Ministra alemã conhece modelo produtivo

Você

Ministra alemã conhece modelo produtivo

No Vale do Taquari, a comitiva visita a Cooperativa Languiru na terça-feira, às 14h

O estado recebe, nesta terça e quarta-feira, a visita da ministra fe­deral da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consu­midor da Alemanha, Ilse Aigner. Entre as atividades programa­das para a delegação europeia estão um encontro com o gover­nador Tarso Genro e visitas ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na capital, e à Cooperativa Langui­ru, em Teutônia.

lConforme o vice-presidente da cooperativa, Renato Kreimeier, a ministra e demais autoridades co­nhecerão o modelo de diversifica­ção, baseado na criação de suínos, terneiras, aves e leite.

Ilse e demais autoridades se­rão recepcionados na associação dos funcionários às 14h. Em se­guida será servido um almoço. Após será realizada uma visita à propriedade de Silmar Rutz, de Linha Paisandu, em Westfá­lia. Ele tem criação de suínos, de terneiras, aves de postura, leite e círculo de máquinas.

Kreimeier comenta que em 2010 alguns assessores ligados à área agrícola do país fizeram uma visi­ta técnica à cooperativa e se inte­ressaram pelo modelo de diversifi­cação que foi implantado.

Afirma que na Alemanha as propriedades são tecnificadas e têm apenas uma atividade, au­mentando o êxodo rural. “Eles querem diversificar e se espelha­rão no nosso modelo produtivo, para oferecer ao produtor mais opções para ficar na propriedade, garantir a sucessão e aumentar seus lucros.”

Destaca que o modelo foi im­plantado pela Languiru há seis anos. Observa que neste período a idade dos associados reduziu de 57 para 52. “Neste tempo crescemos 310% e garantimos a sucessão de 65% das proprieda­des associadas.”

Ressalta que a cooperativa oferece 13 diferentes opções de investimen­tos para quem atua no meio rural.

Languiru em números

A cooperativa deve arreca­dar este ano R$ 630 milhões. São 4.527 mil associados, oito mil clientes e ocupa a tercei­ra posição entre as maiores cooperativas agropecuárias do estado, com uma linha de mais de 300 produtos. Está presente em 364 municípios, em 17 estados e 40 países. As sobras em 2011 chegaram a R$ 12,9 milhões.

Como será a agenda

Assim que chegar ao aeroporto de Porto Alegre, Ilse Aigner será re­cebida por representantes do Con­sulado Alemão no Rio Grande do Sul, da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e do governo estadual. Após, segue viagem até a Coopera­tiva Languiru, onde almoça, assiste a um show folclórico local e visita uma propriedade em Westfália.

O principal objetivo da visita à cooperativa gaúcha é discutir o projeto de cooperação bilateral desenvolvido pela DGRV (Central de Cooperativas da Alemanha) e o Sescoop/RS. Ilse Aigner é a represen­tante do governo alemão no projeto, cuja intenção é fortalecer as coope­rativas agropecuárias gaúchas.

De acordo com o coordenador do Projeto pelo lado alemão, Arno Boerger, o Ministério da Agricul­tura, Alimentação e Defesa do Consumidor alemão desenvolve projetos de cooperação em vários países, mas esta é a primeira vez que a ministra visita uma nação latino-americana.

À noite será oferecida um jantar no Centro de Formação Profissional Cooperativista, sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre.

Na quarta-feira, a delegação alemã conhece a Expointer, em Esteio, recepcionados pelo gover­nador Tarso Genro e pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuá­ria e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. Ao fim do dia, após um coquetel no estande da Alemanha na Feira, a comitiva segue viagem, com destino a Buenos Aires.

Acompanhe
nossas
redes sociais