Setor primário receberá os maiores investimentos

Você

Setor primário receberá os maiores investimentos

Agricultura corresponde a 90% da arrecadação do município

Canudos do vale – O principal setor de arrecadação do mu­nicípio receberá o maior volume de in­vestimentos do próximo pre­feito. O atual prefeito e candi­dato a reeleição, Cléo Lemes da Silva (PP), e o adversário Luiz Reginatto (PMDB) reconhecem a necessidade de manter a maior parte dos investimentos na agricultura – responsável por 90% da economia local.

dIncentivos à instalação de novas agroindústrias estão entre os principais compro­missos de ambas coligações – hoje, o município tem apenas uma, na área de conservas. A proposta é diminuir a in­fluência do setor fumageiro, antes responsável pela maior parte do retorno financeiro, que é o quarto.

Para os candidatos, é neces­sário estimular a industriali­zação da matéria produzida no município, aumentando a arrecadação que este tra­balho proporciona aos cofres públicos.

Prefeito entre 2001 e 2008, Reginatto afirma que mante­rá os incentivos para a cons­trução de novas estruturas – como aviários e chiqueirões. Para Silva, é necessário incen­tivar os produtores mais expe­rientes, aplicando dinheiro na reforma de estruturas mais antigas para evitar a queda na arrecadação.

Sobre o saneamento básico, nenhum apresentou propos­tas concretas. Limitaram-se a dizer que manterão o com­promisso firmado com o G8, que elabora um plano de reco­lhimento de resíduos sólidos, no valor de R$ 294 mil, e um plano de saneamento com re­cursos da Funasa, no valor de R$ 550 mil.

Confira as propostas dos concorrentes abaixo.

Pergunta livre entre candidatos

Pergunta Cléo Lemes da Silva: Vi que várias coisas que já fun­cionam no município o senhor incluiu no plano de governo (…). O que o senhor quis dizer que vai colocar internet para toda a popu­lação (sistema que já existe)?

Resposta Reginatto: Com a cida­de digital, do governo federal, existe a implantação em toda a cidade (…) daremos disponibilidade em todos os cantos do município. (…) Fizemos isso com antes com a CertelNet em todas as escolas. No próximo mandato, deixaremos acesso grátis a todas as famílias.

Réplica Silva: Achei engraçado, por­que a internet já está funcionando para toda a população gratuitamente. Ape­nas se paga a instalação, que é a antena. (…) É um sistema via rádio. Esse projeto do governo federal é de fibra óptica, que vai até o centro da cidade. Todos poderão usar o sistema via rádio (porque) a fibra óptica é um custo muito alto para todas as comunidades (…).

Tréplica Reginatto: O importante é que todos sejam beneficiados – se via rádio ou fibra óptica, não vem ao caso. (…) Hoje, sabemos que ela não funciona plenamente nem no centro, muito menos no interior. Tanto que, em vários locais onde o senhor prome­teu até pagar aluguel, os suportes de antena e as conexões foram retiradas, alegando o não funcionamento.

Pergunta Luís Reginatto: Na campanha passada, (o senhor) pregava amor à terra para todo o Canudos do Vale, prometendo mui­tos empregos e investimentos. (…) Em 2013, fora da prefeitura, qual atividade desempenhará para, em nosso município, contribuir no de­senvolvimento?

Resposta Silva: Hoje, tenho uma pequena empresa em Lajeado, onde provavelmente vou assessorar. Mas trabalhei durante 30 anos em Canu­dos do Vale, 12 anos em uma empresa, onde era motorista. Se tiver que vol­tar, voltarei (…). Vendi as minhas ca­sas no município e estou construindo a minha, em frente à Brigada Militar de Lajeado.

Réplica Reginatto: A pergunta não foi exatamente essa. Foi qual trabalho o senhor fará ali (em Canu­dos do Vale) agregar valor, ali contri­buir para (…) a geração de renda em nosso município e poder redistribuir às nossas pessoas. Ser motorista de ônibus de uma empresa com sede em Lajeado vai contribuir com La­jeado. Diz ter comprado uma casa, mas na declaração de bens (…) não existe nada. O senhor está faltando com a verdade.

Tréplica Silva: Não estou com fal­tando com a verdade. Ela não está na minha declaração de renda porque as escrituras estão sendo feitas agora. Se está dizendo que falto com a verdade, também está acusando o dono que vendeu a minha casa (…). As escritu­ras estão no registro de imóveis e não posso declarar alguma coisa que não está no meu nome.

Acompanhe
nossas
redes sociais