As eleições municipais começam a ter novos candidatos. O Partido Verde (PV) decidiu concorrer à majoritária em Arroio do Meio e em Lajeado. A legenda se configura como a terceira via em duas das maiores cidades da região.
A primeira definição foi do partido arroio-meense. Na noite de sábado, o PV anunciou os nomes de Lúcio Bersch e Vitor Ismael Mallmann como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Fundada em maio de 2011, a sigla concorre com uma “coligação pura” – sem a presença de outros partidos. Serão, pelo menos, três candidatos ao Legislativo, com possibilidade de ampliar durante as eleições.
Bersch evita comentar muito sobre as propostas. Receia que, se falar, pode ser punido por propaganda eleitoral antecipada. Limita-se a dizer que acredita na vitória, mesmo concorrendo contra os pré-candidatos Sidnei Eckert (PMDB) – atual prefeito – e o ex-prefeito Danilo Bruxel (PP).
Situação diferente ocorre com o PV de Lajeado. O presidente da sigla, André Kieling se esquiva quanto ao anúncio de nomes. Negocia com outro partido, que fará convenção amanhã. “Temos uma posição tomada, mas não queremos divulgar sem antes saber como ficará esse partido.” A única certeza é de que o PV integrará a majoritária.
Compra, venda e aluguel
O PV lajeadense mudou os rumos após o empresário Ito Lanius (PMDB) retirar a sua pré-candidatura a prefeito do município. Kieling foi procurado pela situação e pela oposição, mas se negou a participar das coligações. Disse que houve desrespeito por parte das legendas.
Ele condena o que chama de “compra, venda e aluguel” de partidos. Informa que, nos encontros, as propostas eram em torno de cargos disponíveis na futura administração. “Nas reuniões, faltavam planejamentos e projetos.”
O PV elabora o plano de governo que será apresentado no momento do registro da candidatura.
Definições
Os maiores municípios do Vale definiram alguns candidatos. Em Lajeado, o único nome definido é o do deputado estadual Luis Fernando Schmidt (PT), anunciado durante convenção na câmara de vereadores, neste domingo. Ao lado dele concorre Vilson Jacques (PMDB).
A coligação é composta, também, por PDT, PPS, PTB, PSB, PSC, PPL e DEM e terá 78 candidatos. A divisão é de: 30 entre PT e PDT; 30 entre PMDB, PTB e PPS; e 18 entre os demais. O PP define seu candidato no sábado. O presidente do partido, Marcelo Caumo, não quis se manifestar.
Em Estrela, a oposição também definiu seus candidatos. Carlos Rafael Mallmann (PMDB) e Valmor José Griebeler (PT) concorrem a prefeito e vice-prefeito. Têm o apoio do PSC, PTB, PSDB e PSB.
Pela situação, foram escolhidos Gilmar Neitzke e Ademar Dadall, ambos do PPS, em coligação firmada entre o PPS e o PV. Eles terão oito candidatos ao Legislativo – sete do PPS e um do PV.