice de Schmidt.

Lanius não abre mão de concorrer como prefeito e está aberto para negociar com qualquer outro partido que o aceite como candidato no futuro. Discorda sobre a possibilidade dessa “abertura” atrapalhar as pretensões. “As ideologias têm que ser reconstruídas”, referindo-se que a maioria perdeu a identidade em troca de cargos.

A desfiliação ocorre a menos de um mês das eleições. Ele afirma que o anúncio nesse período não é para prejudicar a campanha do petista. Diz que adiou a decisão devido a compromissos profissionais.

Sem polêmica

Cervi fala pouco sobre o assunto. “Não quero entrar em polêmica com o Ito.” Discorda com o ex-filiado quanto ao autoritarismo do partido. Ressalta que, em um encontro com 31 pessoas, 27 foram favoráveis à aliança com o PT.

O dirigente entende os motivos para a saída de Lanius e agradeceu ao empresário pelo apoio durante o curto período. Para ele, a presença do empresário melhorou a visibilidade do partido. Com isso, espera eleger pelo menos dois vereadores nessas eleições. Hoje, o PMDB conta com apenas um.

Acompanhe
nossas
redes sociais