Progresso – O segundo lugar no Vale do Taquari em famílias dependentes do Bolsa Família é uma das preocupações dos candidatos à prefeitura, Edegar Cerbaro (PP) e Luiz Fernando Dalcin (PT). Das mais de 1,5 mil famílias do município, 16,5% recebem o benefício do governo federal – atrás apenas de Pouso Novo, com 17,5%.
Cerbaro e Dalcin concordam que o índice atrapalha o desenvolvimento e apresentaram as propostas para diminuir esta dependência. O assunto gera divergências.
O atual prefeito questiona o oponente, que no plano de governo diz que aumentará o cadastro de pessoas para o Bolsa Família. O petista rebate, afirmando que levou em conta o levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social do município.
O ressentimento entre os dois é visível – em 2011 os dois se desentenderam e não se falam mais. Durante o debate, acusaram um ao outro de traição, mas mantiveram a educação. Confira abaixo os compromissos firmados pelos candidatos.
Pergunta livre entre candidatos
Pergunta Luiz Fernando Dalcin: Onde trabalhará o seu vice-prefeito se for eleito? Ele continuará sendo médico ou atuará como vice?
Resposta Edegar Cerbaro: “A profissão dele já diz tudo. E eu não acredito que o doutor Luciano Garcia dos Passos estará ligado diretamente com as pessoas de dentro do trabalho dele sem dúvida nenhuma. E deve assumir sim, por eventual afastamento meu de férias ou viagens para Brasília ou outros motivos, sem dúvida ele assume a prefeitura sim.”
Réplica Dalcin: “Como candidato agora, ele (Luciano) diz que não vai passar perto da prefeitura, porque o negócio dele é ser médico. Então não precisaria nem ter um vice como ele (…). Eu achei interessante essa questão de passar cargo. Achei bem interessante saber que o vice vai assumir, porque antes isso não acontecia.”
Tréplica Cerbaro: “Tu não deves se esquecer, que tu é ainda vice-prefeito, foi te passado o cargo várias vezes, não só uma vez. (…)Nunca fugi de querer passar o cargo, até porque o município não pode ficar sem um administrador que esteja na cabeça, quando o prefeito está ausente. (…) Eu te passei o cargo quando fui a Brasília, várias vezes te passei o cargo, e assim farei quando for eleito em 1º de janeiro.”
Pergunta Edegar Cerbaro: A nossa administração trouxe para o município de Progresso investimentos dos governos federal e estadual em mais de R$ 12 milhões. Como o senhor explica o PMDB (…) não conseguir trazer nenhum recurso para o nosso município e da mesma forma o deputado ao qual o senhor trabalho nas últimas eleições que o elegeu (Paulo Pimenta/PT)?
Resposta Dalcin: Primeiro, esse várias vezes (de assumir como prefeito) é uma grande mentira. Assumi só umas férias. (…) Uma, para mim, não é várias vezes. Quanto aos recursos federais, deputados do PT tiveram uma participação muito grande e dos aliados. Do PTB (…) aquele maquinário todo da Patrulha Agrícola veio com emenda dos nossos partidos, tanto do PT, PTB e também do PMDB.
Réplica Cerbaro: Quem esteve conversando com o deputado Sérgio Moraes fui eu. (…) Do teu deputado, que tu trabalhou, onde estão as emendas? Porque do PT sim, do que está conosco até hoje, gente séria que pensa no município, esses estão trabalhando. (…). E no seu plano de governo o senhor também colocou lá em aumentar o Bolsa Família. É o completamente o inverso do que a gente pretende fazer.
Tréplica Dalcin: Aumentar o Bolsa Família está lá nos dados da Secretaria de Assistência Social (…). Quanto ao deputado (Paulo Pimenta), existe um projeto de um pórtico. Está mentindo de novo, mas se tu quiser colocar a situação de deputados, coloca a do teu. O pórtico já tem uma emenda em andamento de um ginásio, de uma quadra de esportes, que nós vamos fazer em Lajeadinho e no Morro Azul.