A expectativa da população de rever as máquinas na VRS-482, após 14 anos de espera, se estende por mais tempo.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) estabeleceu o dia 1º de julho para recomeçar a obra de asfaltamento na estrada que liga Arroio do Meio a Capitão. Porém, admite o atraso devido à falta de licenciamento ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O governo do estado iniciou o trâmite para contratar uma empresa que realizará o levantamento sobre o impacto ambiental no trecho. Com o estudo, a Fepam libera a retomada do asfaltamento no trecho de 16,5 quilômetros. Pelo cronograma, o documento estará pronto em agosto.
Integrantes da administração municipal foram à sede da Seinfra ontem. Conforme o secretário de Planejamento de Arroio do Meio, Carlos Henrique Meneghini, para agilizar o processo, o Executivo se dispôs a contratar a empresa para fazer o licenciamento. O governo estadual rechaçou a proposta.
Outra sugestão do município foi utilizar recursos próprios e fazer parte da obra. A empresa de São Paulo que venceu a licitação em 1998 não abre mão de realizar o serviço, mesmo passando por um processo de recuperação fiscal. Caso não tenha condições para executar a obra, o governo do estado terá de fazer uma nova licitação.
População critica a demora
No pátio das casas e propriedades rurais de Arroio Grande, uma dezena de placas mostra a insatisfação dos moradores. Os recados são irônicos, como: “Papai Noel ou asfalto. Em quem você acredita?”, “Fim do mundo ou o asfalto. O que será primeiro?” e o clássico: “Sem asfalto, sem voto.”
Alguns moradores concordam, inclusive, em bloquear o trânsito no trecho. “Assim pressionaremos os governos para agilizar essa obra que deveria estar pronta há tempo”, diz o ferreiro Hermeto Goettens, 49.
Marcos Kramer tinha 10 anos quando os serviços começaram, em 1998. Ele lembra das máquinas preparando o terreno. Naquele ano, a terraplenagem, a drenagem e a base de brita foram feitas, faltando a colocação da camada asfáltica. Hoje, todo esse serviço terá de ser refeito. Kramer está receoso com a volta das máquinas. “Agora só acredito vendo.”
O trecho entre os dois municípios tem um trânsito intenso, em especial de veículos com placas de Capitão, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Arroio do Meio. São caminhões, carros e tratores agrícolas que trafegam pela estrada de chão batido. A poeira é a principal reclamação daqueles que moram às margens da rodovia.
Acessos Aos municípios da região
Nos nove municípios sem acesso asfáltico no Vale, duas obras foram concluídas: na ERS-332, em Itapuca e na entrada da BR-386, em Forquetinha.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), estão em andamento as obras de o asfaltamento em Boqueirão do Leão, na ERS 332 em Relvado, na ERS-421 em Sério e na ERS 424 em Canudos do Vale.
As obras restantes, que englobam o trecho de Arroio do Meio e Capitão, o acesso a Travesseiro e a obra entre Coqueiro Baixo e Nova Bréscia, estão paralisadas. O governo do estado dispõe R$ 600 milhões para serviços em 30 cidades