Internado no Hospital da Divina Providência na segunda-feira, Silton Erico Weiand teve complicações durante cirurgia para desobstruir artérias do coração. Os médicos não conseguiram conter a hemorragia, e o ex-prefeito morreu na manhã de ontem.
Pessoa admirada pela comunidade do município, Weiand teve três mandatos, nos anos de 1989/92, 1997/2000 e entre 2001 até 2004. Também foi vice-prefeito de 1983 a 1988. Algumas obras atribuídas aos anos em que foi prefeito são consideradas como entre as mais importantes pelos moradores. Em especial o asfalto de São Rafael até a ERS-453, abertura de poços artesianos no interior e diversos ginásios esportivos.
Adversário político nos anos 90, Manoel Ruschel lembra do carisma de Weiand. “Era uma pessoa bondosa e com prestígio frente à sociedade.” Afirma que mesmo com ideias diferentes, mantinham uma relação de respeito mútuo.
Natural de Boa Esperança, Weiand era filho de Adolfo e Elina. Marido da atual presidente da câmara de vereadores, Lovani Weiand, com quem teve duas filhas. Teve outros dois filhos, sendo um de criação. O ex-prefeito tinha 64 anos.
Devido ao luto, todos eventos políticos foram cancelados no município. O debate marcado para hoje no A Hora foi transferido para o dia 13. O desfile cívico será remarcado para data ainda não confirmada.
O velório ocorre no salão da comunidade católica da Igreja Matriz São Gabriel. O sepultamento está marcado para hoje, a partir das 10h30min no cemitério particular de Cruzeiro do Sul.
“No meu aniversário enterro o meu pai”
Filho de Weiand, José Adriano está de aniversário hoje.“No meu aniversário enterro o meu pai.” Sem esconder a tristeza, lembra da última conversa. “Na segunda-feira, tínhamos marcado para eu buscá-lo no hospital.”
Para o amigo Paulo Fischer, a morte de Weiand foi uma surpresa. “Ele me contou da cirurgia. Parecia confiante.” Mas para Nelson Weiler, o amigo parecia tenso. “Acho que ele temia a cirurgia.”
Integrantes do grupo da terceira idade, Geda e João Olavo Johner destacam a importância de Weiand para a comunidade. “Era uma pessoa benquista por todos. Todo o município está de luto por essa perda”, emociona-se João Olavo.