Frio muda o cenário no campo e na cidade

Você

Frio muda o cenário no campo e na cidade

Temperaturas baixas animam lojistas, mas atrapalham a produção no campo

A onda de frio que atinge o estado terá o ápice do ano ama­nhã, quando as mí­nimas na região ficam próxi­mas de 0ºC, podendo alcançar marcas negativas em alguns pontos. Os meteorologistas preveem geada, em especial nas partes mais altas do Vale.

Hoje, a temperatura não passa de 13°C. Segundo o Cen­tro de Informações Hidromete­orológicas (CIH) da Univates, a diminuição gradual do frio está prevista apenas para o fim de semana. Porém, as tem­peraturas seguem baixas no amanhecer, principalmente no sábado.

A chegada do frio mobiliza os lojistas a criar promoções para diminuírem os estoques. No centro de Lajeado, lojas co­meçam a pintar as vitrinas e a expor roupas de inverno. Ca­sacos, cobertores, aquecedores, chaleiras, fogões a lenha e até pinhão e pipoca tentam atrair o consumidor.

O empresário Alexandre Lo­catelli tem uma loja de cama, mesa e banho, em que o prin­cipal mês de movimento é o inverno. Ele está preocupado com a quantidade de produ­tos no estoque da loja, visto que começou a se preparar para o inverno em abril, mas só agora projeta intensifica­ção nas vendas.

Ele investirá nas promoções para atrair os clientes. Se­gundo Locatelli, em junho e julho, as pessoas começam a diminuir as compras, porque acreditam que o inverno está quase no fim.

A consumidora Carmen Die­drich, de Lajeado, procurou cobertores para toda a famí­lia. “Todos os anos preciso de peças novas, mas sempre busco qua­lidade e pro­moções.”

Na agricultura, o produtor Gerson Schorr, de São Bento, em Laje­ado, intensificou o plantio de trigo e a implantação de pasta­gens com a chuva registrada no fim de semana. Comenta que o frio e a geada podem trazer prejuízos na produção de leite.

Campanhas do agasalho mobilizam cidades

Em Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia, as assistências so­ciais promovem a Campanha do Agasalho em prol de famílias carentes. Até o fim deste mês, o departamento recebe roupas, cobertores, calçados e móveis.

Em Arroio do Meio, o trans­porte dos móveis pode ser so­licitado na prefeitura. Mais de 300 famílias devem ser beneficiadas no início de julho, quando serão entregues as doações.

Em La­jeado, há mais de 13 pontos de coleta e, em Teutônia, as famílias carentes cadastra­das podem retirar as doações nas terças, quartas e quintas. A quantidade de itens do­ados varia de 20 a 25 peças por família no máximo.

Geada em Sério

No município, na manhã de ontem, as paisagens estavam tomadas pela geada. Os termô­metros registraram 2ºC às 7h, sendo a temperatura mais bai­xa do ano na cidade.

O morador Valcir Corbellini, 65, gosta do frio e diz que está acostumado. Segundo Corbelli­ni, a sensação castiga, mas deixa as paisagens mais boni­tas. “O inverno é bom e acon­chegante. É uma oportuni­dade de rodear o fogão a lenha e bater um papo com a fa­mília.”

Previsão

Quinta-feira:2 mín. – 13°C máx.

Sexta-feira:0°C mín. – 14°C máx.

Sábado:3°C mín. – 15°C máx.

Domingo:5°C mín. – 22°C máx.

Acompanhe
nossas
redes sociais