O Comitê Organizador Local (COL) anunciou ontem a primeira versão do catálogo que indica centros de treinamentos para a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Lajeado é uma das 54 cidades brasileiras relacionadas. No estado, são mais quatro municípios selecionados.
Presente na assinatura do contrato com a Fifa em São Paulo, o secretário de Governo, Isidoro Fornari comenta que o próximo passo será reunir entidades para traçar um plano estratégico de divulgação da cidade. CIC Vale do Taquari, Codevat, Amturvales, Univates, Sebrae e Acil farão parte desse trabalho, que deverá contar com a participação de outras organizações e lideranças.
Entre os planos está a contratação de um executivo para visitar as confederações e apresentar as estruturas disponíveis na cidade. Será produzido um material gráfico, com tradução em outras três líguas, com intuito de divulgar Lajeado e as principais rotas turísticas do Vale do Taquari. “Esta classificação foi o primeiro passo. Agora precisamos trabalhar para atrair uma das 32 comissões técnicas classificadas para o torneio.”
Conforme o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, a região aguarda recursos do governo estadual para investir na capacitação de pessoal. São dois convênios. Um deles, já assinado, prevê R$ 130 mil para realização de 20 cursos preparatórios na área do turismo. “Precisamos estar prontos para receber os turistas, mesmo que Lajeado não seja uma das subsedes.”
Com a classificação de Lajeado será possível tentar recursos no Ministério do Turismo. O Executivo precisa elaborar projetos de incentivo ao esporte e lazer. Também indicada pela Fifa, Canoas encaminhou algumas propostas a Brasília. Foram 30 cidades candidatas no Rio Grande do Sul e mais de 350 em todo o país.
Outras janelas de inscrições ocorrem nos próximos meses. A segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013. A versão final sairá no segundo semestre do mesmo ano. A escolha das seleções será após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As delegações terão até janeiro de 2014 para fazerem a escolha.
Cidade começou a ser analisada em janeiro deste ano
A cidade foi avaliada em janeiro por um engenheiro contratado pela Fifa, que analisou vestiários, arquibancadas, estacionamentos, campos complementares e outros detalhes técnicos do Complexo Esportivo Nilson Giovanella. Fotografou a maioria dos locais e levou amostras da grama usada nos gramados.
O arquiteto foi informado pela administração municipal sobre as diversas obras viárias em estradas e rodovias da região e sobre o Complexo Esportivo da Univates. Ainda foram informados alguns detalhes que faltam para finalizar as obras do Estádio Alviazul.
Conforme o presidente do Clube Esportivo Lajeadense, Mário Dutra, a Fifa não solicitou, até o momento, exigências ou melhorias no complexo. Para ele, o clube oferece toda estrutura necessária dentro dos padrões internacionais para receber uma delegação. Comenta que a divulgação será internacional, caso uma seleção escolha a cidade. “É uma grande oportunidade para todos.”
Segundo o secretário Fornari, no mês passado, foi assinado um termo de compromisso para construção de um novo hotel na cidade. “Isso foi fundamental para a conquista da vaga.” Orçado em R$ 15 milhões, o Inn Italy Hotel será erguido no bairro Jardim do Cedro, próximo do Estádio Alviazul.
O hotel terá 80 apartamentos, dois restaurantes, piscinas térmica e externa, centro de treinamento e espaço para fisioterapia. Deverá ser entregue até fevereiro de 2014. Na cidade, ainda há outros hotéis com a capacidade de 55 quartos exigida pela Fifa.
O que são os Centros de Treino
São locais que servem como base para uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa. São gerenciados pelas próprias seleções e toda a estrutura é montada pelas delegações, sem interferência do COL ou da Fifa. Os locais escolhidos devem ter um campo com medidas oficias para treinamento e um hotel com no mínimo 55 quartos. Todos os centros de treinamento precisam atender aos requisitos básicos, como distância não muito superior a cem quilômetros de um aeroporto.
Fatores relevantes de Lajeado
Acessos da região: Rodoviários por meio das BR’s 386 e 116, RS’s 453, 129 e 130; hidroviárias, por meio dos rios Guaíba, Jacuí e Taquari; ferroviária, por meio do Porto de Estrela; e aeroviária, se deslocando por 115km até o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre;
Infraestrutura local: hospital referência; duplicação da BR- 386; ampliação e reestruturação da rede hoteleira; Complexo Esportivo da Univates, Complexo Esportivo Nilson Giovanella;
Turismo: Rotas Turísticas de diferentes gostos e segmentos;
Saiba mais
Entre os principais critérios avaliados está o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem e outros.
Entre outras análises são verificadas as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo da Fifa.
O catálogo está formatado com os quatro idiomas oficiais da Fifa. Cada região do país ganhou um destaque turístico e depois uma página para cada centro de treinamento. Na região sul, foram indicados 14 centros.