A onda de frio que atinge o estado terá o ápice do ano amanhã, quando as mínimas na região ficam próximas de 0ºC, podendo alcançar marcas negativas em alguns pontos. Os meteorologistas preveem geada, em especial nas partes mais altas do Vale.
Hoje, a temperatura não passa de 13°C. Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, a diminuição gradual do frio está prevista apenas para o fim de semana. Porém, as temperaturas seguem baixas no amanhecer, principalmente no sábado.
A chegada do frio mobiliza os lojistas a criar promoções para diminuírem os estoques. No centro de Lajeado, lojas começam a pintar as vitrinas e a expor roupas de inverno. Casacos, cobertores, aquecedores, chaleiras, fogões a lenha e até pinhão e pipoca tentam atrair o consumidor.
O empresário Alexandre Locatelli tem uma loja de cama, mesa e banho, em que o principal mês de movimento é o inverno. Ele está preocupado com a quantidade de produtos no estoque da loja, visto que começou a se preparar para o inverno em abril, mas só agora projeta intensificação nas vendas.
Ele investirá nas promoções para atrair os clientes. Segundo Locatelli, em junho e julho, as pessoas começam a diminuir as compras, porque acreditam que o inverno está quase no fim.
A consumidora Carmen Diedrich, de Lajeado, procurou cobertores para toda a família. “Todos os anos preciso de peças novas, mas sempre busco qualidade e promoções.”
Na agricultura, o produtor Gerson Schorr, de São Bento, em Lajeado, intensificou o plantio de trigo e a implantação de pastagens com a chuva registrada no fim de semana. Comenta que o frio e a geada podem trazer prejuízos na produção de leite.
Campanhas do agasalho mobilizam cidades
Em Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia, as assistências sociais promovem a Campanha do Agasalho em prol de famílias carentes. Até o fim deste mês, o departamento recebe roupas, cobertores, calçados e móveis.
Em Arroio do Meio, o transporte dos móveis pode ser solicitado na prefeitura. Mais de 300 famílias devem ser beneficiadas no início de julho, quando serão entregues as doações.
Em Lajeado, há mais de 13 pontos de coleta e, em Teutônia, as famílias carentes cadastradas podem retirar as doações nas terças, quartas e quintas. A quantidade de itens doados varia de 20 a 25 peças por família no máximo.
Geada em Sério
No município, na manhã de ontem, as paisagens estavam tomadas pela geada. Os termômetros registraram 2ºC às 7h, sendo a temperatura mais baixa do ano na cidade.
O morador Valcir Corbellini, 65, gosta do frio e diz que está acostumado. Segundo Corbellini, a sensação castiga, mas deixa as paisagens mais bonitas. “O inverno é bom e aconchegante. É uma oportunidade de rodear o fogão a lenha e bater um papo com a família.”
Previsão
Quinta-feira:2 mín. – 13°C máx.
Sexta-feira:0°C mín. – 14°C máx.
Sábado:3°C mín. – 15°C máx.
Domingo:5°C mín. – 22°C máx.