Município decreta luto por três dias

Você

Município decreta luto por três dias

Prefeito em três legislaturas, Silton Erico Weiand morre após cirurgia cardíaca

Internado no Hospital da Divina Providência na se­gunda-feira, Silton Erico Weiand teve complicações durante cirurgia para desobs­truir artérias do coração. Os mé­dicos não conseguiram conter a hemorragia, e o ex-prefeito mor­reu na manhã de ontem.

pPessoa admirada pela comu­nidade do município, Weiand teve três mandatos, nos anos de 1989/92, 1997/2000 e entre 2001 até 2004. Também foi vice-prefeito de 1983 a 1988. Algu­mas obras atribuídas aos anos em que foi prefeito são conside­radas como entre as mais im­portantes pelos moradores. Em especial o asfalto de São Rafael até a ERS-453, abertura de poços artesianos no interior e diversos ginásios esportivos.

Adversário político nos anos 90, Manoel Ruschel lembra do carisma de Weiand. “Era uma pessoa bondosa e com prestígio frente à sociedade.” Afirma que mesmo com ideias diferentes, mantinham uma relação de res­peito mútuo.

Natural de Boa Esperança, Weiand era filho de Adolfo e Eli­na. Marido da atual presidente da câmara de vereadores, Lova­ni Weiand, com quem teve duas filhas. Teve outros dois filhos, sendo um de criação. O ex-pre­feito tinha 64 anos.

Devido ao luto, todos eventos políticos foram cancelados no município. O debate marcado para hoje no A Hora foi trans­ferido para o dia 13. O desfile cívico será remarcado para data ainda não confirmada.

O velório ocorre no salão da co­munidade católica da Igreja Ma­triz São Gabriel. O sepultamento está marcado para hoje, a partir das 10h30min no cemitério par­ticular de Cruzeiro do Sul.

“No meu aniversário enterro o meu pai”

Filho de Weiand, José Adriano está de aniversário hoje.“No meu aniversário enterro o meu pai.” Sem esconder a tristeza, lembra da última conversa. “Na segunda-feira, tínhamos marcado para eu buscá-lo no hospital.”

Para o amigo Paulo Fischer, a morte de Weiand foi uma surpresa. “Ele me contou da cirurgia. Parecia confiante.” Mas para Nelson Weiler, o amigo parecia tenso. “Acho que ele temia a cirurgia.”

Integrantes do grupo da terceira idade, Geda e João Olavo Johner destacam a importância de Weiand para a comunidade. “Era uma pessoa benquista por todos. Todo o município está de luto por essa perda”, emociona-se João Olavo.

Acompanhe
nossas
redes sociais