O crescimento do turismo no município desafia os concorrentes à prefeitura a transformarem o setor em algo rentável para a população. Gilberto Keller (PMDB) e Sandro Herrmann (PP) apresentaram propostas na tentativa de estimular o desenvolvimento por meio desse setor.
Os compromissos foram firmados durante o debate realizado pelo A Hora nessa quinta-feira. Ambos prometem explorar as paisagens naturais e aumentar os incentivos nos eventos e na manutenção do título de Cidade das Flores.
Keller aponta como um dos principais problemas no desenvolvimento deste setor a falta de um hotel. Para suprir a demanda, afirma que buscará investidores para implantar um local de recepção dos turistas.
A carência é compartilhada por Herrmann, que se comprometeu a firmar parcerias entre município e iniciativa privada para a construção de pousadas. Garante que é necessário investir mais na produção colinense, como a Casa do Artesão e a criação de mudas de flores.
Sobre cultura, os candidatos se limitaram a dizer que manterão os projetos iniciados nesta administração municipal. Enquanto Keller ressalta o incentivo aos cursos de danças, músicas e eventos, Herrmann sugere a criação de grupos de danças gauchescas.
Confira os compromissos firmados pelos candidatos para as áreas elencadas pelo jornal A Hora.
Pergunta livre entre candidatos
Pergunta de Sandro Herrmann: Os índices oficiais dizem que há um aumento no desemprego do município (Ministério do Trabalho), redução de índice de ICMS para 2013 e (…) no Ideb do município. Como justifica que esses índices vêm caindo, nas últimas três administrações?
Resposta Keller: O aumento do desemprego quem pode dizer é a população. Pode perguntar para qualquer cidadão de Colinas quantos desempregados eu tinha e quantos tenho hoje. (…) Tenho quase que semanalmente empresários sentados comigo e dizem que tem falta de mão de obra. (…) Do ICMS, (…) é uma informação equivocada. Porque dados da Secretaria Estadual da Fazenda indicam que (…) em 2012 foi o maior valor adicionado do município.
Réplica Herrmann: Em todos esses dados, o senhor (…) tem sempre feito questão de que na sua administração os índices melhoraram. Com isso, o senhor faz uma crítica ao seu antecessor, que era do seu partido, ou quem é o maior vilão do nosso município?
Tréplica Keller: Eu não vejo nenhum vilão (…). Ao contrário, só vejo pessoas que se empenham pelo crescimento do município. Quanto a questão dos números, o ex-prefeito (Edelbert) Jasper não teve culpa nenhuma pelo fechamento das empresas de calçado. Isso foi um problema nacional em função da política externa que o país adotou e que vem importando muito sapato da China. (…) Quanto ao valor adicionado, são dados da Sefaz. O Ideb* também, estamos em 5,4. Não houve queda no Ideb.
Pergunta de Gilberto Keller: O município é uma referência cultural hoje. Os corais, os eventos como o Natal Luz e Vida (…) são, sem dúvida nenhuma, um potencial muito forte da nossa cidade. A tradição que se mantém dos nossos antepassados. Quais os projetos que tem para a cultura?
Resposta Herrmann: A cultura está muito boa, muito bem desenvolvida, muito bem trabalhada no nosso município. É uma questão cultural, de raiz, de antepassados, de educação, de professores que começaram há 40 anos no nosso município. (…). Não é só uma questão de incentivo, de recurso, é cultural. (…) esse desejo está agora bem explícito na nossa cultura. O projeto é continuar esse tipo de incentivo (…).
Réplica Keller: As manifestações realmente são muitas e que nos orgulham muito. Vem de muito tempo. Da origem dos nossos antepassados e eu me referia justamente para mostrar o quanto o povo de Colinas tem amor por esta área. Seja nas danças germânicas, nas gauchescas, nos corais, nos cursos de músicas em todas as séries (…). Divulga o município em outras regiões.
Tréplica Herrmann: Estamos preparados para dar continuidade no nosso trabalho. O município não é só conhecido como Cidade Jardim, mas sim de cultura bem desenvolvida em todos os setores, como nos corais, grupos de danças, CTG. Ainda não temos um grupo de danças gauchescas, mas que certamente através do centro cultural podemos fazer com que esses outros tipos de cultura possam ser incentivados.