Candidatos a prefeito gastam R$ 788 mil

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Candidatos a prefeito gastam R$ 788 mil

Maior parte do dinheiro é para materiais de campanha e programas eleitorais

aA 27 dias das eleições mu­nicipais, os 82 candidatos a prefeito em 37 municí­pios do Vale gastaram R$ 788.347,26 em busca de votos. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que mais investiu nesses dois meses de campanha foi Luís Fer­nando Schmidt (PT), que concorre em Lajeado. O petista declarou gas­tos de R$ 94.937,64.

Em seguida, aparece o empresá­rio Cláudio Martins (PSDB), candi­dato de Taquari. Ele investiu mais do que arrecadou: R$ 88,8 mil, em uma receita de R$ 54 mil divulga­da pelo TSE.

A maior parcela do dinheiro vai para a produção de material de campanha. No caso de Schmidt, corresponde a 43% (R$ 40,8 mil) das despesas divulgadas à Justiça Elei­toral até ontem.

O candidato com a menor despe­sa foi Sérgio Marasca (PT). É o único a concorrer à majoritária em Wes­tfália. Com uma arrecadação de R$ 1 mil, aplicou R$ 214 nesse período – R$ 84 para materiais de campa­nha e R$ 130 para o deslocamento.

Carlos Alberto Bohn (PSDB), que tenta a reeleição em Mato Leitão, declarou R$ 84, doados pelo diretó­rio estadual. A oponente, Carmen Goerck, conseguiu R$ 10,4 mil e gas­tou R$ 10,3 mil.

Abaixo do limite

A publicação é obrigatória. Os can­didatos precisam criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e relatar todas as movimentações fi­nanceiras ao Cartório Eleitoral.

O cientista político Bruno Rocha Lima considera essa ferramenta importante para que a sociedade fis­calize os candidatos. As informações melhoram o senso crítico do eleitor.

Cita como exemplo os possíveis direcionamentos de licitações para empresas financiadoras de cam­panha. Lembra ser comum alguns empresários apostarem em mais de um candidato, obtendo vantagens em processos abertos pelos Executi­vos. “Esses dados são um bom ma­terial para que a população investi­gue o futuro gestor.”

Lima se surpreende com o fato da arrecadação ser inferior ao li­mite estipulado pelo TSE para o Vale. Atribui o resultado a uma falha dos responsáveis por buscar o financiamento de campanha – devido à representação econômica da região para o estado.

A arrecadação dos candida­tos está muito abaixo do limite estipulado pelo TSE para o Vale. Até ontem foram declarados R$ 1.004.077,27, por meio de doações de empresários, diretórios parti­dários e dinheiro próprio. O valor representa 9,6% do permitido.

Schmidt também é que mais arre­cadou: R$ 137.300. Em seguida apa­rece o adversário Marcelo Caumo (PP), com R$ 105 mil, e que teve gasto de R$ 87.959,42. Juliana Baiocco (PV), a terceira via em Lajeado, recebeu R$ 750 e não declarou despesas.

Para Lima, o volume deveria ser, pelo menos, três vezes maior que o declarado. A título de comparação, os 46 candidatos de 14 municípios do Vale dos Sinos gastaram em igual período R$ 32,1 milhões. “Eles (postu­lantes do Vale) podem estar fazendo caixa (sic) para o fim das eleições.”

Lajeado é o município com o maior limite de gastos. Juntos, os três candidatos à majoritária têm até R$ 1,95 milhão para investir na campanha – incluindo gastos com material promocional, estruturação de comitê e despesas com veículos e alimentação dos funcionários.

Concorrência das gráficas

O maior volume dos gastos é dire­cionado para a criação de material publicitário – “santinhos”, pôsteres e programas políticos. Em algumas gráficas, a média de faturamento (e de trabalho) aumenta em até 75% entre julho e setembro, em comparação com igual período em anos sem eleições.

É o caso da empresa de Maurício Lamb, de Lajeado. Ele contratou mais um funcionário, em caráter temporário, para ajudar nesse perí­odo. “Aumentou muito o pagamento de horas extras”, brinca.

Agosto foi o melhor mês, em rela­ção com 2011: o volume de trabalho dobrou. Julho foi o segundo, com 70% e, setembro, está em 50% nos primeiros dez dias. A tendência é que aumente até o fim do ano, com o acirramento das disputas.

Mas, o aumento do faturamento também frustra a expectativa de alguns. O proprietário de outra gráfi­ca em Lajeado, Delmar Toepper, teve um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Ele não disse qual o incremento esperado.

Para ele, o problema está na concorrência. São muitas empre­sas habilitadas para fazer os ma­teriais de campanha.

Acompanhe as contas do seu candidato

1. Acesse a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link www.tse.jus.br. No menu da parte superior do site (com fundo azul), clique em “Eleições 2012”;

2. Uma nova janela aparecerá, com cinco assuntos (pala­vras sublinhadas em azul). Clique em cima de “Prestação de Contas”;

3. Nesta nova janela, outros nove temas aparecerão. Clique em cima de “Prestação de contas parciais de campanha”;

4. O sistema o levará para um outro espaço, intitulado “Consulta aos doadores e fornecedores de campanha de candidatos”. Clique no botão “localizar candidato”. Uma nova janela aparecerá, e você terá de definir o estado, o município e o cargo do candidato (prefeito, vice-prefeito ou vereador);

5. Após preencher todos os campos, a lista de candidatos aparecerá. Clique no candidato que desejar. Você retornará para a janela de consulta. No botão “Resumo”, aparecerá a listagem dos doadores e dos fornecedores. Caso dese­jar, pode clicar em “exportar como planilha” para futuras verificações.

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