O Departamento de Trânsito fez modificações no trânsito e no transporte coletivo próximo do Centro Universitário Univates na semana passada. São pelo menos oito alterações pelas quais os 12 mil alunos e frequentadores da instituição precisam se adaptar.
Entre as principais mudanças está a transferência do estacionamento dos coletivos e vans para uma área entre o Complexo Esportivo e o prédio 17. Antes, ele ficava próximo do prédio 11 e da área onde é construído o Centro Cultural Univates.
A alteração se deve às obras e à quantidade de veículos que tornavam o local inviável em espaço e infraestrutura. As solicitações de melhorias no sistema de estacionamento e tráfego no câmpus têm sido apontadas nas últimas avaliações institucionais feitas pelos alunos.
Outra reforma foi a determinação de horários para estacionamento na Av. Avelino Tallini: de segunda a sexta-feira e aos sábados de manhã é proibido estacionar no local nos horários de aula, conforme estabelecido nas placas. A justificativa é manter a segurança dos alunos que circulam no local.
De acordo com o responsável pelo Setor de Engenharia e Manutenção Robledo Müller, na primeira semana de aula a Univates notou alguns problemas referentes às alterações. Entre elas estão: a insuficiência de espaço coberto para todos os alunos que aguardam os ônibus, a necessidade de uma calçada no canteiro central da Avelino Tallini e a dificuldade de travessia devido ao intenso fluxo de veículos. Os problemas devem ser resolvidos em 20 dias.
O tempo em que os fiscais do setor de trânsito da administração de Lajeado ficam no campus para auxiliar os pedestres na travessia da rua será ampliado.
Toda a reforma no trânsito foi discutida pela pró-reitoria de Administração, setor de Engenharia e Manutenção, Conselho Municipal de Trânsito e motoristas de transporte coletivo. A primeira reunião ocorreu no dia 11 de maio, data em que foi criada a comissão de representantes que ajudaram a elaborar a nova organização.
Alternativas para transporte
Para amenizar o problema de fluxo de veículos na instituição foi criado o Projeto Carona, um sistema de busca e cadastro de caroneiros pelo site www.univates.br/carona A página virtual possibilita que pessoas que fazem o mesmo trajeto se encontrem e se desloquem juntas para a Univates.
A bicicleta é alternativa incentivada. Na rua criada entre o Complexo Esportivo e o prédio 17, foi implantada uma ciclovia e está sendo discutida a criação de outra nas vias Avelino Tallini e Alberto Müller.
Mas antes será implantado o sistema de empréstimo de bicicletas. Para o futuro, a Univates elabora pontos onde serão colocadas passarelas ou túneis para facilitar a circulação.
Reclamações
Na quarta-feira, dezenas de alunos utilizaram as redes sociais para reclamar das mudanças feitas pela instituição. A leitora e aluna Letícia Bergamaschi afirma que a reforma no trânsito favorece apenas quem tem carro, em especial quando remanejou o estacionamento para o prédio 16 e fez paradas onde, segundo ela, não cabe 10% da demanda.
Diz que a instituição não é ecologicamente correta ao incentivar seus alunos a desistirem de utilizar do transporte coletivo de passageiros para cada vez mais aglomerarem carros.
Mudanças
– novo estacionamento dos coletivos e vans;
– iluminação e visibilidade das calçadas;
– ampliação dos abrigos nas paradas;
– construídas calçadas no canteiro central;
– pintadas mais faixas de segurança;
– ampliado o tempo em que os fiscais do setor de trânsito da Prefeitura de Lajeado ficam no câmpus para auxiliar os pedestres na travessia da rua;
– as paradas estão numeradas e serão de acordo com os municípios.
– horários para estacionamento na av Avelino Tallini: de segunda a sexta-feira, e aos sábados de manhã, é proibido estacionar
Números da instituição
– 12 mil alunos
– 139 cursos
– 1.521 vagas para automóveis
– 541 vagas para motos
– 49 vagas para ônibus
– 53 vagas para vans)