Depois da série de furtos e roubos de carros na cidade, outro crime intriga a polícia: assaltos e arrombamentos em lojas. Desde a semana passada, 14 ocorrências foram registradas. Destas, seis na madrugada de ontem. A Brigada Militar (BM) deverá se encontrar, na próxima semana, com comerciantes para discutir o problema.
Um dos suspeitos de cometer os crimes foi preso na madrugada de ontem pela BM, depois de ser flagrado com parte dos objetos furtados dentro de uma mochila.
Trata-se do morador de rua Éverton Luís Vieira Andrade, 23, conhecido como Porto Alegre. Ele foi abordado próximo do Fórum de Lajeado. Estava com cheques, um celular, um relógio e cerca de R$ 200 em dinheiro.
Com ele foi encontrada uma talhadeira artesanal de ferro que, de acordo com a polícia, era usada para quebrar as vitrinas das empresas. A polícia tem imagens de outros estabelecimentos onde Porto Alegre aparece arrombando portas e quebrando vitrinas.
Das 18h de domingo até as 5h de ontem, ocorreram seis registros na cidade: concessionárias Kia e Citröen, às margens da BR-386; empresas Casanova Móveis e Casanova Piscinas, no São Cristóvão; na revenda Grassi Veículos, próximo ao presídio, e em uma loja de tintas próxima do supermercado Pessi, no bairro Montanha.
No sábado, o alvo foi a Motomecânica. Ladrões quebraram a porta de vidro da concessionária e furtaram três notebooks.
Polícia mobilizada
A sequência de arrombamentos e assaltos mobiliza a polícia desde a semana passada, quando houve aumento no número de casos. Na madrugada de terça-feira, foram dois. Um na empresa Geocompany, no bairro Americano, em que duas portas do escritório foram danificadas. Com o disparo do alarme, os bandidos fugiram sem levar nada.
Lajeadense preso em Estrela
Morador do bairro Conservas, em Lajeado, foi preso na semana passada, acusado de arrombar uma loja no centro de Estrela. Fábio da Silva, 18, foi detido com dois pares de tênis, um par de sapatos e uma bolsa da Loja Prove e Leve, na rua Venâncio Aires.
O bandido danificou uma janela lateral para ter acesso ao local. O acusado foi visto por populares pulando a janela com duas caixas de papelão e uma mochila. Maninho, como é conhecido, foi preso em flagrante e recolhido ao presídio de Lajeado.
Encontro com os comerciantes
O comandante do 22º Batalhão da BM, major Ivan Urquia marcará um encontro com os comerciantes para a próxima semana. Pretende padronizar a postura de atendimento da BM e encontrar uma forma de prevenção em parceria com os empresários. Adianta que não há efetivo suficiente para estar em todos os locais da cidade.
Urquia esclarece que depois do aumento das ocorrências, as abordagens rotineiras a pessoas suspeitas ficaram frequentes. Segundo ele, isso ocorre de três maneiras: constatação da guarnição quando passa por algum local, denúncias anônimas ou por meio de imagens captadas pelas câmeras de vigilância instaladas na cidade.
O comandante da BM de Lajeado, capitão Luciano Johann conta que os bandidos, na maioria dos casos, são usuários de drogas que quebram as vitrinas e furtam os produtos expostos.