A comissão organizadora faz os últimos ajustes para a 11ª edição da Suinofest. Os estandes estão quase prontos para o evento que se inicia amanhã. O evento ocorre em dois fins de semana.
Os visitantes terão diversos estandes para visitar durante a festividade. Ao todo, os 220 espaços foram vendidos a 140 expositores divididos em diversos setores como: máquinas, veículos e gastronômicos. O número é o mesmo de 2011.
Conforme a presidente da Suinofest 2012, Renata Galiotto, foi difícil aumentar os espaços para este ano. “Temos uma fila grande, mas não podemos deixar para trás as empresas que nos apoiaram desde o início.”
Os organizadores esperam negócios no montante de R$ 2,2 milhões – 10% a mais que na edição passada – na Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios. Estipulam que cerca de 40 mil pessoas visitem o evento pelo menos em um dia. No salão gastronômico, a expectativa é superar os 8,6 mil visitantes de 2011.
Incentivo ao turismo
A Suinofest se destaca por manter o foco na divulgação da suinocultura, mas também por estimular o comércio local. Para este fim, o Roteiro Encantado integra pela sexta vez o cronograma do evento. Os organizadores projetam um aumento de público em relação ao do ano passado, que foi de 567 pessoas.
Renata afirma que esta é uma maneira de atrair mais visitantes para a feira, em vez de ficar restrito à gastronomia. Como o município carece de uma rede hoteleira forte, a SuinoFest funciona como o propulsor do turismo. “As pessoas é quem ajudarão a divulgar a cidade e a região alta do Vale do Taquari aos outros municípios.”
O roteiro oferece passeios nos de manhã e à tarde, com cerca de duas horas de duração. Durante as visitas, o público terá a oportunidade de comprar produtos. O ingresso custa R$ 10 por pessoa. Um seminário de Turismo está previsto para o dia 15. Na ocasião, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira será a palestrante. Segundo a turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi será apresentado o plano de desenvolvimento do setor. Participam delegados de turismo dos 80 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e Caí.