A 27 dias das eleições municipais, os 82 candidatos a prefeito em 37 municípios do Vale gastaram R$ 788.347,26 em busca de votos. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O que mais investiu nesses dois meses de campanha foi Luís Fernando Schmidt (PT), que concorre em Lajeado. O petista declarou gastos de R$ 94.937,64.
Em seguida, aparece o empresário Cláudio Martins (PSDB), candidato de Taquari. Ele investiu mais do que arrecadou: R$ 88,8 mil, em uma receita de R$ 54 mil divulgada pelo TSE.
A maior parcela do dinheiro vai para a produção de material de campanha. No caso de Schmidt, corresponde a 43% (R$ 40,8 mil) das despesas divulgadas à Justiça Eleitoral até ontem.
O candidato com a menor despesa foi Sérgio Marasca (PT). É o único a concorrer à majoritária em Westfália. Com uma arrecadação de R$ 1 mil, aplicou R$ 214 nesse período – R$ 84 para materiais de campanha e R$ 130 para o deslocamento.
Carlos Alberto Bohn (PSDB), que tenta a reeleição em Mato Leitão, declarou R$ 84, doados pelo diretório estadual. A oponente, Carmen Goerck, conseguiu R$ 10,4 mil e gastou R$ 10,3 mil.
Abaixo do limite
A publicação é obrigatória. Os candidatos precisam criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e relatar todas as movimentações financeiras ao Cartório Eleitoral.
O cientista político Bruno Rocha Lima considera essa ferramenta importante para que a sociedade fiscalize os candidatos. As informações melhoram o senso crítico do eleitor.
Cita como exemplo os possíveis direcionamentos de licitações para empresas financiadoras de campanha. Lembra ser comum alguns empresários apostarem em mais de um candidato, obtendo vantagens em processos abertos pelos Executivos. “Esses dados são um bom material para que a população investigue o futuro gestor.”
Lima se surpreende com o fato da arrecadação ser inferior ao limite estipulado pelo TSE para o Vale. Atribui o resultado a uma falha dos responsáveis por buscar o financiamento de campanha – devido à representação econômica da região para o estado.
A arrecadação dos candidatos está muito abaixo do limite estipulado pelo TSE para o Vale. Até ontem foram declarados R$ 1.004.077,27, por meio de doações de empresários, diretórios partidários e dinheiro próprio. O valor representa 9,6% do permitido.
Schmidt também é que mais arrecadou: R$ 137.300. Em seguida aparece o adversário Marcelo Caumo (PP), com R$ 105 mil, e que teve gasto de R$ 87.959,42. Juliana Baiocco (PV), a terceira via em Lajeado, recebeu R$ 750 e não declarou despesas.
Para Lima, o volume deveria ser, pelo menos, três vezes maior que o declarado. A título de comparação, os 46 candidatos de 14 municípios do Vale dos Sinos gastaram em igual período R$ 32,1 milhões. “Eles (postulantes do Vale) podem estar fazendo caixa (sic) para o fim das eleições.”
Lajeado é o município com o maior limite de gastos. Juntos, os três candidatos à majoritária têm até R$ 1,95 milhão para investir na campanha – incluindo gastos com material promocional, estruturação de comitê e despesas com veículos e alimentação dos funcionários.
Concorrência das gráficas
O maior volume dos gastos é direcionado para a criação de material publicitário – “santinhos”, pôsteres e programas políticos. Em algumas gráficas, a média de faturamento (e de trabalho) aumenta em até 75% entre julho e setembro, em comparação com igual período em anos sem eleições.
É o caso da empresa de Maurício Lamb, de Lajeado. Ele contratou mais um funcionário, em caráter temporário, para ajudar nesse período. “Aumentou muito o pagamento de horas extras”, brinca.
Agosto foi o melhor mês, em relação com 2011: o volume de trabalho dobrou. Julho foi o segundo, com 70% e, setembro, está em 50% nos primeiros dez dias. A tendência é que aumente até o fim do ano, com o acirramento das disputas.
Mas, o aumento do faturamento também frustra a expectativa de alguns. O proprietário de outra gráfica em Lajeado, Delmar Toepper, teve um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Ele não disse qual o incremento esperado.
Para ele, o problema está na concorrência. São muitas empresas habilitadas para fazer os materiais de campanha.
Acompanhe as contas do seu candidato
1. Acesse a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link www.tse.jus.br. No menu da parte superior do site (com fundo azul), clique em “Eleições 2012”;
2. Uma nova janela aparecerá, com cinco assuntos (palavras sublinhadas em azul). Clique em cima de “Prestação de Contas”;
3. Nesta nova janela, outros nove temas aparecerão. Clique em cima de “Prestação de contas parciais de campanha”;
4. O sistema o levará para um outro espaço, intitulado “Consulta aos doadores e fornecedores de campanha de candidatos”. Clique no botão “localizar candidato”. Uma nova janela aparecerá, e você terá de definir o estado, o município e o cargo do candidato (prefeito, vice-prefeito ou vereador);
5. Após preencher todos os campos, a lista de candidatos aparecerá. Clique no candidato que desejar. Você retornará para a janela de consulta. No botão “Resumo”, aparecerá a listagem dos doadores e dos fornecedores. Caso desejar, pode clicar em “exportar como planilha” para futuras verificações.