Estimular a permanência dos jovens no município é uma das bandeiras da campanha de Dolores Kunzler, candidata à reeleição à prefeitura de Sério pelo Partido Progressista (PP). Reconhece que a falta de atrativos para a juventude rural atrapalha o desenvolvimento econômico do município.
O turismo serve como uma das alternativas para os próximos quatro anos, baseando-se no roteiro “Trilhas e Memórias”, criado pelo consórcio G-8. O compromisso foi firmado durante o primeiro debate promovido pelo jornal A Hora, na tarde dessa terça-feira.
Dolores ressaltou que o projeto só terá continuidade caso a população crie iniciativas. “Incentivos nós oferecemos.” A candidata apresentou propostas para diversificar a produção rural – base da economia do município de 2.281 habitantes. Entre elas, o incentivo a novas culturas, como: plantação de nogueiras pecã e de champignon, substituindo o fumo.
A candidata admite a falta de um projeto definitivo para resolver o problema de saneamento básico no município, mas se comprometeu a concluir o projeto até o fim deste ano. O documento será finalizado em conjunto com o G-8.
O debate foi prejudicado pela ausência do oponente, Elir Sartori (PMDB). O peemedebista justificou a falta devido à enfermidade da mulher.
Quem é quem?
Dolores Maria Kunzler é natural de Lajeado, casada e tem três filhos. Até os 21 anos, trabalhou na agricultura. Graduou-se em Ciências, Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lecionou durante 25 anos em Sério e administrou o hospital do município de 1980 a 2000. Durante a primeira administração política do município, em 1992, foi eleita vereadora. Atuou como secretária de Saúde por sete anos e vice-prefeita por quatro. É a atual prefeita do município.
Elir Sartori é candidato da coligação “Experiência e Juventude, Atitude para Construir”, formada pelo PMDB, PT e PSDB. Natural de Lajeado, tem 68 anos e não concluiu o Ensino Fundamental. É aposentado e governou o município entre 2001 e 2004.