Fifa indica Lajeado como subsede da Copa

Você

Fifa indica Lajeado como subsede da Copa

Anúncio foi ontem, em São Paulo, durante lançamento do primeiro catálogo com possíveis Centros de Treinamento. Lajeado está entre as 54 cidades brasileiras com possi-bilidades de receber uma seleção durante o maior evento esportivo do mundo, que ocorre no Brasil em 2014

O Comitê Organizador Lo­cal (COL) anunciou on­tem a primeira versão do catálogo que indica centros de treinamentos para a Fede­ração Internacional de Futebol (Fifa). Lajeado é uma das 54 ci­dades brasileiras relacionadas. No estado, são mais quatro mu­nicípios selecionados.

lPresente na assinatura do con­trato com a Fifa em São Paulo, o secretário de Governo, Isidoro Fornari comenta que o próxi­mo passo será reunir entidades para traçar um plano estraté­gico de divulgação da cidade. CIC Vale do Taquari, Codevat, Amturvales, Univates, Sebrae e Acil farão parte desse trabalho, que deverá contar com a parti­cipação de outras organizações e lideranças.

Entre os planos está a contrata­ção de um executivo para visitar as confederações e apresentar as estruturas disponíveis na cida­de. Será produzido um material gráfico, com tradução em outras três líguas, com intuito de divul­gar Lajeado e as principais rotas turísticas do Vale do Taquari. “Esta classificação foi o primei­ro passo. Agora precisamos tra­balhar para atrair uma das 32 comissões técnicas classificadas para o torneio.”

Conforme o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, a região aguarda recursos do go­verno estadual para investir na capacitação de pessoal. São dois convênios. Um deles, já assina­do, prevê R$ 130 mil para reali­zação de 20 cursos preparatórios na área do turismo. “Precisamos estar prontos para receber os tu­ristas, mesmo que Lajeado não seja uma das subsedes.”

Com a classificação de Lajea­do será possível tentar recursos no Ministério do Turismo. O Exe­cutivo precisa elaborar projetos de incentivo ao esporte e lazer. Também indicada pela Fifa, Canoas encaminhou algumas propostas a Brasília. Foram 30 cidades candidatas no Rio Gran­de do Sul e mais de 350 em todo o país.

Outras janelas de inscrições ocorrem nos próximos meses. A segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013. A versão final sairá no segundo semestre do mesmo ano. A escolha das seleções será após o sorteio dos grupos, mar­cado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As delegações terão até janeiro de 2014 para fazerem a escolha.

Cidade começou a ser analisada em janeiro deste ano

A cidade foi avaliada em ja­neiro por um engenheiro con­tratado pela Fifa, que analisou vestiários, arquibancadas, es­tacionamentos, campos com­plementares e outros detalhes técnicos do Complexo Esportivo Nilson Giovanella. Fotografou a maioria dos locais e levou amos­tras da grama usada nos grama­dos.

O arquiteto foi informado pela administração municipal sobre as diversas obras viárias em estradas e rodovias da região e sobre o Complexo Esportivo da Univates. Ainda foram informa­dos alguns detalhes que faltam para finalizar as obras do Está­dio Alviazul.

Conforme o presidente do Clube Esportivo Lajeadense, Mário Du­tra, a Fifa não solicitou, até o mo­mento, exigências ou melhorias no complexo. Para ele, o clube oferece toda estrutura necessária dentro dos padrões internacionais para receber uma delegação. Comenta que a divulgação será internacional, caso uma seleção escolha a cidade. “É uma grande oportunidade para todos.”

Segundo o secretário Fornari, no mês passado, foi assinado um termo de compromisso para construção de um novo hotel na cidade. “Isso foi fundamen­tal para a conquista da vaga.” Orçado em R$ 15 milhões, o Inn Italy Hotel será erguido no bair­ro Jardim do Cedro, próximo do Estádio Alviazul.

O hotel terá 80 apartamentos, dois restaurantes, piscinas tér­mica e externa, centro de treina­mento e espaço para fisioterapia. Deverá ser entregue até fevereiro de 2014. Na cidade, ainda há ou­tros hotéis com a capacidade de 55 quartos exigida pela Fifa.

O que são os Centros de Treino

São locais que servem como base para uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa. São gerenciados pelas próprias seleções e toda a estrutura é montada pelas delegações, sem interferência do COL ou da Fifa. Os locais escolhidos devem ter um campo com medidas oficias para treinamento e um hotel com no mínimo 55 quartos. Todos os centros de treinamento precisam atender aos requisitos básicos, como dis­tância não muito superior a cem quilômetros de um aeroporto.

Fatores relevantes de Lajeado

Acessos da região: Rodoviários por meio das BR’s 386 e 116, RS’s 453, 129 e 130; hidroviárias, por meio dos rios Guaíba, Jacuí e Taquari; ferroviária, por meio do Porto de Estrela; e aeroviária, se deslocando por 115km até o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre;

Infraestrutura local: hospital referência; duplicação da BR- 386; ampliação e reestruturação da rede hoteleira; Complexo Esportivo da Univates, Complexo Esportivo Nilson Giovanella;

Turismo: Rotas Turísticas de diferentes gostos e segmentos;

Saiba mais

Entre os principais critérios avaliados está o sistema de abas­tecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem e outros.

Entre outras análises são verificadas as garantias finan­ceiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mun­do da Fifa.

O catálogo está formatado com os quatro idiomas oficiais da Fifa. Cada região do país ganhou um destaque turístico e depois uma página para cada centro de treinamento. Na região sul, fo­ram indicados 14 centros.

Acompanhe
nossas
redes sociais