Meteorologia prevê queda de 26 ºC até segunda-feira

Você

Meteorologia prevê queda de 26 ºC até segunda-feira

Região teve a semana mais quente do inverno

Os termômetros regis­traram, nesta semana, as marcas mais altas do inverno, chegando a 33,5ºC na região. A sensação de verão deve mudar nos próximos dias. A previsão é de chuva e que­da brusca na temperatura, che­gando aos 7ºC até segunda-feira.

cDados do Centro de Informa­ções Hidrometeorológicas (CIH) mostram que, no fim de semana, uma frente fria avança sobre o estado, afastando a massa de ar quente e trazendo chuva.

De acordo com a auxiliar técni­ca Roberta Kurek, os volumes po­dem ser mais significativos entre sábado e domingo. A tendência é de tempo instável até a terça-feira, baixando as temperaturas.

A mínima fica cerca de 7°C e a máxima não passa de 15°C. A partir desta quarta-feira, as tem­peraturas se elevam, em especial à tarde, mas não deve fazer calor intenso como nos últimos dias.

Segundo Roberta, podem ocor­rer pancadas isoladas de chuva na primeira semana de setem­bro, porém não há previsão de grandes volumes.

Fenômeno do calor

A auxiliar técnica do CIH in­forma que esses períodos mais quentes são comuns, mesmo nes­ta época do ano. Como o estado se encontra em latitudes médias, ocorre o ingresso de ar frio e quen­te durante todo o ano, provocan­do picos de calor e frio no inverno. Nos últimos dias, as temperatu­ras mais elevadas se devem à pre­sença de uma ampla massa de ar seco e quente que cobre grande parte do país e atua como um blo­queio atmosférico, dificultando o avanço de novas frentes frias.

Resfriados e rinites são comuns

A mudança brusca de temperatura aumenta a demanda nos postos de saúde e hospitais da re­gião. Os problemas mais frequentes são por resfriado e renites. A gastroenterite, manifestada por diarreias e vômitos, teve uma elevação no número de casos.

De acordo com o médico da emergência do Hospital Bruno Born (HBB), de Laje­ado, Fábio Fraga, em 12 horas no domingo foram feitos 108 atendimentos de pacientes com esses sin­tomas. Diz que a procura aumentou em 50% desde a quarta-feira da semana passada.

O médico cita que a umidade baixa favorece casos de renite e sinusite. Fraga orienta que as pes­soas bebam muita água e fiquem em locais frescos. E tenham cuidado com a troca de temperatura na próxima semana: “usem agasalhos”.

Acompanhe
nossas
redes sociais