Candidatos  querem reduzir o Bolsa Família

Você

Candidatos querem reduzir o Bolsa Família

Cursos de capacitação são a principal medida

Vale do Taquari

Progresso – O segundo lugar no Vale do Taquari em famílias dependen­tes do Bolsa Família é uma das preocupações dos candidatos à prefeitura, Edegar Cerbaro (PP) e Luiz Fernando Dalcin (PT). Das mais de 1,5 mil famílias do município, 16,5% recebem o benefício do governo federal – atrás apenas de Pouso Novo, com 17,5%.

cCerbaro e Dalcin concordam que o índice atrapalha o desen­volvimento e apresentaram as propostas para diminuir esta dependência. O assunto gera divergências.

O atual prefeito questiona o oponente, que no plano de gover­no diz que aumentará o cadastro de pessoas para o Bolsa Família. O petista rebate, afirmando que levou em conta o levantamento feito pela Secretaria de Assistên­cia Social do município.

O ressentimento entre os dois é visível – em 2011 os dois se desentenderam e não se falam mais. Durante o debate, acu­saram um ao outro de traição, mas mantiveram a educação. Confira abaixo os compromis­sos firmados pelos candidatos.

Pergunta livre entre candidatos

Pergunta Luiz Fernando Dal­cin: Onde trabalhará o seu vice-prefeito se for eleito? Ele conti­nuará sendo médico ou atuará como vice?

Resposta Edegar Cerbaro: “A profissão dele já diz tudo. E eu não acredito que o doutor Luciano Gar­cia dos Passos estará ligado direta­mente com as pessoas de dentro do trabalho dele sem dúvida nenhu­ma. E deve assumir sim, por even­tual afastamento meu de férias ou viagens para Brasília ou outros motivos, sem dúvida ele assume a prefeitura sim.”

Réplica Dalcin: “Como candi­dato agora, ele (Luciano) diz que não vai passar perto da prefeitura, porque o negócio dele é ser médico. Então não precisaria nem ter um vice como ele (…). Eu achei inte­ressante essa questão de passar cargo. Achei bem interessante sa­ber que o vice vai assumir, porque antes isso não acontecia.”

Tréplica Cerbaro: “Tu não deves se esquecer, que tu é ainda vice-pre­feito, foi te passado o cargo várias vezes, não só uma vez. (…)Nunca fugi de querer passar o cargo, até porque o município não pode ficar sem um administrador que esteja na cabeça, quando o prefeito está ausente. (…) Eu te passei o cargo quando fui a Brasília, várias vezes te passei o cargo, e assim farei quando for eleito em 1º de janeiro.”

Pergunta Edegar Cerbaro: A nossa administração trouxe para o município de Progresso investimentos dos governos fede­ral e estadual em mais de R$ 12 milhões. Como o senhor explica o PMDB (…) não conseguir trazer nenhum recurso para o nosso município e da mesma forma o deputado ao qual o senhor tra­balho nas últimas eleições que o elegeu (Paulo Pimenta/PT)?

Resposta Dalcin: Primeiro, esse várias vezes (de assumir como pre­feito) é uma grande mentira. Assu­mi só umas férias. (…) Uma, para mim, não é várias vezes. Quanto aos recursos federais, deputados do PT tiveram uma participação mui­to grande e dos aliados. Do PTB (…) aquele maquinário todo da Patru­lha Agrícola veio com emenda dos nossos partidos, tanto do PT, PTB e também do PMDB.

Réplica Cerbaro: Quem esteve conversando com o deputado Sérgio Moraes fui eu. (…) Do teu deputa­do, que tu trabalhou, onde estão as emendas? Porque do PT sim, do que está conosco até hoje, gente séria que pensa no município, esses estão trabalhando. (…). E no seu plano de governo o senhor também colocou lá em aumentar o Bolsa Família. É o completamente o inverso do que a gente pretende fazer.

Tréplica Dalcin: Aumentar o Bolsa Família está lá nos dados da Secretaria de Assistência Social (…). Quanto ao deputado (Paulo Pimen­ta), existe um projeto de um pórtico. Está mentindo de novo, mas se tu quiser colocar a situação de deputa­dos, coloca a do teu. O pórtico já tem uma emenda em andamento de um ginásio, de uma quadra de esportes, que nós vamos fazer em Lajeadinho e no Morro Azul.

Acompanhe
nossas
redes sociais