Motoristas desrespeitam o sinal vermelho

Você

Motoristas desrespeitam o sinal vermelho

Em 2h20min, 36 condutores foram flagrados infringindo a lei. Fiscalização é ampliada

Ultrapassar o sinal ver­melho de um semáfo­ro é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito, que gera multa de R$ 197 mais sete pontos na CNH. Porém, a lei pouco sensi­biliza os motoristas. A insistência de condutores em cometer o cri­me motivou o Departamento de Trânsito a realizar uma operação específica para coibir o ato. Em dois meses, 60 motoristas foram multados. Só na tarde de terça-feira houve sete autuações.

fOs dois pontos mais críticos, no centro da cidade, estão situ­ados na Av. Senador Alberto Pas­qualini, mas em sentidos con­trários: o semáforo próximo da entrada da cidade, na esquina com a rua 25 de Julho (Felicitá) e o localizado na esquina com a Av. Acquat (Kikão Lanches).

Nestes locais, os motoristas acre­ditam que têm passe livre para entrar à direita. Contudo, não há sinalização que indique isso, ge­rando insegurança aos pedestres.

O coordenador interino do Depar­tamento de Trânsito, José Gabriel Becker informa que nesses pontos houve atropelamentos e acidentes por conta de motoristas que não respeitam os semáforos.

No início da operação, os guar­das de trânsito apenas orientaram os motoristas infratores. Como o número permaneceu alto, passa­ram a multar. Os agentes ficam pelo menos uma hora em cada local em dias distintos. Em cada ação, uma média de 12 motoristas irregulares é autuada.

36 irregulares em duas horas

Na tarde de terça-feira, 36 mo­toristas foram flagrados pela re­portagem ultrapassando o sinal vermelho. Sete deles receberam multas porque os guardas de trânsito estavam presentes.

O controle começou às 14h30min. Até as 15h30min, sete motoristas foram flagrados e au­tuados no semáforo ao lado da Felicitá. A reportagem continuou no local por mais uma hora – até as 16h30min, mas sem a presença dos agentes. Neste período, outros 25 condutores ultrapassaram a sinaleira no vermelho. Dentre eles, seis estavam com veículos de empresas da cidade, quatro eram motoboys e três eram taxistas.

Em seguida, das 16h35min às 16h55min, mais quatro con­dutores passaram o sinal fechado para acessar a Av. Acquat, ao lado do Ki­kão.

Ação para educar

Para autuar o motorista que comete uma infração de trânsito, basta a autoridade flagrar o ato. Nestas operações, a intenção do departamento não é apenas mul­tar quem comete uma infração, mas educar o motorista.

Disfarçados, guardas ficam em locais estratégicos observando os semá­foros. Quando alguém ul­trapas­sa de forma irregular, eles avisam os demais para abordar o infrator e aplicar a multa.

A maioria dos motoristas reclama e xinga os guardas. Afirmam que não passaram no sinal vermelho e que ninguém viu o ato. Quan­do são informados da forma que procedem ficam com vergonha e se calam, ou dizem que recorrerão para não pagar a infração.

O coordenador de trânsito diz que a ação será cada vez mais fre­quente e visível. Segundo ele, os condutores precisam se conscien­tizar em dirigir de acordo com as normas, ou serão multados.

Sinal de luz gera multa

Os guardas de trânsito avisam que multarão motoristas que de­rem sinal de luz a outros para avi­sar sobre a fiscalização. A infra­ção está prevista no artigo 251, II, do Código de Trânsito e vale para todas as vias urbanas e rodo­vias do país. A infração é média e gera multa de R$ 85.

Acompanhe
nossas
redes sociais